Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atualmente, as organizações estão utilizando uma série de instrumentos digitais em suas ações de marketing e comunicação.

A aplicação correta do marketing digital implica a utilização desses instrumentos com o objetivo de

  • A.

    destacar as ações on-line dos programas de marketing em geral.

  • B.

    pesquisar o mercado e atender às necessidades e aos desejos dos consumidores.

  • C.

    processar dados financeiros e transações comerciais on-line.

  • D.

    sincronizar os interesses da diretoria com os dos funcionários.

  • E.

    transferir fundos de capital através de comunicações digitais.

A assessoria de comunicação de uma empresa está apoiando a organização de uma rodada de negócios com o objetivo de estreitar o relacionamento com parceiros e clientes potenciais.

Uma das providências a ser tomada é a

  • A.

    conferência da correta disposição das bandeiras e de outros símbolos nacionais.

  • B.

    contratação de mestre de cerimônia para conduzir a apresentação oficial dos convidados.

  • C.

    descrição da ordem de precedência de autoridades estaduais e federais.

  • D.

    observação da disposição dos convidados sentados à mesa de eventos.

  • E.

    produção de material informativo atualizado sobre os serviços e produtos comercializados.

Em uma cerimônia de assinatura de contratos entre empresas e órgãos do governo, algumas regras devem ser observadas.

Entre essas regras, existe uma que estipula que o(a)

  • A.

    lugar de honra, na composição da mesa, fica à esquerda.

  • B.

    cerimonial é dispensável, pois não existem regras nessas ocasiões.

  • C.

    roteiro de locução é redigido pelo mestre de cerimônias.

  • D.

    pessoa mais importante é a primeira a assinar o(s) contrato(s).

  • E.

    Bandeira Nacional é a última a ser hasteada, após as bandeiras dos Estados.

Diante dos desafios da complexidade contemporânea, as organizações precisam pensar estrategicamente sua comunicação para, assim, garantirem um posicionamento institucional de destaque. Dessa forma,

  • A.

    a comunicação tem uma função estratégica de resultados, pois ajuda as organizações no cumprimento de sua missão e na concretização da sua visão.

  • B.

    a comunicação deve reforçar, como parte da gestão estratégica, a cultura corporativa para seu público mais relevante, que é o interno.

  • C.

    a gestão estratégica contemporânea compreende a análise técnica e a estrutura de mercados, sempre focados no ambiente externo da organização.

  • D.

    as ações devem estar centradas no planejamento tático para a solução de questões pontuais e no gerenciamento de crises de imagem.

  • E.

    o conceito atual de gestão estratégica da comunicação passa pelo entendimento de que esse é um processo verticalizado dentro das organizações.

No processo comunicacional administrativo e interno, para conhecer a real situação de uma organização, são conduzidas pesquisas de clima organizacional.

Tais pesquisas buscam

  • A.

    analisar a efetividade da comunicação mercadológica com públicos estratégicos, tais como imprensa e sindicatos.

  • B.

    avaliar o nível de relacionamento e satisfação do público interno com a organização.

  • C.

    mensurar o brand awareness de sua linha de produtos.

  • D.

    pesquisar as melhores práticas e os processos de empresas similares, concorrentes ou não.

  • E.

    verificar as oportunidades e as ameaças para a organização, presentes no macroambiente.

Maria trabalha em uma empresa líder do segmento de cosméticos e está planejando os novos conteúdos que serão disponibilizados na intranet da empresa.

Entre os conteúdos que Maria NÃO pode usar, incluem-se os(as)

  • A.

    dados sobre histórico dos clientes e as reclamações mais frequentes.

  • B.

    hotsites para que consumidores tirem suas dúvidas sobre os produtos.

  • C.

    manuais de procedimentos internos.

  • D.

    informações sobre convênios médicos e farmacêuticos.

  • E.

    listas de telefones, ramais e endereços eletrônicos de parceiros comerciais.

Estudos sobre desenvolvimentismo na América Latina, que, no Brasil, foram realizados pela Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), tiveram repercussão internacional, pois ajudaram a combater a ideia de que o mercado livre é capaz de distribuir a riqueza.

Tal ideia corresponde à teoria clássica do

  • A.

    Socialismo

  • B.

    Comunismo

  • C.

    Liberalismo

  • D.

    Totalitarismo

  • E.

    Nacionalismo

  • A.

    governamentais

  • B.

    ambientais

  • C.

    estéticas

  • D.

    antropológicas

  • E.

    religiosas

Segundo um paradigma que vê as notícias como construção social, as notícias são resultado de processos complexos de interação social.

As teorias alinhadas a esse paradigma consideram como fatores determinantes na produção das notícias os itens relacionados abaixo, EXCETO:

  • A.

    a cultura da sociedade e a cultura dos “membros da tribo” em que as notícias estão inseridas.

  • B.

    a influência das ligações entre a mídia e os governos e empresas que a financiam.

  • C.

    a necessidade de decidir quais informações priorizar, quais excluir, e de quais termos utilizar.

  • D.

    as formas narrativas utilizadas para redigir a notícia, como a técnica de pirâmide invertida.

  • E.

    o domínio dos valores-notícia e de elementos da cultura jornalística como rotinas e procedimentos.

Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No ínicio, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor.

Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)

  • A.

    contribuição feita na codificação da mensagem pelo ruído presente na transmissão.

  • B.

    ideia de que a mensagem codificada pode ser reinterpretada pelo emissor.

  • C.

    linearidade do processo de codificação, estabelecida com o avanço da internet.

  • D.

    complexo processo de socioconstrução do canal utilizado na transmissão da mensagem.

  • E.

    fato de que o emissor não apenas produz nem o receptor apenas recebe, existindo interação entre eles.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...