Questões sobre Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação

Lista completa de Questões sobre Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto às novas mídias e tecnologias, às atividades de assessoria de comunicação e marketing e ao código de ética dos profissionais de comunicação, julgue os itens subseqüentes.

Com a digitalização da informação, resultado da convergência entre a tecnologia e a mídia, não há ampliação maciça do alcance da informação, pois somente pequena parte da população brasileira é beneficiada pela revolução tecnológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

O governo brasileiro optou recentemente pelo padrão japonês de TV digital (ISDB). Também disputam o mercado brasileiro os sistemas norte-americano (ATSC) e europeu (DVB). Resumidamente, os pontos fortes e fracos de cada sistema são:

  • A. Japonês: alta definição, interatividade, mobilidade e portabilidade, mas não a multiprogramação. Europeu: multiprogramação (possibilidade de novas emissoras, maior diversidade e disputa pelo mercado), mas menor qualidade de definição. A tecnologia da interatividade precisa de adaptações e aquelas que permitem a mobilidade e a portabilidade estão em testes. Norte-americano: alta definição e interatividade, mas não permite a portabilidade (recepção em celular, por exemplo) e a mobilidade (recepção em automóveis, por exemplo).
  • B. Japonês: multiprogramação, mas menor qualidade de definição. A tecnologia da interatividade precisa de adaptações e aquelas que permitem a mobilidade e a portabilidade estão em testes. Europeu: alta definição, interatividade, mobilidade e portabilidade, mas não a multiprogramação. Norte-americano: alta definição e interatividade, mas não permite a portabilidade e a mobilidade.
  • C. Japonês: alta definição e interatividade, mas não permite a portabilidade e a mobilidade. Europeu: alta definição, interatividade, mobilidade e portabilidade, mas não a multiprogramação. Norte-americano: multiprogramação, mas menor qualidade de definição.
  • D. a única característica que os diferencia é a multiprogramação, que só o modelo japonês tem. Esse foi o motivo de sua adoção pelo governo brasileiro, com o apoio das emissoras de rádio e televisão.
  • E. a única característica que os diferencia é a portabilidade, motivo pelo qual o modelo japonês foi adotado pelo governo brasileiro, com o apoio das empresas de telefonia.

Em relação às características do jornalismo desenvolvido especificamente em suporte comunicativo on-line, podemos dizer que:

  • A. forma uma rede linear de blocos de texto, som e imagem que permite ao leitor on-line a personalização do conteúdo informativo.
  • B. o termo multimidialidade refere-se à possibilidade de múltiplas conexões de conteúdo estruturado em rede.
  • C. o ciclo produtivo contínuo e a limitação de espaço para divulgação on-line dos textos contribuem para a produção de notícias curtas.
  • D. acentua o desafiode editar o conteúdo jornalístico por permitir convergência de mídias, interatividade e leitura não-linear.
  • E. os bancos de dados são os únicos elementos paratextuais do jornalismo on-line.

O século XX testemunhou a expansão e consolidação dos denominados “meios de comunicação de massa”, assim como de várias tentativas de explicação sistemática do fenômeno — desde o funcionamento dos meios até seus impactos em diferentes aspectos das sociedades contemporâneas. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Uma condição necessária para a comunicação interativa é a existência de computadores de última geração.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os chamados novos meios de comunicação podem ser assimilados a novas tecnologias da informação. Eis sua característica:

  • A.

    especializaram-se em públicos-alvo diferenciados, contrariando a tendência à massificação das primeiras décadas de funcionamento da mídia;

  • B.

    materializaram-se em aparelhos portáteis, popularizando-se como objetos de uso conspícuo e de distinção social para consumidores massificados;

  • C.

    difundiram-se rapidamente entre as camadas menos favorecidas da população, que constituem a totalidade de seus potenciais consumidores;

  • D.

    contribuíram decisivamente para a democratização da informação à época de sua reprodutibilidade técnica e de sua inteira relevância social;

  • E.

    fixaram o princípio da igualdade social, em referência a um ou mais segmentos de público, no que respeita ao consumo de informações atualizadas.

As redes de comunicação e informação, proporcionadas pela mídia digital, vêm permitindo a constituição de comunidades virtuais. Assim, por exemplo, comunidades empresariais, por via eletrônica, compõem uma nova forma de organização comercial.

 Neste contexto, entender-se-á comunidades virtuais como grupos que:

  • A.

    relacionam-se em função de interesses comuns, reunindose no ciberespaço ou freqüentando os mesmos sites;

  • B.

    vivem ou habitam uma região virtualmente localizada, criando laços comuns e adotando padrões comportamentais convergentes;

  • C.

    compõem congregações que se associam por laços de solidariedade, experiência em meios eletrônicos, gostos e hábitos de conexão;

  • D.

    determinam espaços de convivialidade intermitente por meio de contatos eletrônicos sistemáticos e continuamente renovados;

  • E.

    mantêm diálogos em tempo real, organizando-se por áreas de interesse, faixa etária ou condição sócio-econômica.

Novas tecnologias, hoje existentes, confluem e se integram, instaurando um “admirável mundo novo” feito de simulações e virtualidades. O que se tem por virtual apresenta as seguintes características:

  • A.

    introduz e faz valer uma simulação de algo que é irreal, permitindo que seja aferido o grau ideal de sua realidade possível;

  • B.

    representa um fragmento do real, recriado pela dissimulação eficiente de uma máquina capaz de produzir cópias realistas;

  • C.

    faz imediatamente presente algo apenas imaginável ou que está ausente, iludindo a percepção sensorial ao construir um objeto;

  • D.

    permite a passagem de um efeito de realidade a uma forma simulada, pressupondo a existência de um modelo do real histórico;

  • E.

    não se opõe ao que é real, mas ao que é atual, denotando a pura suposição de uma realidade existente em estado conceitual.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

Assim como o marketing, a publicidade e o cinema, as tecnologias de informação participam da formação de subjetividades e identidades, na perspectiva dos estudos culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fenômeno ao qual damos o nome de globalização se relaciona, inicialmente, à instantaneidade da transmissão eletrônica da informação, agora realizada em escala planetária.

Considerando este aspecto, assim se caracterizam os novos meios de comunicação:

  • A.

    sob a égide da supremacia do mercado, a mundialização dos interesses comerciais tem feito com que produtos audiovisuais da mídia passem, obrigatoriamente, a incluir informações digitalizadas e discretas;

  • B.

    a globalização se constitui também em processo de convergência midial, seja de maquinário, seja de programas, seja de dispositivos de propriedade e de controle, seja, ainda, de sistemas de operação;

  • C.

    a nova economia dos meios, que se vem expandindo em escala global, exige que a mídia universal rapidamente se adapte a exigências inéditas de recepção de informações por parte de um público seleto e heterogêneo;

  • D.

    uma globalização de bens culturais e produtos simbólicos, apresentados a mercados sempre mais ávidos por novidades, tem resultado em uma comunicação desmaterializada e, em caso-limite, desumana;

  • E.

    a expressão mundial de um sistema midial implica novos vínculos entre o simples e o complexo, o local e o global, atuando intensamente em processos de comunicação que se estendam às menores dimensões do planeta.

Entre o real e o virtual, predomina, hoje, a tendência à convergência das mídias. Segundo os especialistas atuais, em qual dos meios abaixo essa convergência se dará?

  • A.

    Computador.

  • B.

    Cinema.

  • C.

    Jornal.

  • D.

    Rádio.

  • E.

    Televisão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...