Lista completa de Questões de Comunicação Social da Instituto Nacional de Educação (CETRO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É correto afirmar que o Marketing Mix apresenta um composto delimitado
O Ministério das Cidades está no Facebook (https://www.facebook.com/mincidadese). Na sua página inicial, traz a representação de uma cidade estilizada através de um desenho, que cria a identidade visual dos materiais divulgados na mídia, como está no Facebook e em eventos, quando se torna parte do cenário. Observe a representação descrita abaixo.
É possível observar que os detalhes que compõem essa representação partiram de um projeto gráfico, ou seja, de um plano inicial que definiu as características visuais. Quando se aborda a composição dos materiais comunicacionais no projeto gráfico, deve-se levar em consideração a sua lógica construtiva, que atende aos princípios do design e das artes visuais, além das solicitações do cliente, ou seja, delimitar
A Embrapa busca constantemente inovar sua comunicação com a sociedade. No início de 2013, iniciou programa, juntamente à TV NBR, com o título Conexão Ciência. Essa informação reflete a comunicação organizacional da Embrapa. Assinale a alternativa que apresenta a definição de comunicação organizacional.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
O novo cenário da comunicação é caracterizado pela cultura da convergência. As transposições midiáticas, através da cultura participativa e da inteligência coletiva, estabelecem relacionamentos entre a exploração complementar de diversas mídias e o envolvimento com o consumidor. Porém é correto afirmar que, no início, os meios de comunicação
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Em um mundo pautado pelo excesso de canais e informações, as transformações da comunicação e da sociedade de consumo levam à necessidade de reflexão sobre o uso das plataformas digitais e as combinações entre o mundo analógico e digital. A capacidade de inovação necessária para redesenhar as organizações remete ao processo de comunicação e ainda responde às seguintes premissas: quem diz o que, para quem, em qual canal, como e com qual efeito. Essas premissas caracterizam o(a)
Entre as características das revistas contemporâneas, é necessário destacar a sua função de informar, instruir e divertir. As revistas estabelecem relações com o leitor e oferecem a chamada prestação de serviço, fator fundamental para atrair o público. Em relação aos princípios de um projeto de revista, analise as assertivas abaixo.
I. Revista é relacionamento e deve ser pensada para o leitor. II. O leitor real deve ser comparado ao leitor ideal. III. Pesquisas de mercado dão dicas sobre caminhos, mas não devem ser camisas de força. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A televisão sempre esteve na agenda dos estudos culturais. De fato, eles foram a primeira escola teórica a reconhecer a presença da TV no cotidiano e a desenvolver um repertório de ideias para uma leitura crítica do meio. Há uma dupla natureza: a televisão como uma tecnologia de comunicação e como um elemento de produção cultural. Sobre a relação entre a televisão e a mídia, assinale a alternativa incorreta.
A televisão, como qualquer mídia, tem suas próprias características tecnológicas que enquadram a mensagem. Essas limitações acabaram por criar um estilo próprio da televisão, um tipo particular de produtos.
Os códigos de televisão usados para organizar uma mensagem são estruturas fixas. Eles incorporam antigos estilos e modelos, e a própria tecnologia tende a criar novas formas culturais na televisão, ainda que os programas possam existir sem essas tecnologias.
Não há fronteiras definidas na relação dos códigos da mídia com a vida cotidiana. E, por outro lado, as mensagens da mídia programas de TV, notícias, propagandas são criadas por pessoas igualmente vinculadas a esses códigos.
Ler televisão é desmontar os códigos e ler os textos da mídia, ver o que eles dizem, mas também como diferentes indivíduos/ grupos fazem diferentes leituras da mesma mensagem.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
A Teoria das Mediações é o resultado de um duplo deslocamento, teórico e geográfico. Até o final dos anos 1970, os estudos de Comunicação estavam ligados a uma perspectiva norte-americana, francesa ou alemã, com alguns poucos autores fora deste circuito. No entanto, os produtos da indústria cultural se espalhavam por todo o planeta. Sobre as mediações, assinale a alternativa correta.
Pode-se entender por mediações as estruturas de construção de sentido às quais o receptor está vinculado.
A própria ideia de mediação presume a existência de dois termos finais a mensagem e o emissor intermediados por uma série de códigos, signos e práticas que estabelecem sentido.
As mediações são os conhecimentos e as práticas individuais e pessoais de cada um. São estruturas simbólicas estáticas a partir das quais é atribuído o sentido de uma mensagem.
As mediações são simples negociações de sentido entre a hegemonia de uma indústria da cultura protegida, sem representar interesses econômicos e com um público preparado para enfrentá-la.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Sobre a relação entre imprensa e esfera pública, contextualizada pelo texto e sob a acepção e o desenvolvimento histórico da comunicação, assinale a alternativa incorreta.
Os efeitos políticos da relação foram imediatos. A imprensa significou o fim completo do monopólio do conhecimento pelas instâncias religiosas e universitárias, embora não tenha alterado as relações de poder.
A invenção da imprensa gerou um fluxo de ideias em uma velocidade até então inimaginável. A reprodução em larga escala de livros e folhas diversas alterou as relações do ser humano com o conhecimento. A troca de ideias chegava a quem soubesse ler ou estivesse em volta para ouvir.
Os meios de comunicação asseguram a vida social de uma ideia. Uma vez lançada ao debate público, um pensamento poderia ser apoiado ou contrariado, mas não ignorado.
Espaço de discussão social, a esfera pública permitiu a construção de um tipo de consenso, a opinião pública, instrumento de pressão forte o suficiente para colocar em xeque os poderes estabelecidos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Estuda a teoria da comunicação centrada nos efeitos _____________. É denominada teoria da _____________________, que parte da ideia behaviorista de que a toda resposta corresponde um estímulo, pois não há resposta sem estímulo ou estímulo sem resposta.pré-determinados/ Indústria Cultural
limitados/ Reprodutibilidade Técnica
ilimitados/ Agulha Hipodérmica
pré-determinados/ Semiótica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...