Lista completa de Questões de Comunicação Social da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.
O grupo focal é uma ferramenta de pesquisa quantitativa que auxilia a identificação de tendências e do foco.
Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de pesquisa em comunicação, julgue os itens seguintes.
A pesquisa de opinião pública é um tipo de pesquisa pouco utilizado na área de comunicação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Espanhol de nascimento, mas atuante na América Latina há mais de quarenta anos, Jesus-Martín Barbero destacou-se pela ênfase que deu às mediações culturais e sociais como variantes alternativas para a compreensão dos fenômenos da comunicação, tendo sido um severo crítico tanto das abordagens funcionalistas quanto do esquematismo de esquerda.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Sem ser conhecido, do ponto de vista pragmático, como um teórico da comunicação, o educador Paulo Freire foi assim identificado pelo reconhecimento que fez do modelo difusionista da extensão rural como um processo, ao mesmo tempo, comunicativo e pedagógico.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
A inserção do pesquisador no ambiente natural de ocorrência do fenômeno, a sua interação com a situação investigada e o compartilhamento, pelo investigador, das atividades do grupo ou do contexto estudado são características da pesquisa participante.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Uma das características da chamada Escola de Frankfurt e de seu conjunto de teorias é a unanimidade de seus pensadores no ceticismo em relação ao papel dos meios de comunicação. Segundo esses pensadores, esse papel é orientado sistematicamente para a produção de uma indústria cultural impeditiva de uma comunicação dialógica e, portanto, autêntica.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Criado pela Unesco, em parceria com o governo equatoriano, o Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para America Latina (Ciespal) desempenhou, por mais de quatro décadas, uma dupla missão: disseminar na América Latina o pensamento comunicacional oriundo das matrizes europeias e norte-americanas e proporcionar aos profissionais de imprensa uma formação liberal e polivalente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Desde a última década até a atualidade, pesquisadores portugueses e brasileiros têm procurado demonstrar que os fundamentos teóricos e práticos do jornalismo atual, entre eles a técnica do lead e os critérios de noticiabilidade, já estavam presentes na primeira tese acadêmica defendida sobre jornalismo (De ralationibus novellis).
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
As análises da grande imprensa como fenômeno sociopolítico no Brasil têm gerado diferentes conclusões entre pesquisadores brasileiros. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.
Parte dos pesquisadores brasileiros é pessimista na avaliação do papel sociopolítico da imprensa no Brasil, a ponto de considerá-la uma indústria da consciência a serviço das elites e de uma prática que consistiria em dar mais ênfase à manipulação que à produção da notícia, tendo, assim, renunciado ao próprio jornalismo como centralidade de uma esfera pública argumentativa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
As análises da grande imprensa como fenômeno sociopolítico no Brasil têm gerado diferentes conclusões entre pesquisadores brasileiros. Com base nessa afirmação, julgue os itens seguintes.
Parte dos pesquisadores brasileiros reconhece que a grande imprensa atua em consonância com o pensamento hegemônico dos interesses dominantes, mas é cada vez mais sensível às agendas da sociedade e dos movimentos sociais e de suas lutas. O jornalismo brasileiro está mais fortalecido em relação às ingerências do Estado e do poder econômico e mais atento às reivindicações do cidadão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...