Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O branco não existe no espectro solar. Ele é uma síntese de todas as cores. Disso resulta que existem as cores primárias e as cores secundárias, que ao se mesclarem se anulam em branco. Esse é o princípio da síntese aditiva.
Dessa forma, associe as cores básicas às complementares para que o resultado de suas sobreposições seja sempre o branco.
Cores básicas
I – Vermelho
II – Amarelo
III – Azul
Cores complementares
W – Violeta
X – Verde
Y – Marrom
Z – Laranja
A associação correta é
I –X, II –W e III – Z.
I –Y, II –W e III – Z.
I –W, II –X e III – Y.
I –W, II –Y e III – X.
I –Z, II –Y e III – X.
Ao escanear uma imagem 10 x 10 cm a 600 dpi e, posteriormente, reduzi-la para 5 x 5 cm em um software de paginação, a resolução, em dpi, na saída final da imagem será
50
150
300
600
1200
As revistas propiciam aos designers certa liberdade na criação de suas páginas, com a condição de que estas tenham uma identidade visual final. Os principais componentes da estrutura de uma revista, além da capa, são:
primeira página, páginas simples internas, páginas duplas e página final.
páginas simples internas, páginas duplas, encartes e capa final.
segunda contracapa, páginas simples, terceira contracapa e quarta capa.
segunda contracapa, páginas internas, terceira contracapa e quarta contracapa.
contracapa, primeira página, páginas internas, penúltima capa e página final.
O logotipo de uma publicação, em geral, é obtido por meio de uma tipologia marcante e/ou por cores específicas. Depois da primeira publicação, qualquer alteração somente será aceitável depois de um bom período de tempo e, quando necessária, deve ser sutil, evitando-se intervenções radicais no desenho, pois caso contrário, pode
mudar o perfil da publicação por criar praticamente um novo produto impresso.
comprometer a identidade da publicação e acarretar a perda de leitores já conquistados.
haver um gasto considerável com publicidade para a fixação da nova postura editorial.
coincidir com o logotipo de uma outra publicação de peso, desconsiderando possíveis novos leitores.
dificultar a percepção do conteúdo pelos leitores, acarretando perda de receita publicitária.
No ambiente do Photoshop, sempre que for preciso verificar a qualidade de algum retoque ou filtro aplicado, deve-se observar a imagem a
800%, porque é nessa visualização que pode ser verificado se o pixel tem a tonalidade adequada.
500%, porque é o tamanho médio no qual podem ser observados tanto o retoque quanto o filtro com seu efeito máximo.
100%, porque é nessa visualização que o software mostra a imagem com o maior nível de precisão e detalhes.
72%, porque essa é a resolução do monitor, e a imagem terá sua definição particularizada por conta da coincidência de resoluções.
45%, porque é nessa resolução que o defaut do software abre qualquer imagem.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Um instituto nacional de pesquisa irá divulgar os resultados de um amplo estudo sobre a população brasileira. Para isso, a Assessoria de Comunicação optou por organizar uma entrevista coletiva com estrutura americana. Isso significa que
todos os veículos de imprensa serão convocados para a entrevista que será feita em um auditório.
apenas os principais veículos serão convocados para conversar com o coordenador da pesquisa
apenas os grandes veículos de imprensa poderão participar da entrevista coletiva.
a entrevista será marcada com todos os veículos interessados, mas cada repórter será atendido individualmente.
a entrevista será feita em um ambiente pequeno, com número reduzido de repórteres presentes.
Qual é o tipo de impressão que a ilustração acima descreve?
Offset
Tipografia
Calcografia
Rotogravura
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Um assessor de imprensa está trabalhando na divulgação de um projeto da empresa. Para conseguir que o assunto ganhe espaço em um determinado veículo, o assessor deve
produzir o release e, depois de enviá-lo a um repórter daquele veículo, telefonar com frequência para o jornalista, a fim de pressioná-lo para que a notícia seja publicada.
providenciar algum tipo de brinde ou presente relacionado ao projeto que possa ser entregue ao jornalista para que ele se interesse pelo assunto.
buscar, dentro do projeto, aspectos que sejam de interesse do público daquele determinado veículo e procurar destacá-los ao escrever o release.
mandar o release para o veículo escolhido, mas pressionar o jornalista com a possibilidade de encaminhar o material para outro veículo concorrente.
convidar o repórter ou o editor do veículo escolhido para um almoço, onde a pauta poderá ser explicada com tranquilidade e clareza.
Originais já impressos não são apropriados para serem escaneados a 300 dpi e reutilizados em um novo impresso, pois a linhatura das cores CMYK já impressas dificilmente coincidirão com a dos novos fotolitos. Esse empecilho técnico é conhecido como
moiré
talude
benday
sincronia
monolinha
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O atual modelo de comunicação empresarial prevê a integração do assessor de imprensa com outros profissionais de comunicação de áreas como relações públicas e publicidade e propaganda. Dentre as atividades a seguir, NÃO corresponde às funções do assessor de imprensa
editar boletins e outros periódicos voltados para os públicos interno e externo.
participar da definição das estratégias de comunicação da empresa.
realizar pesquisas para conhecer opiniões e hábitos do público-alvo da empresa.
intermediar as relações entre a empresa e os veículos de Comunicação Social.
cuidar do arquivo de informações sobre a empresa divulgadas na mídia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...