Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma prática apontada como o futuro do jornalismo e que já chegou a muitas empresas de comunicação é a chamada convergência de mídias.

Uma notícia produzida dessa forma

  • A.

    agrega elementos de diferentes mídias, os quais se associam e se completam para compor uma apresentação única.

  • B.

    constitui um produto que pode ser consumido através de diferentes mídias, sem perda de qualidade ou de informação.

  • C.

    reproduz, em um único produto final, os elementos em comum encontrados nas matérias produzidas originalmente para diversos meios.

  • D.

    requer a participação de profissionais de diferentes áreas, para que o produto final esteja de acordo com cada uma delas.

  • E.

    reúne versões da mesma notícia, produzidas para mídias diferentes, que podem assim ser comparadas e avaliadas pelo público.

O profissional tem a obrigação de traduzir em linguagem simples o emaranhado de siglas, códigos e termos técnicos, comuns em relatórios estatísticos, que recebe da fonte. Ele jamais deverá repassar a informação ao leitor da forma como a recebeu do entrevistado.

Tal recomendação deve ser seguida por todos os repórteres, mas deve receber uma atenção especial no caso de o jornalista ser da área

  • A.

    cultural

  • B.

    econômica

  • C.

    esportiva

  • D.

    investigativa

  • E.

    internacional

Há muitos pontos em comum na redação de matérias jornalísticas destinadas às revistas semanais, aos jornais diários e aos noticiários de TV. Existe, porém, uma prática condenada em dois desses meios de comunicação e aceita em apenas um. Tal prática consiste em

  • A.

    abreviar nomes de instituições.

  • B.

    começar com um nariz de cera.

  • C.

    identificar os entrevistados.

  • D.

    inventar as declarações.

  • E.

    redigir em forma de escalada.

É de conhecimento do profissional de comunicação que NÃO cabe ao assessor de imprensa adotar a seguinte atitude:

  • A.

    agir como facilitador, interlocutor e mediador entre jornalistas e fontes.

  • B.

    buscar pautas diferenciadas, de acordo com cada veículo.

  • C.

    manter transparência na relação com a imprensa.

  • D.

    pedir para ver a pauta e ler a matéria antes de ela ser publicada.

  • E.

    providenciar imagens de interesse do fotógrafo e das emissoras de TV.

Ouvindo parte de uma conversa entre profissionais de outro setor, um funcionário de uma empresa ouviu um comentário a respeito do crescimento das vendas do produto X, na ordem de 10%, no último trimestre. Ao chegar a seu departamento, fez elogios à equipe de criação pelo êxito da campanha.

Considerando-se a importância do contexto na interpretação de uma pesquisa de mercado e a complexidade de suas variáveis, verifica-se que o

  • A.

    período observado é insuficiente para análise.

  • B.

    dado apresentado ainda não constitui uma informação.

  • C.

    funcionário não tinha razão ao fazer os elogios.

  • D.

    valor de 10% é baixo para o período de três meses.

  • E.

    profissional da criação não é influenciado pela pesquisa.

Uma mudança no departamento de mídia deixou o funcionário promovido muito feliz porque ele participaria, a partir de então, da área considerada mais nobre do departamento, exercendo funções mais ligadas ao trabalho intelectual do que àquelas que exigem trabalho físico.

Sem diminuir a importância das diversas atividades que compõem o dia a dia do profissional de mídia, conclui-se que o funcionário estará, a partir daquele momento, mais ligado à seguinte atividade:

  • A.

    avaliação

  • B.

    compra

  • C.

    estratégia

  • D.

    táticas

  • E.

    negociações

Durante o intervalo da novela, vê-se o seguinte comercial: “... só R$ 29,90. Espremedor de laranja automático de três velocidades por apenas R$ 29,90. Última oportunidade...”

Esse anúncio é um exemplo de

  • A.

    hard sell

  • B.

    rich sell

  • C.

    soft sell

  • D.

    product placement

  • E.

    merchandising

Para comemorar os 50 anos de uma empresa, sua diretoria decidiu publicar um livro com sua história. Como se trata de uma publicação especial, o profissional de comunicação contratado sugeriu que o livro tivesse uma aparência luxuosa e clássica.

Para atender à sugestão, além da capa dura, será utilizada a

  • A.

    boneca

  • B.

    platesetter

  • C.

    guarda

  • D.

    tira de cor

  • E.

    encadernação a cavalo

No projeto de uma revista institucional, o profissional de comunicação, querendo economizar no orçamento, decidiu usar um papel de baixa gramatura. Essa escolha fará com que a(s)

  • A.

    revista fique excessivamente pesada e grande.

  • B.

    impressão da revista demande um número maior de folhas.

  • C.

    ilustrações impressas fiquem com uma aparência borrada.

  • D.

    folhas da revista apresentem muitas dificuldades para serem dobradas.

  • E.

    imagens impressas corram o risco de vazar de uma página para a outra.

Um especialista afirma que praticar marketing significa decidir taticamente sobre variáveis controláveis. O conjunto dessas variáveis forma o(a)

  • A.

    ciclo de vida dos produtos

  • B.

    composto de marketing

  • C.

    market share

  • D.

    macroambiente de negócios

  • E.

    concorrência direta e genérica

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...