Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O editor de um jornal decide publicar uma fotografia de um acontecimento, sem título, acompanhada de um texto explicativo de algumas linhas. Essa opção é conhecida como

  • A.

    texto-piloto.

  • B.

    texto retranca.

  • C.

    texto-legenda.

  • D.

    fotoimagem.

  • E.

    fototexto.

A produção de uma notícia, para ser divulgada na Internet, pode contar com recursos além do texto escrito, como links para outras notícias, arquivos de áudio e vídeo. Com relação ao conteúdo da comunicação, a utilização desses elementos

  • A.

    confunde o internauta com o excesso de informação.

  • B.

    gera uma leitura desordenada que atrapalha a compreensão.

  • C.

    atrai a atenção para os recursos visuais e desvaloriza o texto.

  • D.

    facilita a compreensão do internauta que dispensa o texto.

  • E.

    enriquece a notícia através de integração de informações.

O texto abaixo que está redigido segundo as normas que regem o texto jornalístico é:

  • A.

    Impressionado, o médico Antonio Carlos Santos disse "nunca ter visto uma coisa tão assustadora na minha vida".

  • B.

    "Nunca vi uma coisa tão assustadora na minha vida inteira", disse o médico Antonio Carlos Santos, ainda impressionado.

  • C.

    O médico Antonio Carlos Santos, impressionado, disse que "nunca vi uma coisa tão assustadora".

  • D.

    "Nunca vi uma coisa tão assustadora", disse Antonio Carlos Santos, médico e ainda estando impressionado.

  • E.

    Ainda impressionado, o médico Antonio Carlos Santos disse: nunca tinha visto uma coisa tão impressionante na minha vida inteira.

Segundo a regra jornalística, grafia de siglas segue o seguinte padrão:

  • A.

    Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pontifícia Universidade Católica (Puc) e Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).

  • B.

    Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), Sistema Único de Saúde (SUS) e Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

  • C.

    Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Educação de Jovens e Adultos (Eja) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

  • D.

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)

  • E.

    Universidade Federal Fluminense (Uff), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Considere as fontes abaixo.

A tipografia tem importância fundamental na linguagem visual impressa. O profissional de criação deve estar preparado não apenas para ler as palavras, mas também para entendê-las.

  • A.

    Art pop

  • B.

    Futurismo

  • C.

    Conceitual

  • D.

    Art Nouveau

  • E.

    Concretismo

Ao trabalhar em uma redação, seja de rádio, jornal, revista, TV ou agências de notícias, o jornalista entra em contato com diversas gírias características desta profissão. Muitas são de fundamental importância para a sobrevivência do profissional e do processo de fechamento de qualquer matéria. Observe a lista a seguir.

I - Boneco - foto de uma única pessoa em plano americano.

II - Foca - repórter novato e inexperiente.

III - Pescoção - técnica utilizada para apurar matérias de economia.

IV - Suíte - repercussão de um fato.

V - Boneca - designação da locução da matéria de TV.

VI - OFF - lead para uma matéria de rádio.

As gírias estão corretamente definidas em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    II, IV, V e VI.

  • D.

    III, IV, V e VI.

  • E.

    I, II, III, V e VI.

A tipologia ainda é considerada um dos principais elementos da página impressa. Nessa perspectiva, associe as características da tipologia, na 1ª coluna, com suas descrições, na 2ª coluna.

A associação correta é

  • A.

    I – W, II – X, III– Z.

  • B.

    I – X, II – W, III– Y.

  • C.

    I – X, II – Y, III– Z.

  • D.

    I – Y, II – W, III– X.

  • E.

    I – Y, II – Z, III– W.

Todos os dias as redações dos veículos de imprensa recebem centenas de releases divulgando eventos, projetos e outras notícias. Principal instrumento de comunicação do jornalista com a imprensa, o release deve ser um texto que

  • A.

    enalteça as qualidades da empresa em todos os aspectos.

  • B.

    obedeça os critérios de um texto jornalístico, principalmente a objetividade.

  • C.

    traga detalhes sobre a empresa e a atividade que está sendo divulgada.

  • D.

    tenha entrevistas sobre o assunto com os responsáveis pela atividade divulgada

  • E.

    resuma ao máximo o assunto divulgado, sem dar muitas informações.

Analisando essa reprodução de um artefato grego, conclui-se que se trata de uma escrita cinzelada com um tipo de letra

  • A.

    sem serifa, centralizado e condensado

  • B.

    sem serifa, definido e claro

  • C.

    com serifa, livre e desalinhado

  • D.

    com serifa, uniforme e espaçado

  • E.

    com serifa, harmônico e homogêneo

No título do release, o nome da empresa

  • A.

    não deve aparecer nunca.

  • B.

    deve aparecer sempre para marcar a identidade da empresa.

  • C.

    deve ser usado sempre que a instituição for muito popular.

  • D.

    deve ser usado sempre quando a empresa for pública.

  • E.

    só deve aparecer quando for relevante para a divulgação do assunto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...