Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um brunch que reúna um dirigente de uma empresa e um grupo de jornalistas pode servir como alternativa à entrevista

  • A. coletiva
  • B. oficial
  • C. exclusiva
  • D. improvisada
  • E. de divulgação

Transformar ocorrências institucionais em acontecimentos públicos é o que fazem as empresas ao produzir notícias para a imprensa. Essa divulgação das instituições na mídia tem um caráter

  • A. artificial e metódico.
  • B. calculado e embasado
  • C. espontâneo e automático
  • D. intencional e negociado
  • E. proposital e diversificado.

As relações públicas dizem respeito, essencialmente, à responsabilidade social dos indivíduos e das organizações, sendo sua atividade principal ajustar as ações e iniciativas individuais ou institucionais às tendências culturais, econômicas e políticas, com a finalidade de atender ao interesse público. Assim, por sua natureza, as atividades de relações públicas entrelaçam três campos do conhecimento, que são

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A propaganda pode ser dividida de acordo com a sua natureza. Uma das suas divisões é a propaganda corporativa, que tem, dentre seus propósitos específicos, o objetivo de

  • A. elevar as vendas internas e externas, desenvolver estabilidade financeira e aumentar a prática de determinadas ações sociais.
  • B. divulgar e informar ao público as políticas e normas da empresa, criar uma opinião favorável e desenvolver uma imagem confiável para os investidores
  • C. divulgar os lançamentos da empresa, convocar funcionários da organização para eventos e captar novos fornecedores para os produtos recém-lançados.
  • D. levar o consumidor à compra, prestar contas aos acionistas da empresa e alcançar novos mercados para os lançamentos da organização.
  • E. otimizar e reduzir os custos dos produtos, associar outros produtos à empresa e demonstrar a qualidade dos produtos por meio de certificações públicas.

O processo de formação da identidade de uma empresa é resultado de diversos fatores, tais como:

  • A. divulgação de seus produtos e resultados em todos os meios de comunicação; utilização das redes sociais para se aproximar de seu público-alvo e direcionamento de altas verbas para a propaganda.
  • B. elaboração de um canal de comunicação com os clientes e fornecedores; treinamento rígido dos funcionários e utilização de matérias-primas ecologicamente sustentáveis.
  • C. utilização de meios alternativos para divulgação da filosofia da empresa; resposta rápida em momentos de crise institucional e grande investimento de recursos em aperfeiçoamento tecnológico
  • D. efeito cumulativo da comunicação feita sobre seus produtos e serviços; soma dos efeitos da comunicação espontânea e esforços de propaganda para conferir uma identidade própria para a instituição.
  • E. lançamento de novos produtos e serviços antes de seus concorrentes; número de vezes em que a empresa aparece na mídia televisiva e distribuição correta e abrangente de seus produtos e serviços.

O planejamento estratégico é um instrumento que permite à direção da empresa acompanhar os fatores externos que atuam sobre ela, como, por exemplo, as mudanças tecnológicas. Quanto a esse aspecto, a liderança na categoria será alcançada pelas empresas que

  • A. aprendem a inovar com êxito e continuamente
  • B. copiam novas tecnologias com rapidez e custo menores.
  • C. monitoram os lançamentos de produtos e serviços inovadores.
  • D. investem em pesquisa de mercado para prever as inovações
  • E. estudam frequentemente o comportamento do consumidor.

Veículos jornalísticos que colocam os interesses de governantes ou de anunciantes acima do dever de transmitir toda informação que seja de interesse público estão deixando de lado sua (seu)

  • A. autonomia opinativa
  • B. consciência de classe.
  • C. independência editorial.
  • D. pensamento jornalístico
  • E. ponto de vista original

As oportunidades de marketing são uma área de necessidade e interesse do comprador, na qual existe uma grande probabilidade de a empresa atuar de forma lucrativa, satisfazendo essa necessidade. Algumas situações, nas quais uma empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, são geradas quando ocorrem situações como:

  • A. oferta inexistente de produto ou serviço; relançamento de produto ou serviço; oferta de um produto ou serviço em várias praças.
  • B. oferta de uma combinação de produtos; melhor distribuição de um produto; diminuição do preço de um produto ou serviço.
  • C. oferta diversificada de produtos; integração entre marcas concorrentes de um mesmo serviço; oferta de um serviço de melhor qualidade.
  • D. muita oferta de um serviço; oferta de um produto ou serviço em quantidade maior do que a dos concorrentes; oferta de mais variedades de um produto.
  • E. pouca oferta de algum produto; oferta de produto ou serviço já existente, de maneira nova ou superior às demais; oferta de um novo produto ou serviço.

Entre as principais questões enfrentadas pelas empresas na definição de estratégias e táticas de marketing pode-se citar:

  • A. aumento dos profissionais no mercado de preços altos.
  • B. aumento dos custos de vendas e de promoção e category killers.
  • C. aumento dos ataques aos nichos e diminuição de matérias- primas
  • D. aumento de concorrência entre produtos similares e target.
  • E. diminuição de clientes diretos e budget cada vez mais alto.

Se uma empresa opta por uma estratégia de skimming ao lançar um produto novo no mercado, ela pretende

  • A. investir altas somas em campanhas de propaganda institucional.
  • B. atingir o segmento da população disposto a pagar mais caro.
  • C. conquistar um grande número de pessoas, rápida e efetivamente.
  • D. desnatar o mercado com ênfase em ofertas agressivas de desconto.
  • E. criar uma percepção favorável com uso de mensagens subliminares
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