Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma prática apontada como o futuro do jornalismo e que já chegou a muitas empresas de comunicação é a chamada convergência de mídias.
Uma notícia produzida dessa formaagrega elementos de diferentes mídias, os quais se associam e se completam para compor uma apresentação única.
constitui um produto que pode ser consumido através de diferentes mídias, sem perda de qualidade ou de informação.
reproduz, em um único produto final, os elementos em comum encontrados nas matérias produzidas originalmente para diversos meios.
requer a participação de profissionais de diferentes áreas, para que o produto final esteja de acordo com cada uma delas.
reúne versões da mesma notícia, produzidas para mídias diferentes, que podem assim ser comparadas e avaliadas pelo público.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
O profissional tem a obrigação de traduzir em linguagem simples o emaranhado de siglas, códigos e termos técnicos, comuns em relatórios estatísticos, que recebe da fonte. Ele jamais deverá repassar a informação ao leitor da forma como a recebeu do entrevistado.
Tal recomendação deve ser seguida por todos os repórteres, mas deve receber uma atenção especial no caso de o jornalista ser da áreacultural
econômica
esportiva
investigativa
internacional
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Há muitos pontos em comum na redação de matérias jornalísticas destinadas às revistas semanais, aos jornais diários e aos noticiários de TV. Existe, porém, uma prática condenada em dois desses meios de comunicação e aceita em apenas um. Tal prática consiste em
abreviar nomes de instituições.
começar com um nariz de cera.
identificar os entrevistados.
inventar as declarações.
redigir em forma de escalada.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
É de conhecimento do profissional de comunicação que NÃO cabe ao assessor de imprensa adotar a seguinte atitude:
agir como facilitador, interlocutor e mediador entre jornalistas e fontes.
buscar pautas diferenciadas, de acordo com cada veículo.
manter transparência na relação com a imprensa.
pedir para ver a pauta e ler a matéria antes de ela ser publicada.
providenciar imagens de interesse do fotógrafo e das emissoras de TV.
Ouvindo parte de uma conversa entre profissionais de outro setor, um funcionário de uma empresa ouviu um comentário a respeito do crescimento das vendas do produto X, na ordem de 10%, no último trimestre. Ao chegar a seu departamento, fez elogios à equipe de criação pelo êxito da campanha.
Considerando-se a importância do contexto na interpretação de uma pesquisa de mercado e a complexidade de suas variáveis, verifica-se que operíodo observado é insuficiente para análise.
dado apresentado ainda não constitui uma informação.
funcionário não tinha razão ao fazer os elogios.
valor de 10% é baixo para o período de três meses.
profissional da criação não é influenciado pela pesquisa.
Uma mudança no departamento de mídia deixou o funcionário promovido muito feliz porque ele participaria, a partir de então, da área considerada mais nobre do departamento, exercendo funções mais ligadas ao trabalho intelectual do que àquelas que exigem trabalho físico.
Sem diminuir a importância das diversas atividades que compõem o dia a dia do profissional de mídia, conclui-se que o funcionário estará, a partir daquele momento, mais ligado à seguinte atividade:avaliação
compra
estratégia
táticas
negociações
Durante o intervalo da novela, vê-se o seguinte comercial: ... só R$ 29,90. Espremedor de laranja automático de três velocidades por apenas R$ 29,90. Última oportunidade...
Esse anúncio é um exemplo dehard sell
rich sell
soft sell
product placement
merchandising
Para comemorar os 50 anos de uma empresa, sua diretoria decidiu publicar um livro com sua história. Como se trata de uma publicação especial, o profissional de comunicação contratado sugeriu que o livro tivesse uma aparência luxuosa e clássica.
Para atender à sugestão, além da capa dura, será utilizada aboneca
platesetter
guarda
tira de cor
encadernação a cavalo
No projeto de uma revista institucional, o profissional de comunicação, querendo economizar no orçamento, decidiu usar um papel de baixa gramatura. Essa escolha fará com que a(s)
revista fique excessivamente pesada e grande.
impressão da revista demande um número maior de folhas.
ilustrações impressas fiquem com uma aparência borrada.
folhas da revista apresentem muitas dificuldades para serem dobradas.
imagens impressas corram o risco de vazar de uma página para a outra.
Um especialista afirma que praticar marketing significa decidir taticamente sobre variáveis controláveis. O conjunto dessas variáveis forma o(a)
ciclo de vida dos produtos
composto de marketing
market share
macroambiente de negócios
concorrência direta e genérica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...