Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta acerca da notícia institucional.

  • A.

    O fato de as assessorias produzirem press kits com informações essenciais confere credibilidade às fontes institucionais junto às redações.

  • B.

    Ao produzir notícias para a imprensa as assessorias de comunicação transformam ocorrências institucionais em acontecimentos públicos.

  • C.

    Qualquer informação institucional, desde que respeite os quesitos de legitimidade e verdade, deve ser transformada em notícia pela mídia.

  • D.

    Mesmo sendo as notícias institucionais marcadas por limitações das organizações, as assessorias condicionam o modo de produzir notícias às rotinas das redações.

  • E.

    As assessorias de imprensa integram, nas redações, a cadeia de produção de notícias institucionais exclusivas.

Com relação a house organ, assinale a opção correta.

  • A.

    Os movimentos de defesa ambiental impulsionaram a divulgação de informação com relação à atuação das organizações em áreas como meio ambiente e qualidade de produtos e serviços.

  • B.

    O jornal de empresa destinado ao público interno deve ser organizado informalmente, de modo a proporcionar a comunicação imediata com os trabalhadores e seus familiares.

  • C.

    O noticiário, em house-organ, reproduz políticas institucionais e utiliza a linguagem de relatórios e de documentos oficiais, com o objetivo de buscar alinhamento vocabular das equipes nas organizações.

  • D.

    As primeiras publicações empresariais surgiram na década de 30 do século XVIII, com o intuito de se contrapor à imprensa sindical.

  • E.

    No Brasil, o primeiro jornal empresarial foi produzido, em 1950, pela multinacional Ford, representante da indústria automobilística.

Com relação aos gêneros jornalísticos, assinale a opção correta.

  • A.

    Perfil é o relato biográfico de pessoas de notoriedade, ainda que instantânea.

  • B.

    Artigo é matéria não jornalística produzida por cidadãos notórios para expressar sua opinião.

  • C.

    A caricatura é um gênero opinativo.

  • D.

    Notícia é o relato opinativo de um fato, com indicação de links para as fontes entrevistadas.

  • E.

    A história de interesse humano que se apropria de recursos ficcionais aplica-se ao gênero entrevista.

Desde a última década, o tema gestão de crise tem sido frequente em currículos e publicações. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Em momentos trágicos para uma empresa, os habituais press releases, comunicados e notas oficiais à população devem ser suspensos até o total esclarecimento dos fatos.

  • B.

    Profissionais de comunicação não estão agindo de forma pessimista quando propõem a uma empresa que, em momentos de tranquilidade, simule situações catastróficas e respectivas providências a serem ensaiadas e incluídas em um plano de gestão de crise ou de contingência.

  • C.

    Em situações de tragédia, uma das providências imediatas é a publicação de notas de esclarecimento, conjugada à ampliação de espaços publicitários e de pacotes de promoções.

  • D.

    Após um acidente de graves consequências para a reputação de uma empresa, o melhor conselho a ser dado por um assessor de imprensa aos seus assessorados é a do low profile, ou seja, quanto menos exposição pública, melhor.

  • E.

    Aproximar ao máximo os contatos com a imprensa colaborativa e oferecer aos seus dirigentes um bom agendamento publicitário são providências corretas, pois os programadores de inserções na mídia comercial não fazem distinção entre clientes que passam ou não por uma crise.

No que se refere à comunicação segmentada e seus objetivos, assinale a opção correta.

  • A.

    A definição do público interno ocorre no planejamento estratégico de comunicação, a partir do estudo de recorte da amostra, cuja função é divulgar o modelo da organização.

  • B.

    No planejamento estratégico de assessoria de comunicação voltada para o mercado, não se considera a comunicação interna.

  • C.

    A relação com o público interno das organizações, que deve ser homogênea e permanente, deve ser levada em conta na definição da estratégia da assessoria de comunicação.

  • D.

    O planejamento de comunicação prescinde de sondagens e levantamentos relativos aos profissionais que atuam na organização, independentemente do nível de atuação.

  • E.

    Media training, listas de discussão, treinamentos e palestras são instrumentos úteis para desenvolver habilidade e conferir autonomia comunicativa aos profissionais que atuam em organização.

A respeito da apresentação do veículo de jornalismo institucional e suas características, assinale a opção correta.

  • A.

    A revista circula em intervalos maiores que o jornal e sua produção é mais simples, o que reduz os custos de produção.

  • B.

    Informativo é o produto que não é produzido para o meio digital e que privilegia a informação imediata na forma de notícias curtas.

  • C.

    A newsletter, publicação de diversas notas sobre temas gerais, pode ser usada para divulgar produtos e sua evolução.

  • D.

    A intranet pode ser descrita como página interna da rede de computadores de uma empresa e utilizada para a publicação da agenda sindical e empresarial.

  • E.

    O jornal institucional, de periodicidade mais estendida que a do informativo, traz uma síntese dos acontecimentos da empresa em determinado período.

A respeito da evolução da comunicação nos contextos organizacionais brasileiros, assinale a opção correta.

  • A.

    Em um composto de comunicação, as únicas subáreas que não se integram à comunicação organizacional são as da comunicação mercadológica, ou seja, marketing, promoção, merchandising e venda pessoal.

  • B.

    Para a gestão da comunicação nas organizações, dentro de uma perspectiva de integração das atividades de jornalismo, relações públicas, publicidade, marketing e pesquisa de mercado, foi um marco no Brasil a experiência da empresa Rhodia, em meados da década de 80 do século passado.

  • C.

    No Brasil, a criação do campo teórico e de pesquisa que integra as áreas de comunicação organizacional e relações públicas coincidiu com a edição do Decreto-Lei n.º 63.283/1968, que regulamentou a profissão de relações públicas e a vinculou à respectiva habilitação nos cursos superiores de comunicação social.

  • D.

    A profissão de relações públicas, surgida nos Estados Unidos da América no final do século XIX, passou a ser exercida no Brasil com a instalação do departamento de relações públicas de uma empresa estrangeira.

  • E.

    Historicamente, o primeiro departamento de relações públicas autenticamente nacional é identificado com a criação da assessoria especial de relações públicas, durante o governo do presidente Garrastazu Médici.

No que se refere à responsabilidade social e ao consumo sustentável, julgue os próximos itens.

Uma organização socialmente responsável incorpora ao planejamento de atividades os públicos estratégicos, tais como os empregados, os fornecedores, os acionistas, os consumidores, o governo, a comunidade e o meio ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às técnicas de produção, características e linguagens da notícia, julgue os itens a seguir.

O texto jornalístico, que possui fronteiras com a literatura, segue o modelo de pirâmide, narrando os acontecimentos de forma cronológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue os itens de 86 a 100.

A teoria da bala mágica pressupõe a existência de uma sociedade de massa, isto é, um grupo de pessoas que vive para além de laços comunitários e de culturas locais. Já a audiência é um grupo de pessoas mais propenso a ser manipulado pelos meios de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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