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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Considere as seguintes funções:
1 e 4 apenas.
2 e 3 apenas.
1 e 2 apenas.
3 apenas.
3 e 4 apenas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
O termo Comunicação Organizacional popularizou-se no Brasil a partir da década de 1980. Segundo Margarida Kunsch (Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus. 1997) e Gaudêncio Torquato (Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002), suas origens situam-se na prática do Jornalismo Empresarial, da Comunicação Empresarial, Institucional, Corporativa e das Relações Públicas. Nesse contexto, é correto afirmar:
Não há diferença entre Comunicação Organizacional e as atividades que a precederam.
A Comunicação Organizacional é a soma de todas as atividades que a precederam.
Ao contrário das outras atividades, a Comunicação Organizacional implica compreensões mais amplas sobre comunicação e organizações.
Enquanto a Comunicação Organizacional se aplica a qualquer organização, suas predecessoras restringem-se a ambientes empresariais.
Comunicação Organizacional, Jornalismo Empresarial, Comunicação Empresarial, Comunicação Institucional, Comunicação Corporativa e Relações Públicas são atividades distintas e independentes umas das outras.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
As principais metáforas para análise da Comunicação Organizacional, segundo Putnam, Phillips e Chapman (Metáforas da Comunicação e da organização. In: Clegg, S.; Hardy, C.; Nord, W. R. (Ed.). Handbook de estudos organizacionais: ação e análise organizacionais. São Paulo: Editora Atlas S.A., v. 3, 2004), são:
conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz, discurso e instrumentos de dominação.
máquina, conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz e discurso.
máquina, símbolo, discurso, prisões psíquicas, política e instrumentos de dominação.
máquina, orgânica, cerebral, prisões psíquicas, política e instrumentos de dominação.
conduíte, lente, linkage, performance, símbolo, voz e discurso.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Numere a coluna da direita de acordo com sua pertinência com a coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.4 - 5 - 2 - 3 - 1.
2 - 5 - 4 - 1 - 3.
3 - 5 - 2 - 1 - 4.
1 - 5 - 3 - 2 - 4.
5 - 1 - 4 - 3 - 2.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Um planejamento estratégico de comunicação, voltado para uma comunidade, deve contemplar a seguinte finalidade:
facilitar atividades de empreendedorismo, orientando a comunidade quanto a formas de pronto acesso a serviços ou benefícios, a serem auferidos por meio de táticas de cobrança relativas ao seu incremento;
ressalvar a adoção de um tratamento específico às particularidades da comunidade em questão, suscitando sentimentos de esclarecida compreensão e verdadeira empatia para com as metas de um projeto em curso;
empreender, junto à comunidade interessada, pesquisas de esclarecimento quanto aos objetivos pretendidos com a realização de um projeto, a fim de que o público-alvo os entenda e assimile;
postergar a implementação de condições de contato comunicativo necessárias à democratização efetiva de benefícios, sempre que, para sua realização, um projeto supuser a adesão da comunidade;
estabelecer um relacionamento profícuo entre empreendedor e comunidade, em abono da consistência de projetos de interesse comum, tendo o diálogo por meio e o entendimento por fim.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Qual o papel que exerce o Relações Públicas?
O Relações Públicas complementa as atividades do jornalista e do publicitário, interagindo com a direção da organização, promovendo a imagem dos seus dirigentes de forma a elevar o conceito empresarial.
O Relações Públicas desempenha o seu papel na gestão do relacionamento entre a organização e seus diversos públicos, através de planejamento, acompanhamento e avaliação dos planos de comunicação, visando à promoção da imagem institucional da empresa.
O Relações Públicas responde por uma importante assessoria que estabelece a relação entre a direção de uma organização e seus colaboradores.
O Relações Públicas é a ponte entre a organização e seus clientes.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Pode-se afirmar que, cada vez mais, os executivos começam a perceber a comunicação como uma estratégia capaz de agregar valor à organização. Nesta perspectiva, ganha ênfase a noção de grupos estratégicos, definidos como sendo aqueles que:
correspondem às parcelas do mercado, identificadas por meio de pesquisa e visadas em uma ação;
reúnem lideranças de diferentes comunidades, aptas a determinar padrões de comportamento;
empregam métodos considerados táticos, com a finalidade de mobilizar a opinião pública;
têm ascendência sobre os públicos interno ou externo e habilidade para forçar mudanças de atitude;
são diretamente afetados pelas práticas organizacionais ou sobre elas exercem alguma influência.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A organização de um evento através de ações do Relações Públicas deve ser precedida de planejamento. Escolha uma das opções abaixo:
Ouvir do presidente da organização os objetivos claros do evento; formação da equipe; solicitação de recursos financeiros; remessa de informações a um público escolhido e execução do plano.
Definição clara do objetivo do evento; distinção do público do evento; formação da equipe com pessoas identificadas com o objetivo da realização; elaboração da programação concernente com o objetivo; planejamento financeiro; escolha do local e atribuições à equipe das metas e cronograma bem definidos.
Briefing com o presidente da organização sobre os objetivos e resultados pretendidos com o evento; formação da equipe; definição financeira e realização do evento.
Formação de equipe integrante por representantes de diversas áreas; escolha do público direcionado ao evento; briefing com o presidente da organização sobre objetivos e metas do evento; escolha do local e elaboração do programa de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Funções de planejamento podem, por exemplo, ser atribuídas à programação de Relações Públicas. Pelo fato de a produção de eventos constituir parte integrante desta programação, pode-se assim conceituar evento:
acontecimento planejado em todos os seus detalhes a cuja ocorrência a mídia dá repercussão, atraindo as atenções de todo público;
plano elaborado e posto em prática, com recurso à mídia, para mobilizar a opinião pública em favor de uma instituição;
solenidade profissionalmente promovida pela qual uma instituição exibe seu foco em objetivos que são os de seu público-alvo;
solenidade profissionalmente promovida pela qual uma instituição exibe seu foco em objetivos que são os de seu público-alvo;
ocasião oportuna para divulgação de iniciativas internas, com vistas a restaurar a confiança da mídia na imagem institucional projetada.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O papel de uma assessoria de comunicação social em um órgão público deve estar identificado com a missão desse órgão, que se resume em proporcionar o bem-estar à sociedade, bem como as condições necessárias ao exercício da cidadania. Desta forma, cabe à assessoria de comunicação social de um órgão público o papel de:
Desenvolver campanha em torno da ideologia de atendimento do órgão, para criar uma imagem positiva, tanto institucional como dos seus dirigentes.
Instituir um canal aberto de comunicação entre o diretor do órgão e a sociedade.
Explorar todos os recursos comunicacionais necessários à melhoria da imagem do seu órgão, independente do seu desempenho.
Informar com imparcialidade e veracidade os fatos, funcionamento e decisões do órgão, bem como ouvir sempre o cidadão para mensurar o grau de eficiência e eficácia do seu órgão na relação com a sociedade.
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