Lista completa de Questões sobre Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem.
A informação, tanto em sua dimensão news quanto cultural, ou como banco de dados, aos poucos vai-se tornando um entrave ao que se convencionou chamar de dimensão política da comunicação, na medida em que retirou da mídia a centralidade do debate em torno do papel social da comunicação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
As rápidas mudanças tecnológicas, observadas no processo de comunicação das sociedades, estão dando um novo sentido ao espaço e ao tempo do sujeito contemporâneo. Esse processo tem por base a:
Internet, as redes virtuais e a globalização.
simultaneidade, a edição e a hipermídia.
cibercultura, o on-line e o espaço físico.
geografia, o deadline e o espaço virtual.
cronologia, a convergência e o ciberespaço.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O filósofo francês Pierre Lévy define a Internet como um "dispositivo de comunicação TODOS-TODOS". Isto porque, segundo esse autor, a Internet é o único meio que:
possibilita ao sujeito moderno assumir múltiplas identidades no mundo virtual e desempenhar vários papéis sociais.
viabiliza o projeto de democratização da informação, já que hoje todos têm acesso à rede mundial de computadores.
promove a multiplicação de contatos e conhecimentos em tempo recorde e radicaliza as possibilidades de comércio on-line.
permite a troca de informações em tempo real.
permite que todos sejam, ao mesmo tempo, emissores e receptores de uma ou várias mensagens.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre as diferenças que o jornalismo digital apresenta em relação às tradicionais mídias eletrônicas e impressas, é correto afirmar que:
a Internet é o único meio capaz de transmitir as notícias no momento em que elas estão ocorrendo;
a Internet é o único meio capaz de apresentar sons, imagens e textos simultaneamente;
no jornalismo para internet, a única preocupação do repórter é fornecer a informação correta, antes do seu concorrente e com recursos de som e imagem;
a Internet é a única mídia que, pela pressão da divulgação da notícia em curto espaço de tempo, utiliza fontes secundárias para apuração;
o jornalismo para Internet é construído com base em hiperlinks, levando em conta que o internauta acompanhará o noticiário de maneira não linear.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A RAC - Reportagem Assistida por Computador - é uma forma de apuração baseada em novas tecnologias. Sobre ela, podemos afirmar que:
é usada unicamente para contextualizar uma informação de última hora e disponibilizá-la com rapidez na mídia digital;
está baseada no uso de bancos de dados e planilhas de cálculo e, portanto só é adequada às editorias de economia e ciência e tecnologia;
possui pouca credibilidade, uma vez que informações obtidas por e-mail ou através de sites de busca são pouco confiáveis;
permite combinar o uso da Internet com métodos qualitativos de pesquisa no sentido de produzir matérias mais profundas e analíticas;
usa exclusivamente o método Delphos no tratamento quantitativo dos dados.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com o uso das tecnologias digitais e a entrada na era da Internet surgiram novas palavras no cotidiano da comunicação on line. Sobre esses novos termos, indique a definição incorreta:
hypertext Markup Language – linguagem de hipertexto, contituida por códigos que ativam links, usada para escrever páginas de documentos Web, que contenham informação nos mais variados formatos: texto, som, imagens e animação;
hiperlink – texto eletrônico que fornece acesso instantâneo a outro texto, obrigando o internauta a seguir uma sequência linear estabelecida pela lógica jornalística;
banner – mensagem públicitária inserida em uma página da web, geralmente em formato GIF (animado ou não), com link para a página do anunciante;
JPEG – algoritmo para comprimir imagens, criado pelo Joint Photographic Experts Group. É um formato de arquivo gráfico.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
As novas tecnologias vão transformar o rádio de maneira decisiva e sua permanência na web "depende de transformações profundas em que o romantismo do passado - do velho rádio transmissor de onda curta, o rádio de som FM e o rádio digital via satélite - não vão ter lugar". São características do rádio na web, exceto:
as emissoras não são mais apenas transmissoras de programas em áudio;
o ouvinte-web é mais exigente, o que faz com que o rádio perca a sua vocação apenas auditiva e incorpore arquivos de imagem e de texto;
com a descentralização da produção, o rádio na web será ainda mais imediatista e o internauta não poderá acessar conteúdos já veiculados;
o alcance de uma rádio na web é mundial e não mais apenas local;
com a internet, cresce a interatividade no rádio e o ouvinte terá mais oportunidade de influir no conteúdo da programação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com relação ao uso de novas tecnologias e à publicidade na internet, podemos afirmar que:
com a tecnologia InterVu, é possível, assim como nos banners animados, executar todo o processo de compra dentro do banner estático;
botões é uma denominação genérica para banners quadrados ou redondos, de grandes dimensões, que invadem exclusivamente as páginas de informação jornalística;
o Flash da Macromedia é composto por uma série de mecanismos de reprodução de audiovisuais que permitem ver o conteúdo do anúncio à medida em que está sendo baixado;
os banners interativos, que são usados desde o início da publicidade na web, continuam a ser os preferidos dos internautas, mas geram poucas respostas se comparados aos estáticos e aos animados;
os banners interativos se dividem em dois tipos: estáticos e animados.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG) - 2006
Na perspectiva da indústria cultural, todas as diversas formas simbólicas tornam-se, a cada dia, com mais intensidade, bens simbólicos. Esse processo sócio-histórico de produção, transmissão, mercantilização, apropriação e interpretação de formas simbólicas na cultura das sociedades modernas é reforçado pelas novas tecnologias de comunicação. Com base em tal premissa, considere a validade das afirmações abaixo.
I. Os conglomerados comunicacionais exercem, cada vez mais, controle sobre todos os tipos de informação que circulam nas sociedades globalizadas através do domínio de sistemas de produção e transmissão.
II. As novas tecnologias da comunicação, ao mesmo tempo em que possibilitaram um maior acesso às informações e ao conhecimento, também geram uma subordinação de seus receptores a uma estratégica de dependência tecnológica cada vez mais sofisticada.
III. É inegável o processo de midiação da cultura moderna. A circulação de bens simbólicos, por meio das tecnologias da comunicação, ampliou-se de forma nunca antes vista na história, rompendo com a noção de tempo-espaço e estabelecendo novas referências de caráter ideológico das culturas.
IV. Em uma sociedade hierarquizada, dividida em classes, os bens culturais tendem a responder ou satisfazer demandas de públicos específicos, mantendo o domínio de grupos políticos, religiosos e econômicos, reproduzindo, na esfera das relações sociais, o falseamento da democracia discursiva e perpetuando o status quo.
Do ponto de vista da análise interpretativa, assinale a alternativa CORRETA:
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A internet transformou-se, nos últimos cinco anos, na mais extraordinária ferramenta de comunicação do universo. Contudo, o dilema é a disciplina no trabalho para conviver com a massificação da informação. Calcula-se que haja na rede mundial mais de cinco bilhões de palavras. Qual das alternativas é mais compatível com o comportamento do assessor de imprensa no uso da internet?
A internet, pela sua velocidade, obriga o assessor de comunicação a ignorar os demais veículos de comunicação interna de uma organização.
A internet é o único meio capaz de acelerar os trabalhos jornalísticos, quer nas entrevistas, escolha de fontes de informações e para repassar notícias para todos os veículos de comunicação de massa.
A Internet deve ser utilizada de forma disciplinada e organizada, para que o seu conteúdo seja otimizado e os assuntos de interesse arquivados.
A instantaneidade da informação na internet enseja ao jornalista a rapidez e garantia de publicação de todas as suas notícias através dos veículos de comunicação de massa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...