Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O branco não existe no espectro solar. Ele é uma síntese de todas as cores. Disso resulta que existem as cores primárias e as cores secundárias, que ao se mesclarem se anulam em branco. Esse é o princípio da síntese aditiva.

Dessa forma, associe as cores básicas às complementares para que o resultado de suas sobreposições seja sempre o branco.

Cores básicas

I – Vermelho

II – Amarelo

III – Azul

Cores complementares

W – Violeta

X – Verde

Y – Marrom

Z – Laranja

A associação correta é

  • A.

    I –X, II –W e III – Z.

  • B.

    I –Y, II –W e III – Z.

  • C.

    I –W, II –X e III – Y.

  • D.

    I –W, II –Y e III – X.

  • E.

    I –Z, II –Y e III – X.

Ao escanear uma imagem 10 x 10 cm a 600 dpi e, posteriormente, reduzi-la para 5 x 5 cm em um software de paginação, a resolução, em dpi, na saída final da imagem será

  • A.

    50

  • B.

    150

  • C.

    300

  • D.

    600

  • E.

    1200

As revistas propiciam aos designers certa liberdade na criação de suas páginas, com a condição de que estas tenham uma identidade visual final. Os principais componentes da estrutura de uma revista, além da capa, são:

  • A.

    primeira página, páginas simples internas, páginas duplas e página final.

  • B.

    páginas simples internas, páginas duplas, encartes e capa final.

  • C.

    segunda contracapa, páginas simples, terceira contracapa e quarta capa.

  • D.

    segunda contracapa, páginas internas, terceira contracapa e quarta contracapa.

  • E.

    contracapa, primeira página, páginas internas, penúltima capa e página final.

O logotipo de uma publicação, em geral, é obtido por meio de uma tipologia marcante e/ou por cores específicas. Depois da primeira publicação, qualquer alteração somente será aceitável depois de um bom período de tempo e, quando necessária, deve ser sutil, evitando-se intervenções radicais no desenho, pois caso contrário, pode

  • A.

    mudar o perfil da publicação por criar praticamente um novo produto impresso.

  • B.

    comprometer a identidade da publicação e acarretar a perda de leitores já conquistados.

  • C.

    haver um gasto considerável com publicidade para a fixação da nova postura editorial.

  • D.

    coincidir com o logotipo de uma outra publicação de peso, desconsiderando possíveis novos leitores.

  • E.

    dificultar a percepção do conteúdo pelos leitores, acarretando perda de receita publicitária.

No ambiente do Photoshop, sempre que for preciso verificar a qualidade de algum retoque ou filtro aplicado, deve-se observar a imagem a

  • A.

    800%, porque é nessa visualização que pode ser verificado se o pixel tem a tonalidade adequada.

  • B.

    500%, porque é o tamanho médio no qual podem ser observados tanto o retoque quanto o filtro com seu efeito máximo.

  • C.

    100%, porque é nessa visualização que o software mostra a imagem com o maior nível de precisão e detalhes.

  • D.

    72%, porque essa é a resolução do monitor, e a imagem terá sua definição particularizada por conta da coincidência de resoluções.

  • E.

    45%, porque é nessa resolução que o defaut do software abre qualquer imagem.

Um instituto nacional de pesquisa irá divulgar os resultados de um amplo estudo sobre a população brasileira. Para isso, a Assessoria de Comunicação optou por organizar uma entrevista coletiva com estrutura americana. Isso significa que

  • A.

    todos os veículos de imprensa serão convocados para a entrevista que será feita em um auditório.

  • B.

    apenas os principais veículos serão convocados para conversar com o coordenador da pesquisa

  • C.

    apenas os grandes veículos de imprensa poderão participar da entrevista coletiva.

  • D.

    a entrevista será marcada com todos os veículos interessados, mas cada repórter será atendido individualmente.

  • E.

    a entrevista será feita em um ambiente pequeno, com número reduzido de repórteres presentes.

Qual é o tipo de impressão que a ilustração acima descreve?

  • A.

    Offset

  • B.

    Tipografia

  • C.

    Calcografia

  • D.

    Rotogravura

  • E. Hot stamping

Um assessor de imprensa está trabalhando na divulgação de um projeto da empresa. Para conseguir que o assunto ganhe espaço em um determinado veículo, o assessor deve

  • A.

    produzir o release e, depois de enviá-lo a um repórter daquele veículo, telefonar com frequência para o jornalista, a fim de pressioná-lo para que a notícia seja publicada.

  • B.

    providenciar algum tipo de brinde ou presente relacionado ao projeto que possa ser entregue ao jornalista para que ele se interesse pelo assunto.

  • C.

    buscar, dentro do projeto, aspectos que sejam de interesse do público daquele determinado veículo e procurar destacá-los ao escrever o release.

  • D.

    mandar o release para o veículo escolhido, mas pressionar o jornalista com a possibilidade de encaminhar o material para outro veículo concorrente.

  • E.

    convidar o repórter ou o editor do veículo escolhido para um almoço, onde a pauta poderá ser explicada com tranquilidade e clareza.

Originais já impressos não são apropriados para serem escaneados a 300 dpi e reutilizados em um novo impresso, pois a linhatura das cores CMYK já impressas dificilmente coincidirão com a dos novos fotolitos. Esse empecilho técnico é conhecido como

  • A.

    moiré

  • B.

    talude

  • C.

    benday

  • D.

    sincronia

  • E.

    monolinha

O atual modelo de comunicação empresarial prevê a integração do assessor de imprensa com outros profissionais de comunicação de áreas como relações públicas e publicidade e propaganda. Dentre as atividades a seguir, NÃO corresponde às funções do assessor de imprensa

  • A.

    editar boletins e outros periódicos voltados para os públicos interno e externo.

  • B.

    participar da definição das estratégias de comunicação da empresa.

  • C.

    realizar pesquisas para conhecer opiniões e hábitos do público-alvo da empresa.

  • D.

    intermediar as relações entre a empresa e os veículos de Comunicação Social.

  • E.

    cuidar do arquivo de informações sobre a empresa divulgadas na mídia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...