Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre opinião pública, análise, pesquisa e estudo, analise as assertivas abaixo.
I. A opinião de um grupo é a opinião pública, pois se forma a partir de informações que um grupo impactado forma sua opinião.
II. As pesquisas de opinião são a melhor maneira de saber o que pensa a população a respeito das questões coletivas.
III. A opinião pública está relacionada a um fenômeno social que pode ser de caráter político ou não. É um pouco mais que uma simples soma de opiniões, sendo influenciada por um sistema social e pelos veículos de comunicação.
É correto o que se afirma em
Diante desse contexto, é correto afirmar que, além de atender ao objetivo do próprio Ministério das Cidades, a campanha publicitária realiza
A Office Shopping, especializada na locação de espaços temporários, comercialização de mídia, merchandising e ações promocionais em shopping centers há mais de 20 anos, foi a responsável pela campanha realizada em 13 shoppings de diversas cidades, de Norte a Sul do país, para o Ministério das Cidades, divulgando a lei de obrigatoriedade de uso da cadeirinha para o transporte de crianças. A campanha contou com materiais adesivos aplicados em elevadores, escadas rolantes, placas de sinalização dos shoppings, além de banners e outros materiais de divulgação. Desse modo, é correto afirmar que essa ação pode ser considerada uma ação de merchandising, pois merchandising
O planejamento, a construção e a gestão de marcas, como no caso descrito acima, são conhecidos mercadologicamente como
Com o slogan Seja para quem for, seja doador voltado para jovens entre 16 e 29 anos, principalmente aos que vivem nas cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza), foi lançada, em junho de 2013, a campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde. Além de vídeo publicitário, spot de rádio e peças de Internet, a campanha distribuiu cerca de 30 mil cartazes e 1 milhão de folders. A ação também mobilizou cidadãos nas redes sociais, através da hashtag #doesangue. Com base nessa informação, analise as assertivas abaixo.
I. Nas teorias da comunicação, os estudos midiológicos, com destaque para os conceitos de Marshall McLuhan, podem ser vistos na proposta da nova campanha, já que há a mobilização pelas redes sociais, através do uso da hashtag #doesangue.
II. A campanha evidencia, devido ao caráter da saúde, o conceito da Agulha Hipodérmica, presente na Escola de Frankfurt, dentro das teorias da comunicação.
III. O slogan Seja para quem for, seja doador reflete os conceitos da teoria dos signos, presentes na Escola de Comunicação Francesa.
É correto o que se afirma em
É possível observar que o material publicitário descrito acima foge aos formatos de mídia tradicionais, pois, quando se estabelece um plano de mídia, este deve seguir
A campanha Coração Azul, que atua contra o tráfico de pessoas, foi lançada no Brasil, em maio deste ano, e era parte de uma parceria entre o Ministério da Justiça, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Rede Globo de Televisão. Por sugestão do Ministério da Justiça, a cantora baiana Ivete Sangalo foi nomeada pelo organismo internacional como Embaixadora Nacional da Boa Vontade para combater o tráfico de pessoas. Observe a imagem abaixo.
Apesar de simples, o layout se ajusta à proposta da campanha, pois, quando se utiliza software gráfico para produção de materiais publicitários (manipular imagem e texto), utiliza-se
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
A partir das informações acima, analise as assertivas abaixo.
I. O tipo é cada um dos caracteres tipográficos e pertencem a uma família.
II. A família tipográfica apresenta um conjunto de tipos cujo traçado em qualquer corpo ou variante não apresenta as mesmas características estruturais.
III. A fonte apresenta também um desenho básico que é conhecido por um nome.
É correto o que se afirma em
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Nas ações de trânsito coordenadas pelo Ministério das Cidades, que integram o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada Um Pacto pela Vida), como na ação Onde tem táxi aqui?, é correto afirmar que é perceptível
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Em busca da redução dos ruídos de comunicação interna, o Ministério da Agricultura criou, em 2011, uma sala de situação para reunir todos os envolvidos nas negociações com a Rússia em relação ao embargo de carnes. A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Agronegócio foi a responsável, dentro do ministério, pelo processo. A Secretaria de Defesa Agropecuária foi apenas uma consultora e prestadora de serviços à SRI. Quanto ao conceito de comunicação interna, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A comunicação interna visa a estabelecer o processo oficial pelo qual a empresa e seu público interno se comunicam.
( ) A comunicação interna é o ponto de partida para o alinhamento do discurso de uma organização.
( ) A comunicação interna pode ser divulgada em meios de comunicação de massa, como TV, rádio e Internet.
( ) A comunicação interna pode se apresentar com murais, intranet e outros materiais que circulem entre os funcionários da instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...