Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A seguir, cada item descreve uma abordagem utilizada em cursos oferecidos na modalidade de "Educação a Distância", objetivando a aprendizagem. Escolha a alternativa com a seqüência correta:
Atividades didáticas com enfoque na construção do conhecimento têm início quando o conteúdo do aprendizado é assimilado.
Atividades centradas nos objetivos da aprendizagem, estabelecidas no Projeto Político Pedagógico, fazem referência a conteúdos do material didático.
Atividades didáticas para construção de conhecimentos, fomentando a interação entre atores do processo educacional.
Utiliza conceitos e estratégias pedagógicas, com projetos específicos, seja na oferta de material didático ou outros tópicos desses conceitos tais como: conceitos elaborados de forma colaborativa, auto-aprendizagem, solução de problemas, entre outros.
Abordagem, instrucional, construtivista, pedagógica e interacional;
Abordagem, interacional, pedagógica, construtivista e instrucional;
Abordagem construtivista, instrucional, interacional e pedagógica;
Abordagem, pedagógica, interacional, instrucional e construtivista.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"A comunicação – entendida e sua acepção mais vasta, como utilização dos mass media, como comunicação escrita, falada, cantada, recitada, visual, auditiva e figurativa – está, sem dúvida, na base de todas as nossas relações intersubjetivas e constitui o verdadeiro ponto de apoio de toda a nossa atividade pensante". Gillo Dorfles
Para que o processo de comunicação ocorra, é indispensável que haja
ruído.
isolamento.
redundância.
subjetividade.
entendimento.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A imagem em televisão é bi-dimensional e nós temos de criar a sensação de profundidade. Para obter profundidade em uma imagem, ilumina-se o objeto por trás com acentuação de iluminação na cabeça e ombros. Para isso usamos:
Luz Principal, Chave ou Key Light;
Contraluz ou Back Light;
Luz Secundária, de Preenchimento ou Fill Light;
Luz de Cenário, de Ciclorama ou Set Light.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Assim como a luz, o som propaga-se através das ondas, que possuem um conjunto de vibrações sonoras. As ondas sonoras necessitam de um meio que pode ser sólido, líquido ou gasoso, para propagarem-se. São de natureza mecânica e do tipo tridimensional, não se propagando no vácuo. O ouvir é uma sensação experimentada quando os nervos auditivos são estimulados pela vibração de moléculas de ar. O som possui qualidades que nos permitem diferenciar as vozes. Essas qualidades se classificam em:
Altura, largura e profundidade;
Altura, intensidade e timbre;
Altura, harmonia e ritmo;
Altura, melodia e timbre.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O projetor multimídia tem vários conectores de vídeo. Cada um requer um tipo diferente de cabo. Observe a figura abaixo e conecte o equipamento de vídeo ao projetor numerando corretamente.
1. Portas de áudio;
2. Cabo para computador;
3. Cabo de S-Video;
4. Cabo de vídeo RCA (vídeo composto).
Agora escolha a alternativa correspondente:
1, 4, 3 e 2;
2, 3, 4 e 1;
3, 1, 2 e 4;
4, 2, 1 e 3.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre os gêneros jornalísticos, analise as afirmativas abaixo.
I. Os gêneros jornalísticos são gêneros discursivos.
II. As formas e os conteúdos dos jornais se modificam devido à exigência dos leitores.
III. Os gêneros jornalísticos servem para orientar os leitores a ler os jornais, permitindo que estes identifiquem as formas e os conteúdos.
Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)
I, II e III
I, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A figura a seguir nos mostra que as tecnologias surgiam de acordo com a necessidade do dia-a-dia. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e escolha a alternativa correspondente:
1, 5, 9, 10, 2, 8, 7, 4, 3 e 6;
1, 4, 7, 10, 2, 5, 6, 3, 8 e 9;
1, 7, 6, 10, 2, 3, 8, 5, 4 e 9;
1, 8, 7, 10, 2, 4, 9, 6, 5 e 3;
Comunicação Social - Responsabilidade Social - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
A prática empresarial voltada para a viabilização de ações, que levem a empresa ou instituição a comprometerem-se com a comunidade em que se inserem, é chamada de
Terceiro setor.
Crise empresarial.
Responsabilidade social.
Eficiência organizacional.
Propaganda institucional.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Analise as afirmativas abaixo.
I. O alcance ocorre em relação ao público-alvo da praça de veiculação.
II. A freqüência média pode também ser calculada através de média aritmética.
III. Chama-se alcance o percentual de domicílios ou pessoas que serão atingidos.
Das afirmativas da página anterior, está(ão) corretas(s)
I, II e III
I, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
É um veículo de comunicação de massa:
Intranet.
Mídia extensiva.
Quadro de avisos.
Vídeo institucional.
Circuito interno de TV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...