Questões de Comunicação Social da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Sobre opinião pública, análise, pesquisa e estudo, analise as assertivas abaixo.

I. A opinião de um grupo é a opinião pública, pois se forma a partir de informações que um grupo impactado forma sua opinião.

II. As pesquisas de opinião são a melhor maneira de saber o que pensa a população a respeito das questões coletivas.

III. A opinião pública está relacionada a um fenômeno social que pode ser de caráter político ou não. É um pouco mais que uma simples soma de opiniões, sendo influenciada por um sistema social e pelos veículos de comunicação.

É correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. II e III, apenas.

Diante desse contexto, é correto afirmar que, além de atender ao objetivo do próprio Ministério das Cidades, a campanha publicitária realiza

  • A. merchandising.
  • B. promoção de vendas.
  • C. comunicação pública.
  • D. comunicação mercadológica.
  • E. crowdsourcing.

A Office Shopping, especializada na locação de espaços temporários, comercialização de mídia, merchandising e ações promocionais em shopping centers há mais de 20 anos, foi a responsável pela campanha realizada em 13 shoppings de diversas cidades, de Norte a Sul do país, para o Ministério das Cidades, divulgando a lei de obrigatoriedade de uso da cadeirinha para o transporte de crianças. A campanha contou com materiais adesivos aplicados em elevadores, escadas rolantes, placas de sinalização dos shoppings, além de banners e outros materiais de divulgação. Desse modo, é correto afirmar que essa ação pode ser considerada uma ação de merchandising, pois merchandising

  • A. é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto de venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões dos consumidores.
  • B. só é assim considerado quando não utiliza as mídias tradicionais de massa.
  • C. é uma ação isolada, não tendo vínculo com nenhuma outra peça que fale sobre o assunto.
  • D. só usa propaganda, não fazendo uso de promoções. Como não há promoção, somente propaganda, caracteriza-se como uma ação de merchandising.
  • E. só pode ser usado em shoppings, como foi o caso do material mencionado na informação.

O planejamento, a construção e a gestão de marcas, como no caso descrito acima, são conhecidos mercadologicamente como

  • A. media training.
  • B. storyboard.
  • C. crowdfunding.
  • D. branding.
  • E. desk research.

Com o slogan “Seja para quem for, seja doador” voltado para jovens entre 16 e 29 anos, principalmente aos que vivem nas cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza), foi lançada, em junho de 2013, a campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde. Além de vídeo publicitário, spot de rádio e peças de Internet, a campanha distribuiu cerca de 30 mil cartazes e 1 milhão de folders. A ação também mobilizou cidadãos nas redes sociais, através da hashtag #doesangue. Com base nessa informação, analise as assertivas abaixo.

I. Nas teorias da comunicação, os estudos midiológicos, com destaque para os conceitos de Marshall McLuhan, podem ser vistos na proposta da nova campanha, já que há a mobilização pelas redes sociais, através do uso da hashtag #doesangue.

II. A campanha evidencia, devido ao caráter da saúde, o conceito da “Agulha Hipodérmica”, presente na Escola de Frankfurt, dentro das teorias da comunicação.

III. O slogan “Seja para quem for, seja doador” reflete os conceitos da teoria dos signos, presentes na Escola de Comunicação Francesa.

É correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. II, apenas.
  • E. I, II e III.

É possível observar que o material publicitário descrito acima foge aos formatos de mídia tradicionais, pois, quando se estabelece um plano de mídia, este deve seguir

  • A. estratégias que indiquem o veículo de maior influência para o público-alvo do anunciante.
  • B. as orientações da organização anunciante, sem considerar o público-alvo.
  • C. estratégias baseadas somente na concorrência a fim de se repetirem formatos.
  • D. estratégias somente diante da necessidade da mensagem a ser divulgada, desconsiderando demais fatores.
  • E. os objetivos de marketing, mas não considerar os objetivos de comunicação.

A campanha Coração Azul, que atua contra o tráfico de pessoas, foi lançada no Brasil, em maio deste ano, e era parte de uma parceria entre o Ministério da Justiça, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Rede Globo de Televisão. Por sugestão do Ministério da Justiça, a cantora baiana Ivete Sangalo foi nomeada pelo organismo internacional como Embaixadora Nacional da Boa Vontade para combater o tráfico de pessoas. Observe a imagem abaixo.

Apesar de simples, o layout se ajusta à proposta da campanha, pois, quando se utiliza software gráfico para produção de materiais publicitários (manipular imagem e texto), utiliza-se

  • A. Photoshop.
  • B. Java.
  • C. Insight.
  • D. Deadline.
  • E. Action Script.

A partir das informações acima, analise as assertivas abaixo.

I. O tipo é cada um dos caracteres tipográficos e pertencem a uma família.

II. A família tipográfica apresenta um conjunto de tipos cujo traçado em qualquer corpo ou variante não apresenta as mesmas características estruturais.

III. A fonte apresenta também um desenho básico que é conhecido por um nome.

É correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. I e III, apenas.

Nas ações de trânsito coordenadas pelo Ministério das Cidades, que integram o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada – Um Pacto pela Vida), como na ação “Onde tem táxi aqui?”, é correto afirmar que é perceptível

  • A. apenas uma ação isolada de comunicação, que visa a aumentar o uso de táxi das regiões nas quais houve a liberação do aplicativo nos celulares.
  • B. um acordo comercial com a empresa que disponibilizou o aplicativo, visando somente ao lucro e não à utilidade pública nas ações que podem ser consideradas, assim, mercadológicas.
  • C. o planejamento da comunicação institucional que prioriza a utilidade pública.
  • D. que há comunicação de utilidade pública, mas não há planejamento de comunicação institucional, mesmo com a identificação do Ministério das Cidades nos materiais comunicacionais.
  • E. que há um planejamento de comunicação não institucional, porém, não há comunicação de utilidade pública nesta ação que disponibilizava o aplicativo para celulares.

Em busca da redução dos “ruídos” de comunicação interna, o Ministério da Agricultura criou, em 2011, uma “sala de situação” para reunir todos os envolvidos nas negociações com a Rússia em relação ao embargo de carnes. A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) do Agronegócio foi a responsável, dentro do ministério, pelo processo. A Secretaria de Defesa Agropecuária foi apenas uma consultora e prestadora de serviços à SRI. Quanto ao conceito de comunicação interna, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A comunicação interna visa a estabelecer o processo oficial pelo qual a empresa e seu público interno se comunicam.

( ) A comunicação interna é o ponto de partida para o alinhamento do discurso de uma organização.

( ) A comunicação interna pode ser divulgada em meios de comunicação de massa, como TV, rádio e Internet.

( ) A comunicação interna pode se apresentar com murais, intranet e outros materiais que circulem entre os funcionários da instituição.

  • A. V/ F/ V/ F
  • B. F/ V/ F/ V
  • C. V/ V/ F/ F
  • D. F/ F/ V/ V
  • E. V/ V/ F/ V
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