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Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Quando se está diante de uma informação, ela é enquadrada nos esquemas prévios de percepção do leitor. Esses esquemas, em uma definição simples, são o conhecimento da pessoa. Essas referências vêm de algum lugar, e essa é uma das premissas mais importantes do modelo do Efeito de Enquadramento: os esquemas de recepção da informação são igualmente construídos pela mídia. Sobre a hipótese do Efeito de Enquadramento, assinale a alternativa correta.
Há uma tendência dos segmentos da mídia em pensar de maneira semelhante, diferentemente dos receptores, que tendem a pensar de maneira diferente. O público tende a modificar referências provenientes das mensagens dos meios de comunicação.
A informação parece imprecisa e duvidosa na medida em que os esquemas mentais do público usados para compreender aquela informação são em boa parte originários da própria mídia.
A apreensão da realidade pela mente é um processo reflexivo da mente humana: o conhecimento da realidade só é possível a partir de categorias de conhecimento previamente construídas.
Na hipótese do Efeito de Enquadramento, os quadros de referência a partir dos quais se compreende a mensagem são construídos pela mídia de maneira diferente.
O papel do Jornalismo Econômico é o de contribuir para impulsionar o progresso, fazendo análises, emitindo sugestões e esclarecendo a realidade econômica. Ao partir da ideia de que o Jornalismo Econômico precisa lidar com a realidade marcada pelo seu crescente espaço nos grandes jornais e, às vezes, com a possível dificuldade do público em entender a informação transmitida, é correto afirmar que
I. é necessário avaliar sua definição e seu papel dentro do jornalismo, suas características e história, para depois tratar do debate relativo à linguagem utilizada e cumprimento da função. II. o Jornalismo Econômico, de uma forma geral, pode ser definido a partir da ideia de difusão dos fatos e temas relacionados com economia e setor de finanças. Além disso, está ligado à continuidade dos acontecimentos econômicos do País e do mundo e a relação entre eles. III. é um jornalismo voltado apenas a acontecimentos excepcionais e singulares. A economia não é um processo e, justamente por isso, o Jornalismo Econômico não reflete uma conexão de fatos contínuos. É correto o que está contido emI e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3/ 1/ 2
1/ 2/ 3
2/ 3/ 1
2/ 1/ 3
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
No(a) ____________, a informação sobre fatos e acontecimentos é feita de maneira mais objetiva, relatando as razões, os efeitos e suas consequências. No(a) ______________, a informação é mais abrangente há investigação, comentários e a possibilidade de levantar questões, discutir e argumentar.notícia/ reportagem
informativo/ notícia
nota/ resenha
resenha/ informativo
No Brasil, a primeira experiência radiofônica ocorreu em 1922. O rádio é o primeiro meio de comunicação de massa, ou seja, um público numeroso recebe, ao mesmo tempo, a mesma mensagem, respondendo a ela. Em relação à história do rádio no Brasil, analise as assertivas abaixo.
I. Na década de 1920, o rádio era um meio de comunicação ligado às camadas altas da população devido ao estilo de sua programação: óperas, conferências e músicas clássicas que agradavam à elite, não atingindo as camadas populares. II. A música sempre ocupou um lugar de destaque nas emissoras, e as apresentações eram realizadas ao vivo durante as três primeiras décadas do rádio, quando havia orquestras e pequenos conjuntos regionais contratados. III. O advento da publicidade fez com que as emissoras de rádio passassem a disputar o mercado e, para isso, organizaram-se em empresas. O status da emissora, sua popularidade e o desenvolvimento técnico constituíam as três facetas da competição. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Apesar de o rádio ter se desenvolvido em diversas regiões do Brasil ao mesmo tempo, as emissoras de rádio ____________ tiveram uma posição de destaque no cenário radiofônico nacional. Entre elas, a rádio de maior destaque até o final da década de 1950 foi a _____________________________, emissora de maior penetração e audiência em todo o Brasil naquela época.cariocas/ Rádio Nacional do Rio de Janeiro
paulistas/ Rádio Capital
gaúchas/ Rádio Farroupilha de Porto Alegre
mineiras/ Rádio Cruzeiro do Sul
Sua primeira edição foi ao ar em agosto de 1941. Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil. Patrocinado pela empresa norte-americana sediada no País, Standard Oil Company of Brazil, o programa se especializou em divulgar, principalmente, notícias sobre a evolução das guerras travadas pelos Estados Unidos em todo o mundo. Trata-se do programa
A Voz do Brasil.
PRK-30.
Repórter Esso.
Show de Rádio.
Foi realizada em setembro de 1950, em São Paulo, a primeira transmissão de imagens no Brasil pela TV Tupi-Difusora, uma emissora do Diários Associados de Assis Chateaubriand. Inicia-se, então, a história da televisão no Brasil. Em relação aos primórdios da TV no País, é correto afirmar que
I. o grupo de Chateaubriand, quatro meses depois da instalação de sua primeira emissora, inaugura outra emissora, a TV Tupi-Minas, em Minas gerais, em 20 de janeiro de 1951. II. o fator econômico limitava a expansão da televisão durante os anos 1950, sendo que nos dois primeiros anos a televisão não passou de um brinquedo de luxo das elites do País. III. uma forte característica do início da televisão foi o seu aspecto radiofônico com imagens. A maioria dos primeiros profissionais da televisão eram aqueles que trabalhavam no rádio. É correto o que está contido emII, apenas.
I e III, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Com a decadência da Ditadura Militar, a TV foi ganhando cada vez mais espaço e se consolidando como o veículo de comunicação com forte apelo junto ao público. O estilo do ___________ se aproximava cada vez mais do modelo americano. A chegada do ___________, equipamento que gravava imagens a serem transmitidas posteriormente em fitas VHS, permitiu que as emissoras colocassem dinamismo em seus ___________, que chegavam ao público com linhas mais interessantes e completas.telejornal/ videotape/ telejornais
programa de auditório/ videotape/ programas
humorístico/ videotape/ vídeos
telenovela/ GC/ vídeos
A construção de uma dimensão intersubjetiva é abordada quando se discute a realidade. A imagem reforça uma ilusão do real, que é fácil de perceber porque se credita no ao vivo a condição de real. A essência da reality TV é colocar a vida cotidiana na mídia, ou seja, midiatizar o cotidiano. Reality show é todo programa de televisão baseado na vida real, no qual os acontecimentos retratados são fruto da realidade e as pessoas não fazem parte de um enredo ficcional. Em relação a este estilo de produção audiovisual, assinale a alternativa incorreta.
Há um componente emocional muito forte. Na cultura da mídia, a fama leva à fama.
Criam-se duas modalidades distintas: o reality show que se baseia em algum talento, e o explora, ou na vida pessoal. Desta forma, não há metalinguagem, que se faz presente em outras produções televisivas.
A autorreferência leva para além dos limites do programa. Ela mostra que o modelo de reality TV se reafirma como um modelo específico de teledramaturgia.
A barreira entre real e ficcional é quebrada. Dilui-se a barreira simbólica existente.
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