Lista completa de Questões sobre Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às novas mídias e tecnologias, às atividades de assessoria de comunicação e marketing e ao código de ética dos profissionais de comunicação, julgue os itens subseqüentes.
Com a digitalização da informação, resultado da convergência entre a tecnologia e a mídia, não há ampliação maciça do alcance da informação, pois somente pequena parte da população brasileira é beneficiada pela revolução tecnológica.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
O governo brasileiro optou recentemente pelo padrão japonês de TV digital (ISDB). Também disputam o mercado brasileiro os sistemas norte-americano (ATSC) e europeu (DVB). Resumidamente, os pontos fortes e fracos de cada sistema são:
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Em relação às características do jornalismo desenvolvido especificamente em suporte comunicativo on-line, podemos dizer que:
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O século XX testemunhou a expansão e consolidação dos denominados meios de comunicação de massa, assim como de várias tentativas de explicação sistemática do fenômeno desde o funcionamento dos meios até seus impactos em diferentes aspectos das sociedades contemporâneas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Uma condição necessária para a comunicação interativa é a existência de computadores de última geração.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Os chamados novos meios de comunicação podem ser assimilados a novas tecnologias da informação. Eis sua característica:
especializaram-se em públicos-alvo diferenciados, contrariando a tendência à massificação das primeiras décadas de funcionamento da mídia;
materializaram-se em aparelhos portáteis, popularizando-se como objetos de uso conspícuo e de distinção social para consumidores massificados;
difundiram-se rapidamente entre as camadas menos favorecidas da população, que constituem a totalidade de seus potenciais consumidores;
contribuíram decisivamente para a democratização da informação à época de sua reprodutibilidade técnica e de sua inteira relevância social;
fixaram o princípio da igualdade social, em referência a um ou mais segmentos de público, no que respeita ao consumo de informações atualizadas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
As redes de comunicação e informação, proporcionadas pela mídia digital, vêm permitindo a constituição de comunidades virtuais. Assim, por exemplo, comunidades empresariais, por via eletrônica, compõem uma nova forma de organização comercial.
Neste contexto, entender-se-á comunidades virtuais como grupos que:
relacionam-se em função de interesses comuns, reunindose no ciberespaço ou freqüentando os mesmos sites;
vivem ou habitam uma região virtualmente localizada, criando laços comuns e adotando padrões comportamentais convergentes;
compõem congregações que se associam por laços de solidariedade, experiência em meios eletrônicos, gostos e hábitos de conexão;
determinam espaços de convivialidade intermitente por meio de contatos eletrônicos sistemáticos e continuamente renovados;
mantêm diálogos em tempo real, organizando-se por áreas de interesse, faixa etária ou condição sócio-econômica.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Novas tecnologias, hoje existentes, confluem e se integram, instaurando um admirável mundo novo feito de simulações e virtualidades. O que se tem por virtual apresenta as seguintes características:
introduz e faz valer uma simulação de algo que é irreal, permitindo que seja aferido o grau ideal de sua realidade possível;
representa um fragmento do real, recriado pela dissimulação eficiente de uma máquina capaz de produzir cópias realistas;
faz imediatamente presente algo apenas imaginável ou que está ausente, iludindo a percepção sensorial ao construir um objeto;
permite a passagem de um efeito de realidade a uma forma simulada, pressupondo a existência de um modelo do real histórico;
não se opõe ao que é real, mas ao que é atual, denotando a pura suposição de uma realidade existente em estado conceitual.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
Assim como o marketing, a publicidade e o cinema, as tecnologias de informação participam da formação de subjetividades e identidades, na perspectiva dos estudos culturais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O fenômeno ao qual damos o nome de globalização se relaciona, inicialmente, à instantaneidade da transmissão eletrônica da informação, agora realizada em escala planetária.
Considerando este aspecto, assim se caracterizam os novos meios de comunicação:
sob a égide da supremacia do mercado, a mundialização dos interesses comerciais tem feito com que produtos audiovisuais da mídia passem, obrigatoriamente, a incluir informações digitalizadas e discretas;
a globalização se constitui também em processo de convergência midial, seja de maquinário, seja de programas, seja de dispositivos de propriedade e de controle, seja, ainda, de sistemas de operação;
a nova economia dos meios, que se vem expandindo em escala global, exige que a mídia universal rapidamente se adapte a exigências inéditas de recepção de informações por parte de um público seleto e heterogêneo;
uma globalização de bens culturais e produtos simbólicos, apresentados a mercados sempre mais ávidos por novidades, tem resultado em uma comunicação desmaterializada e, em caso-limite, desumana;
a expressão mundial de um sistema midial implica novos vínculos entre o simples e o complexo, o local e o global, atuando intensamente em processos de comunicação que se estendam às menores dimensões do planeta.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Entre o real e o virtual, predomina, hoje, a tendência à convergência das mídias. Segundo os especialistas atuais, em qual dos meios abaixo essa convergência se dará?
Computador.
Cinema.
Jornal.
Rádio.
Televisão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...