Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao definir a paginação de uma matéria que inclui muitas informações jornalísticas as quais ficariam mais claras em linguagem gráfica, o editor de um veículo pode optar por apresentar essas informações na forma de um(a)
layout.
infográfico
fotomontagem.
charge.
ilustração.
Ao imprimir fotografias, é preciso decompor as cores em pequenos pontos que, variando de tamanho e cor, misturam- se em nossa visão, criando a sensação de volume, textura, profundidade, etc. Esses pontos são chamados de
bits
dpis
lpis
pixels
retículas
Segundo Armando Sant'Anna, o anúncio de maior efeito no consumidor é aquele que contém a ideia
mais original e a expressa de formas diferentes em cada veículo.
mais forte e a expressa de maneira mais simples, concisa e clara.
mais simples e a expressa de forma objetiva usando pequenos espaços.
menos comum e a expressa com as fontes maiores e as cores mais vibrantes.
menos subjetiva e a expressa de maneira uniforme e em veículos específicos.
Ao diagramar uma página de jornal, devem-se programar os anúncios para estarem
em um bloco, usando o resto da página para as matérias.
espalhados pela página, intercalando-os com as matérias.
todos na lateral direita, deixando a área da esquerda para as matérias.
todos na lateral esquerda, deixando a área da direita para as matérias
todos no topo da página, deixando as matérias no pé da página.
Uma campanha destinada à ampla conscientização da população sobre uma nova política pública, seja ela sobre saúde, educação ou de respeito ambiental, requer o uso de propaganda oficial com o uso de diversas peças publicitárias. Quais peças são mais adequadas para atingir toda a população brasileira?
Release, anúncio em jornais e banner.
Anúncio de TV, MICA e cartaz.
Mala direta, spot de rádio e informe publicitário.
Spot de rádio, MICA e busdoor
Spot de rádio, anúncio em jornais de grande circulação, anúncio de TV.
A maior diferença que há entre uma página impressa e uma página voltada para a web é que, em termos globais, a primeira é regionalista e a segunda, voltada para o mundo todo. É uma questão operacional. Comparando essas duas formas de divulgação, observa- se que
para a página impressa não é possível criar uma diagramação semelhante à de uma página voltada para a web.
para a finalização de um arquivo para impressão, o procedimento é igual ao que se faz para a publicação de um arquivo na web, havendo mudança somente no suporte.
para o desenvolvimento de uma página impressa, pode ser usado qualquer software voltado para a web, pois a resolução da mídia digital é igual à da mídia impressa.
na página para web, as cores têm, necessariamente, as mesmas características de saturação, brilho e contraste que uma página impressa.
na página impressa, os arquivos estão em escala de cinzas ou em CMYK; na web, os arquivos são RGB ou, no máximo, em 256 cores.
Às 10h 15 min, aproximadamente, do dia 10 de novembro de 2009, um acidente provocou um apagão de grandes proporções que atingiu 18 estados brasileiros e o país vizinho, Paraguai. Dois importantes estados para a economia do país ficaram totalmente às escuras. Nesse episódio, a posição de um veículo que se caracteriza como o meio de comunicação de massa de maior alcance público, segundo Gisela Swetlana Ortriwano, ficou ainda mais evidente, e sua utilização naquele momento foi de fundamental importância. Qual é esse veículo?
Televisão
Internet
Revista
Rádio
Jornal
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O crescimento de novos meios de comunicação propicia o acesso cada vez mais veloz a um volume cada vez maior de informação. Uma das consequências que têm sido apontadas para esse fenômeno é o(a)
crescimento do sensacionalismo na TV.
desinteresse com relação às notícias locais.
perda da imparcialidade na apuração
superficialidade no tratamento da notícia.
desconfiança do público com relação aos veículos.
Há 20 anos, a forma mais rápida para o assessor de imprensa enviar o material de divulgação para as redações era o fax. Mais tarde, com o surgimento da Internet, o e-mail ganhou o status de meio mais rápido para encaminhar as pautas. Hoje, um novo meio de veicular as notícias que assessores ou personalidades públicas desejam disseminar já ocupa esse lugar. Esse meio é denominado
Orkut.
Flickr.
Sonico.
Twitter.
Facebook.
Ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos, onde os portais surgiram a partir de sites de busca, no Brasil, as empresas jornalísticas foram pioneiras no lançamento de sites de conteúdo, sendo que alguns até já nasceram dentro da concepção de portais. Nesse quesito, o primeiro a lançar um site jornalístico, em 1995, no Brasil, foi
O Globo
Agência Brasil.
Jornal do Brasil
Agência Estado
Folha de S.Paulo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...