Lista completa de Questões sobre Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A informática e as tecnologias de comunicação avançadas não constituem, necessariamente, democratização do conhecimento, mas são meios que facilitam o acesso a ele.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A comunicação contemporânea deve conjugar razão e subjetividade cultural, modernidade e tradição. É importante colocar a razão, a economia, os mercados e a ciência de um lado, e as identidades, as paixões e os valores culturais de outro. O grande questionamento é como a comunicação irá conciliar esses paradigmas, com base em suas características, abrangência e diversidade. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) favorecem um mundo que se comunica mais depressa e melhor, com acesso a um número sempre mais considerável de conhecimento. Por essa razão, essas tecnologias jamais poderão ser acusadas de contribuir para prolongar, reproduzir ou ampliar as desigualdades sociais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Os efeitos do fortalecimento dos discursos especialistas, trazidos pela crescente profissionalização das atividades de comunicação, cuja função explícita é legitimar estratégias e modelos de organizações empresariais e institucionais, são cada vez mais perceptíveis. A chamada sociedade da informação é também a da produção de estados mentais e estes fatores devem ser a base para se pensar em liberdade e democracia na comunicação. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Para que a Internet seja utilizada como um canal de comunicação dentro de padrões éticos e com responsabilidade social, é necessário por parte do usuário um trabalho de seleção, de compreensão e de discernimento.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A cibercultura põe em evidência o importante papel que a comunicação desempenha na cultura contemporânea. Cibercultura se caracteriza por:
troca de idéias por meio de contatos estabelecidos em comunidades virtuais, informatização acelerada e procedimentos imediatos de produção de fatos de cultura;
inserção cultural de técnicas de comunicação e de informação, inscrição de aparatos cibernéticos na vida cotidiana e dinamismo social induzido por conectividade;
reconfiguração informatizada de distintos domínios da vida social, expansão de largo alcance do uso de tecnologias tectrônicas de ponta e acesso universal à internet;
nova estrutura de valores culturais apensos ao advento da telemática, conjunto de conhecimentos tecnológicos e práticas dos usuários de produtos multimidiais;
recusa à passividade intelectual, partilha eqüitativa da informação e acesso democratizado ao conhecimento por meio de computadores em rede.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O mundo globalizado de nossos dias resulta de uma extraordinária expansão de meios de comunicação, impulsionados pelo que se pode chamar de revolução informática. São características propriamente comunicacionais desta globalização:
o fato de imagens e conteúdos culturais passarem a circular e interagir em escala planetária, transformando o espaço da cultura de massa e da indústria cultural em domínio da diversidade;
a atuação decidida e decisiva de organismos governamentais e não-governamentais no sentido de fomentar o crescimento de setores ligados à cultura, bem como de empresas de comunicação;
a influência exercida por redes tecnológicas estendidas à escala do planeta, a desfragmentação do mundo da cultura e das artes, assim como uma sensível ampliação do mercado de bens simbólicos;
aumento exponencial das pesquisas em comunicação orientadas para o estudo das indústrias da cultura e da informação, segundo perspectivas ideológicas e sociopolíticas;
tecnologias de reprodução técnica e de produção de simulacros, que, em obediência a uma hierarquia de modas, entrecruzam-se sem cessar pela ação continuada de aparatos comunicacionais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Resumidamente, uma compreensão que se tenha do comportamento de um meio como a internet sugerirá, por exemplo, que:
trata-se da experiência universal de um ambiente sulcado por processos evolutivos virtuais, que vão de técnicas de tratamento da informação ao marketing corporativo;
a transmissão de dados que, por seu intermédio se efetua, depende do protocolo TCP/IP, pelo qual mensagens compostas em uma fonte são decompostas em endereços;
é capaz de tornar imediatamente presente algo que é apenas imaginável ou está ausente, renovando todos os padrões de percepção sensorial conhecidos;
é ambiência nova, com a qual vêm sendo introduzidas simulações da realidade, por meio de algoritmos, e de equações fractais, encontradas em hipertextos;
resulta da evolução de redes remotas, numa arquitetura de cliente-servidor, pondo em conexão milhares de servidores a milhões de computadores clientes.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Criadores de programas interativos multimídia sabem que a evolução acelerada dos produtos info-eletrônicos dá passos largos em direção a uma crescente interatividade. Em sua competência profissional para a escrita interativa, procedem de modo consentâneo a uma legitimação deste último conceito. E o fazem porque sabem também que:
salto qualitativo da infotecnologia permite a usuários neófitos utilizar aplicativos e obter aplicações mais ou menos customized de seus perfis comunicativos;
do zapping à manipulação da mensagem há uma incorporação progressiva de disposições, viabilizando um virtual dialogismo entre tecnologia e usuário;
atitudes de recepção e filtragem de mensagens unidirecionais se tornam mecanismos de diálogo, pondo à disposição do usuário instrumentos de crítica social;
manifestações dialogais, neste contexto, vêm-se agregar a experimentos estéticos hipertextuais, levando a que hyper-tecnologias se afinem mais à interatividade;
possibilidades de efetuar um down-sizing virtual de mensagens, na rede, retrabalhando-as como semioses, facultam a conversão de sons e imagens em informação.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
McQuail diz, claramente, que somente os Estados mais desenvolvidos economicamente fazem parte da chamada sociedade da informação, derivada dos avanços tecnológicos das últimas décadas do século passado.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto ao desenvolvimento da era da comunicação de massa, julgue os itens a seguir.
A necessidade de encontrar um meio confiável para as pessoas se comunicarem rapidamente, vencendo longas distâncias, diminuiu à medida que aumentou a complexidade das sociedades.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às novas mídias e tecnologias, às atividades de assessoria de comunicação e marketing e ao código de ética dos profissionais de comunicação, julgue os itens subseqüentes.
A despeito da competição de novas tecnologias, como a televisão por assinatura e a Internet, a televisão aberta tem mantido seus índices históricos de audiência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...