Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualmente, as organizações estão utilizando uma série de instrumentos digitais em suas ações de marketing e comunicação.
A aplicação correta do marketing digital implica a utilização desses instrumentos com o objetivo dedestacar as ações on-line dos programas de marketing em geral.
pesquisar o mercado e atender às necessidades e aos desejos dos consumidores.
processar dados financeiros e transações comerciais on-line.
sincronizar os interesses da diretoria com os dos funcionários.
transferir fundos de capital através de comunicações digitais.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
A assessoria de comunicação de uma empresa está apoiando a organização de uma rodada de negócios com o objetivo de estreitar o relacionamento com parceiros e clientes potenciais.
Uma das providências a ser tomada é aconferência da correta disposição das bandeiras e de outros símbolos nacionais.
contratação de mestre de cerimônia para conduzir a apresentação oficial dos convidados.
descrição da ordem de precedência de autoridades estaduais e federais.
observação da disposição dos convidados sentados à mesa de eventos.
produção de material informativo atualizado sobre os serviços e produtos comercializados.
Em uma cerimônia de assinatura de contratos entre empresas e órgãos do governo, algumas regras devem ser observadas.
Entre essas regras, existe uma que estipula que o(a)lugar de honra, na composição da mesa, fica à esquerda.
cerimonial é dispensável, pois não existem regras nessas ocasiões.
roteiro de locução é redigido pelo mestre de cerimônias.
pessoa mais importante é a primeira a assinar o(s) contrato(s).
Bandeira Nacional é a última a ser hasteada, após as bandeiras dos Estados.
Diante dos desafios da complexidade contemporânea, as organizações precisam pensar estrategicamente sua comunicação para, assim, garantirem um posicionamento institucional de destaque. Dessa forma,
a comunicação tem uma função estratégica de resultados, pois ajuda as organizações no cumprimento de sua missão e na concretização da sua visão.
a comunicação deve reforçar, como parte da gestão estratégica, a cultura corporativa para seu público mais relevante, que é o interno.
a gestão estratégica contemporânea compreende a análise técnica e a estrutura de mercados, sempre focados no ambiente externo da organização.
as ações devem estar centradas no planejamento tático para a solução de questões pontuais e no gerenciamento de crises de imagem.
o conceito atual de gestão estratégica da comunicação passa pelo entendimento de que esse é um processo verticalizado dentro das organizações.
No processo comunicacional administrativo e interno, para conhecer a real situação de uma organização, são conduzidas pesquisas de clima organizacional.
Tais pesquisas buscamanalisar a efetividade da comunicação mercadológica com públicos estratégicos, tais como imprensa e sindicatos.
avaliar o nível de relacionamento e satisfação do público interno com a organização.
mensurar o brand awareness de sua linha de produtos.
pesquisar as melhores práticas e os processos de empresas similares, concorrentes ou não.
verificar as oportunidades e as ameaças para a organização, presentes no macroambiente.
Maria trabalha em uma empresa líder do segmento de cosméticos e está planejando os novos conteúdos que serão disponibilizados na intranet da empresa.
Entre os conteúdos que Maria NÃO pode usar, incluem-se os(as)dados sobre histórico dos clientes e as reclamações mais frequentes.
hotsites para que consumidores tirem suas dúvidas sobre os produtos.
manuais de procedimentos internos.
informações sobre convênios médicos e farmacêuticos.
listas de telefones, ramais e endereços eletrônicos de parceiros comerciais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Estudos sobre desenvolvimentismo na América Latina, que, no Brasil, foram realizados pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), tiveram repercussão internacional, pois ajudaram a combater a ideia de que o mercado livre é capaz de distribuir a riqueza.
Tal ideia corresponde à teoria clássica doSocialismo
Comunismo
Liberalismo
Totalitarismo
Nacionalismo
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
governamentais
ambientais
estéticas
antropológicas
religiosas
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Segundo um paradigma que vê as notícias como construção social, as notícias são resultado de processos complexos de interação social.
As teorias alinhadas a esse paradigma consideram como fatores determinantes na produção das notícias os itens relacionados abaixo, EXCETO:a cultura da sociedade e a cultura dos membros da tribo em que as notícias estão inseridas.
a influência das ligações entre a mídia e os governos e empresas que a financiam.
a necessidade de decidir quais informações priorizar, quais excluir, e de quais termos utilizar.
as formas narrativas utilizadas para redigir a notícia, como a técnica de pirâmide invertida.
o domínio dos valores-notícia e de elementos da cultura jornalística como rotinas e procedimentos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No ínicio, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor.
Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)contribuição feita na codificação da mensagem pelo ruído presente na transmissão.
ideia de que a mensagem codificada pode ser reinterpretada pelo emissor.
linearidade do processo de codificação, estabelecida com o avanço da internet.
complexo processo de socioconstrução do canal utilizado na transmissão da mensagem.
fato de que o emissor não apenas produz nem o receptor apenas recebe, existindo interação entre eles.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...