Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É aconselhável publicar anúncios em house-organs, com mensagens voltadas para a venda de produtos e serviços aos funcionários.

PORQUE

As empresas precisam de apoio publicitário externo para financiar seus projetos de comunicação interna.

A esse respeito, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira
  • E. as duas afirmações são falsas

Os exemplos a seguir relacionam cinco empresas que atuam na capital de um estado brasileiro e seus respectivos produtos ou serviços. A única que atende a uma célula de mercado é a

  • A. Cristal – bebida energética para jovens universitários, amantes do esporte
  • B. Delicatte – rede de lojas de vestuário para senhoras acima dos 59 anos.
  • C. Ellegance – ternos de linho para executivos e profissionais liberais.
  • D. Hot Square – pizzarias em que as receitas são combinadas pelos clientes.
  • E. Nutrilev – dietas para pessoas recém-operadas devido à obesidade mórbida.

A descrição acima está associada ao conceito de

  • A. cultura, por utilizar a ideia de teia de significados
  • B. discurso, pois enfatiza a polifonia do mundo contemporâneo.
  • C. semiose, por entender que a comunicação é dialógica
  • D. signo, por combinar uma ideia com uma elocução
  • E. sistema, pois diz respeito à integração de mensagens distintas e independentes

Na década de 60 do século XX, o entendimento que existia sobre inovações na área da comunicação girava em torno do que era comunicado por certos canais, em um tempo determinado, entre membros de um sistema social. Algumas décadas depois, principalmente após o advento dos sistemas tecnológicos complexos de comunicação, esse entendimento se deslocou para a

  • A. convergência, processo no qual os participantes criam e partilham a informação para alcançar uma compreensão mútua
  • B. dispersão, artifício no qual a informação é criada e transmitida com o objetivo de que cada participante tenha uma mensagem única.
  • C. objetividade, metodologia na qual toda a informação é transmitida de forma concisa para que todos possam ter a mesma compreensão
  • D. transformação, demanda na qual a informação é constantemente codificada com o objetivo de gerar interpretações diferentes.
  • E. transparência, ação que permite que a informação chegue a todos os participantes de maneira uniforme e sem ruídos

Sobre reportagem assistida por computador, ou RAC, analise as informações a seguir.

I - RAC é uma forma de trabalho que se aplica estritamente às áreas científica, econômica e esportiva.

II - Trata-se de um recurso destinado a qualquer área da atividade humana.

III - Diz respeito a um modo de produzir reportagens a partir de base de dados, demandando conhecimento sobre como acessar e como interpretar esse tipo de informação.

É(São) correta(s) a(s) afirmação(ões)

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Um jornalista avaliou se seria mais adequado escrever que uma pessoa "já leu 200 livros" ou "diz ter lido 200 livros". Em um texto jornalístico, a diferença entre usar uma forma ou outra

  • A. demonstra cuidado com a precisão numérica
  • B. indica uma dúvida na apuração.
  • C. representa uma diferença de registro.
  • D. se resume a uma questão de estilo.
  • E. sugere dúvida sobre a informação.

Ao conduzir uma entrevista, o repórter deve procurar

  • A. controlar o entrevistado para que se fixe no que foi combinado.
  • B. dirigir a cena de forma que o entrevistado fale à vontade
  • C. alertar o entrevistado quando suas respostas forem desinteressantes.
  • D. obedecer à linha de raciocínio sugerida pelo entrevistado.
  • E. seguir fielmente as orientações da pauta, evitando os improvisos

O trecho acima contém um erro muito comum em textos sem revisão. Como o trecho deverá ser redigido após a revisão e a correção?

  • A. "O evento contará com uma apresentação da cantora Margarida. Revelação em um concurso baiano, o show terá ainda a participação do marido dela, o músico Alfredinho."
  • B. "O evento contará com uma apresentação da cantora Margarida, revelada em um concurso na Bahia, o show terá ainda a participação de seu marido, o músico Alfredinho.
  • C. "O evento contará com uma apresentação da cantora Margarida. Revelado por um um concurso na Bahia, o show terá ainda a participação do marido dela, o músico Alfredinho."
  • D. "O evento contará com uma apresentação da cantora Margarida, revelada em um concurso na Bahia. O show terá ainda a participação do marido dela, o músico Alfredinho.
  • E. "O evento contará com uma apresentação da cantora Margarida. Revelada em um concurso na Bahia, o show terá ainda a participação do músico Alfredinho, marido da cantora."

Jorge é assessor de imprensa e reconhece que há problemas para o bom exercício de sua atividade, dentre os quais NÃO se inclui a

  • A. crença de que basta ter assessoria para obter resultados imediatos.
  • B. existência de dirigentes de instituições com ideias preconcebidas
  • C. estrutura hierárquica de produção existente nas redações jornalísticas.
  • D. falta de compreensão da instuição acerca de critérios noticiosos
  • E. ocorrência de fontes que pretendem desprezar ou ignorar a imprensa.

Uma empresa do mercado financeiro contratou os serviços de uma assessoria de imprensa. O profissional encarregado esclareceu à direção da empresa as funções do serviço, dentre as quais NÃO deve constar a

  • A. leitura de jornais para antecipar tendências que afetem a empresa.
  • B. elaboração de produtos jornalísticos e publicitários para divulgação da empresa.
  • C. cobertura jornalística de eventos relacionados à empresa
  • D. manutenção de um relacionamento proativo e reativo com a imprensa.
  • E. organização de encontros entre dirigentes da empresa e representantes da mídia.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...