Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Staatliches-Bauhaus (literalmente, casa estatal de construção), mais conhecida simplesmente por Bauhaus, foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura que funcionou entre 1919 e 1933, na Alemanha, sendo uma das primeiras escolas de design do mundo. Dentre as várias concepções de ensino dessa escola, destaca-se a que

  • A.

    procurava criar objetos que unissem a utilidade à beleza e fossem destinados a todas as categorias sociais e não apenas reservados à elite da época, apesar de certa artesanalidade em seus métodos.

  • B.

    tentava implementar um ensino de vanguarda, no qual unia a teoria cubista do desmembramento das formas ao futurismo com seu dinamismo conceitual, desconsiderando qualquer funcionalidade da forma.

  • C.

    evitava difundir a imagem do artista completo, capaz de dominar todos os setores da produção, pois valorizava a especialização do ensino focado na perfeição da forma produzida em larga escala.

  • D.

    buscava transmitir, em seus métodos, o sentido da arte pura, pois esse possuía um valor estético superior ao das artes aplicadas.

  • E.

    pautava seus ensinamentos na industrialização do processo estético como um antídoto contra a obsolescência artesanal do objeto e seu funcionalismo burguês.

A Hochschule für Gestaltung Ulm (Escola Superior da Forma de Ulm) foi fundada na Alemanha, em 1952, e foi considerada a sucessora da Bauhaus por seus métodos de ensino. Um de seus ideais era que o design tivesse um importante papel social a desempenhar. É sabido que a Escola de Ulm introduziu, no setor do desenho industrial,

  • A.

    o estudo da semiótica, da ergonomia, da cibernética e da história da cultura.

  • B.

    o desenvolvimento do protótipo baseado na Física, na Química e na Psicologia, com intuito de materializar a união da utilidade à beleza da forma.

  • C.

    o uso corrente da palavra styling como sinônimo dos objetos criados por designers que não se preocupavam com a análise, a síntese e a seleção das alternativas.

  • D.

    os conceitos de fora de série e de pequena série, como formas de democratizar o consumo dos objetos.

  • E.

    a distinção entre product design e o graphic design, como forma de criar um leque maior de possibilidades para a atuação do designer.

A comunicação institucional prevê a produção de houseorgans voltados para públicos de interesse direto ou indireto de uma empresa. Levando em conta que esse tipo de material é produzido a partir da própria fonte das notícias a serem divulgadas, eles devem veicular

  • A.

    tanto notícias relacionadas à empresa quanto outros assuntos relevantes à sociedade.

  • B.

    todos os relatórios das atividades desempenhadas pela empresa.

  • C.

    apenas informações sobre a empresa e seus funcionários.

  • D.

    apenas textos assinados pela direção da empresa

  • E.

    apenas notícias que valorizem os aspectos positivos da empresa.

O desenvolvimento das pesquisas sobre comunicação levou a um reconhecimento do papel do receptor. A corrente teórica que se enquadra nesse ponto de vista é

  • A.

    teoria crítica, pela ênfase na dialética negativa da indústria cultural.

  • B.

    teoria hipodérmica, por verificar como os meios influenciam os indivíduos.

  • C.

    Escola de Frankfurt, pela preocupação com o efeito da mídia sobre o receptor.

  • D.

    estruturalismo, por buscar no receptor a origem da estrutura social.

  • E.

    estudos culturais, pela negação da passividade da audiência.

Sob o ponto de vista ético, o assessor de imprensa em um órgão público deve

  • A.

    fornecer as informações solicitadas pela imprensa apenas quando não prejudicarem a imagem do órgão atendido.

  • B.

    fornecer sempre a informação solicitada pela imprensa com transparência total, por se tratar de órgão público.

  • C.

    zelar pela imagem do órgão público e divulgar os dados sempre enaltecendo o lado mais positivo das atividades desenvolvidas.

  • D.

    divulgar apenas as informações que estiverem ao alcance, já que a burocracia impede o atendimento com a agilidade necessária.

  • E.

    divulgar somente o que for autorizado pela chefia do órgão público.

Na imprensa escrita, alguns elementos gráficos são usados com o objetivo não só de organizar a informação, mas também de criar a identidade de cada publicação. Dentre esses elementos citam-se:

  • A.

    editoriais, entrelinhas e ilustrações.

  • B.

    olhos, entrevistas e infográficos.

  • C.

    fotografias, títulos e colunas.

  • D.

    legendas, fontes e cores.

  • E.

    selos, tarjas e fios.

Com a invenção da imprensa, durante o período dos incunábulos, a tipografia precisava fixar-se como meio de reprodução, e o estilo usado pelos desenhistas para consegui-lo foi o

  • A.

    gótico

  • B.

    clássico

  • C.

    lapidário

  • D.

    bizantino

  • E.

    romanticista

Ao ser definida uma hierarquia visual entre os elementos de uma composição gráfica, nossos olhos são atraídos primeiramente pelos grandes elementos e só depois procuram os elementos secundários. Esse argumento explica por que os(as)

  • A.

    textos têm que ser obrigatoriamente em caixa alta.

  • B.

    títulos devem ter peso maior que os subtítulos.

  • C.

    imagens têm que ser necessariamente coloridas.

  • D.

    fontes dos títulos devem ter desenho rebuscado.

  • E.

    legendas devem estar afastadas das imagens.

No início do século XX, a evolução dos métodos do trabalho impresso, associada a novas e mais eficientes máquinas de impressão, impôs um aperfeiçoamento no desenho dos caracteres e no da composição. Analisando o desenvolvimento das ilustrações acima, descreve-se coerentemente o estilo usado como:

  • A.

    Egípcio - usado para desenvolver esses cartazes, pois se identificava perfeitamente com os produtos manufaturados da Revolução industrial.

  • B.

    Lapidário - tornou-se basicamente o mais usado pelos artistas gráficos da época, pois era bastante conhecido pela complexidade e sinuosidade de seus elementos.

  • C.

    Floreal - juntamente com o Liberty marcou tais trabalhos, pois os desenhistas usavam flores como inspiração para suas criações.

  • D.

    Clássico - permitiu a criação de tais obras impressas por juntar o gosto popular com a sofisticação dos adornos e do grafismo, tão em voga na época.

  • E.

    Romântico - aliado ao Rococó permitiu um salto na concepção das obras impressas, pois seu apelo sedutor encantava a burguesia da época.

A corrente de pensamento conhecida como Cultural Studies combina diversos campos de conhecimento para estudar fenômenos culturais na sociedade. Para seus seguidores

  • A. apenas o emissor deve ser levado em consideração na construção do sentido das mensagens, com destaque na forma dessas mensagens
  • B. é reconhecido um papel ativo do receptor na construção do sentido das mensagens, com acentuada importância do contexto na recepção.
  • C. o papel do receptor é o mais importante no processo de construção do sentido das mensagens, já que é ele quem recebe as mensagens.
  • D. o único ponto de destaque na construção do sentido das mensagens é o veículo, por sua importância na transmissão das mensagens.
  • E. tanto o emissor quanto o veículo são importantes no processo de construção do sentido das mensagens, já que ambos trocam informações em relação às mensagens.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...