Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Com referência ao texto acima, julgue os próximos itens.

O press release é um texto de divulgação institucional que serve de subsídio à mídia, como no caso de informações relativas à inauguração de uma obra pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência ao texto acima, julgue os próximos itens.

O gerenciamento de uma assessoria de comunicação governamental é um exemplo de atividade reservada ao profissional de relações públicas, já que cabem ao jornalista exclusivamente as funções de relacionamento com a mídia e a edição de publicações institucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Jorge Duarte, em Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia (São Paulo: Atlas, 2003), "é possível estabelecer um conceito normativo de assessoria de imprensa como a administração dos fluxos de informação e relacionamento entre fontes e jornalistas" (p. 96).

 Entretanto, nota o autor, nas condições que se estabeleceram no mercado brasileiro, o trabalho do assessor:

  • A.

    tornou-se a parte menos visível da comunicação organizacional, embora seja a mais importante;

  • B.

    foi definitivamente isolado das ações desenvolvidas nas áreas de marketing, publicidade e propaganda;

  • C.

    tornou-se restrito a profissionais com formação e experiência comprovadas em relações públicas;

  • D.

    foi ampliado em suas possibilidades de ação, interpretação e interseção com outras atividades;

  • E.

    tornou-se o centro de uma estratégia específica, voltada prioritariamente para uma comunicação interna eficiente.

No texto "Release: história, técnica, usos e abusos", publicado na obra Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia (São Paulo: Atlas, 2003), Jorge Duarte apresenta "orientações gerais" para produção e distribuição de releases.

Entre as recomendações feitas pelo Autor está a seguinte:

  • A.

    a lauda jornalística típica é indispensável, pois inclui indicações essenciais;

  • B.

    o título precisa ser curto e, de preferência, conter verbo de ação;

  • C.

    o texto deve ocupar uma única página de 30 linhas e jamais conter anexos;

  • D.

    as opiniões pessoais não devem ser expressas, exceto em artigos assinados;

  • E.

    as fotos devem ser identificadas com legendas, em folha à parte.

"A distribuição de informação é uma das atividades que foi mais dinamizada pelas NTC [novas tecnologias de comunicação]. A tecnologia de distribuição de releases evoluiu do papel, passando pelo telefone, telex, fax, e agora está generalizando-se, cada vez mais, na forma de e-mail." (PENTEADO FILHO, R. C. Assessoria de Imprensa na era digital. In: Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia São Paulo: Atlas, 2003, p. 348)

Sobre o uso do correio eletrônico e da internet pelos setores de comunicação das organizações, o autor observa que:

  • A.

    a instantaneidade da distribuição e o maior número de veículos jornalísticos atingidos são vantagens indiscutíveis, mas o custo final tende a ser desvantajoso;

  • B.

    os e-mails únicos e gerais, dirigidos a um público indistinto, são os que melhor se adéquam ao fluxo contínuo de informação dirigido às redações;

  • C.

    como a produção de informativos digitalizados é mais complexa e requer mais tempo, ao utilizá-los, as assessorias precisam abreviar as tarefas de apuração e redação;

  • D.

    jornalistas, na função de editores, e assessores de imprensa se tornam mais visíveis e são mais facilmente atingidos pelas mensagens veiculadas;

  • E.

    diante da sobrecarga de trabalho nas redações, uma providência eficaz é delegar a uma secretária o serviço de pré-seleção do conteúdo recebido na caixa de e-mails.

Atividades publicitárias, realizadas pelo BNDES, têm por finalidade a divulgação institucional de seus produtos na mídia.

Além de anúncios regularmente veiculados, são as seguintes as outras peças de comunicação utilizadas:

  • A.

    relatórios de serviço, diretórios, portais, links, cartazetes, CD-ROMs, banners digitais e outdoors;

  • B.

    CDs promocionais, compêndios técnicos, house organs, folhetos, posters, boletins informativos e relatórios;

  • C.

    livros, briefings, panfletos, newsletters, banners analógicos, press kits e folders;

  • D.

    vídeos, CD-ROMs, livros, relatórios, folhetos, cartazes, banners eletrônicos e displays;

  • E.

    displays, cartazes, CDs informativos, folders, portais, house organs, vídeos, relatos administrativos e livros.

De acordo com as Disposições Aplicáveis aos Contratos do BNDES, é obrigatória a menção destacada da colaboração financeira do Banco, utilizando-se os seguintes instrumentos de comunicação:

  • A.

    home page, painel e marca-símbolo;

  • B.

    hipermídia, design gráfico e vinheta;

  • C.

    placa, banner virtual e logotipo;

  • D.

    link, hot list e leiaute;

  • E.

    letreiro, galhardete e ex-libris.

Sempre que se tratar de gestão estratégica da comunicação organizacional far-se-á referência:

  • A.

    a conceitos ligados à comunicação em distintas organizações, observando-se o modo pelo qual estruturam seus relacionamentos, fixam seus objetivos, coordenam suas atividades, gerenciam recursos e se comunicam com outras organizações;

  • B.

    a fatos relativos a atividades de comunicação interna, considerando-se não somente sua especificidade institucional, senão também sua validade para o intercâmbio de informações com outras organizações, com finalidades de assessoramento;

  • C.

    a atividades cotidianas de troca de informações por meio das quais se processa o funcionamento administrativo interno e externo de uma organização, facultando a todos os funcionários acesso informal aos escalões superiores da organização;

  • D.

    à implementação de um planejamento de atividades integradas de comunicação, que objetivem a salvaguarda ou a melhoria da imagem da organização em setores que integrem a gerência de comunicação social, bem como junto a diversos públicos;

  • E.

    ao conjunto de métodos e técnicas de comunicação social que se adéqüem à criação, ao planejamento e à execução de programas de ação institucional, sociocultural e comunitária, bem como ao estabelecimento de relações com os poderes constituídos.

Em sua função de zelar pela boa imagem da empresa, o trabalho do assessor de imprensa envolve:

  • A.

    conseguir espaço na mídia através da troca de favores com repórteres.

  • B.

    divulgar fatos tanto positivos quanto negativos, para manter a empresa na mídia.

  • C.

    fazer confidências em off a repórteres sobre problemas internos da empresa.

  • D.

    inventar ou exagerar fatos cuja divulgação seja favorável à empresa.

  • E.

    sugerir à imprensa pautas interessantes e intermediar o contato com a empresa.

Um problema comum nas redações e nas assessorias de comunicação é o jornalista ter conhecimento de uma informação relevante, mas estar impedido de divulgá-la logo. Denomina-se essa informação:

  • A.

    com proibição.

  • B.

    com embargo

  • C.

    sem exclusividade.

  • D.

    sem apuração.

  • E.

    sem verdade.

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