Questões de Comunicação Social da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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É correto afirmar que o Marketing Mix apresenta um composto delimitado

  • A. por um conjunto de variáveis que controlam e influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado. É também conhecido como 4Ps.
  • B. pela criação publicitária e as peças mercadológicas da campanha.
  • C. por peças promocionais e ações no ponto de venda.
  • D. por postagens nas redes sociais.
  • E. por apenas preço e produto, não fazendo parte deste composto outras variáveis.

O Ministério das Cidades está no Facebook (https://www.facebook.com/mincidadese). Na sua página inicial, traz a representação de uma cidade estilizada através de um desenho, que cria a identidade visual dos materiais divulgados na mídia, como está no Facebook e em eventos, quando se torna parte do cenário. Observe a representação descrita abaixo.

É possível observar que os detalhes que compõem essa representação partiram de um projeto gráfico, ou seja, de um plano inicial que definiu as características visuais. Quando se aborda a composição dos materiais comunicacionais no projeto gráfico, deve-se levar em consideração a sua lógica construtiva, que atende aos princípios do design e das artes visuais, além das solicitações do cliente, ou seja, delimitar

  • A. as estruturas que definem o seu aspecto visual – layout – (cores, tipografia, design etc.), bem como seu aspecto editorial (textos, linguagem, conteúdo), além da aplicação nas diferentes mídias, que refletem o posicionamento e a solicitação do anunciante, como no caso referenciado do Ministério das Cidades.
  • B. a composição gráfica de construção do material gráfico, mas sem considerar sua aplicação nas diferentes mídias.
  • C. somente a aplicação do material desenvolvido nas diferentes mídias.
  • D. e especificar somente os materiais que serão exigidos para os anúncios publicitários, pois não há necessidade de seguir padrões ou normatizações em outras veiculações midiáticas.
  • E. e especificar somente os materiais que serão exigidos para boletins informativos, pois não há necessidade de seguir padrões ou normatizações em outras veiculações midiáticas.

A Embrapa busca constantemente inovar sua comunicação com a sociedade. No início de 2013, iniciou programa, juntamente à TV NBR, com o título Conexão Ciência. Essa informação reflete a comunicação organizacional da Embrapa. Assinale a alternativa que apresenta a definição de comunicação organizacional.

  • A. Um processo que ocorre internamente dentro das organizações públicas.
  • B. Um processo que acontece somente nas organizações privadas.
  • C. Todas as formas de comunicação utilizadas pela organização para relacionar-se e interagir com seus públicos.
  • D. Apenas as formas publicitárias de comunicação utilizadas pela organização para melhor trabalhar sua imagem corporativa, como no caso da Embrapa.
  • E. Apenas as formas que trabalham as relações públicas enquanto comunicação, pois estas trabalham com todos os tipos de público.

O novo cenário da comunicação é caracterizado pela cultura da convergência. As transposições midiáticas, através da cultura participativa e da inteligência coletiva, estabelecem relacionamentos entre a exploração complementar de diversas mídias e o envolvimento com o consumidor. Porém é correto afirmar que, no início, os meios de comunicação

  • A. tinham sua inserção conforme as tecnologias se desenvolviam e só adquiriam características próprias após determinado período de inserção na cultura da sociedade.
  • B. surgiram somente após a Segunda Guerra Mundial, pois, anteriormente a este período, não havia tecnologia capaz de desenvolver as diferentes mídias como se conhece hoje.
  • C. foram surgindo conforme a sociedade se desenvolvia e já nasciam com formatos e características bem delineadas.
  • D. surgiram em períodos diferentes, na seguinte ordem: mídia impressa, televisão, rádio e Internet.
  • E. apresentavam histórico relacionado à capacidade do mercado em consumir as produções, sendo a revista o veículo pioneiro, seguido do jornal, do rádio e da televisão.

Em um mundo pautado pelo excesso de canais e informações, as transformações da comunicação e da sociedade de consumo levam à necessidade de reflexão sobre o uso das plataformas digitais e as combinações entre o mundo analógico e digital. A capacidade de inovação necessária para redesenhar as organizações remete ao processo de comunicação e ainda responde às seguintes premissas: quem diz o que, para quem, em qual canal, como e com qual efeito. Essas premissas caracterizam o(a)

  • A. teoria da Espiral do Silêncio.
  • B. paradigma de Lasswell.
  • C. paradigma da Agenda Setting.
  • D. teoria da Agulha Hipodérmica.
  • E. conceito de Newsmaking.

Entre as características das revistas contemporâneas, é necessário destacar a sua função de informar, instruir e divertir. As revistas estabelecem relações com o leitor e oferecem a chamada “prestação de serviço”, fator fundamental para atrair o público. Em relação aos princípios de um projeto de revista, analise as assertivas abaixo.

I. Revista é relacionamento e deve ser pensada para o leitor.

II. O leitor real deve ser comparado ao leitor ideal.

III. Pesquisas de mercado dão dicas sobre caminhos, mas não devem ser “camisas de força”.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

A televisão sempre esteve na agenda dos estudos culturais. De fato, eles foram a primeira escola teórica a reconhecer a presença da TV no cotidiano e a desenvolver um repertório de ideias para uma leitura crítica do meio. Há uma dupla natureza: a televisão como uma tecnologia de comunicação e como um elemento de produção cultural. Sobre a relação entre a televisão e a mídia, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A televisão, como qualquer mídia, tem suas próprias características tecnológicas que enquadram a mensagem. Essas limitações acabaram por criar um estilo próprio da televisão, um tipo particular de produtos.

  • B.

    Os códigos de televisão usados para organizar uma mensagem são estruturas fixas. Eles incorporam antigos estilos e modelos, e a própria tecnologia tende a criar novas formas culturais na televisão, ainda que os programas possam existir sem essas tecnologias.

  • C.

    Não há fronteiras definidas na relação dos códigos da mídia com a vida cotidiana. E, por outro lado, as mensagens da mídia – programas de TV, notícias, propagandas – são criadas por pessoas igualmente vinculadas a esses códigos.

  • D.

    “Ler” televisão é desmontar os códigos e ler os textos da mídia, ver o que eles dizem, mas também como diferentes indivíduos/ grupos fazem diferentes leituras da mesma mensagem.

A Teoria das Mediações é o resultado de um duplo deslocamento, teórico e geográfico. Até o final dos anos 1970, os estudos de Comunicação estavam ligados a uma perspectiva norte-americana, francesa ou alemã, com alguns poucos autores fora deste circuito. No entanto, os produtos da indústria cultural se espalhavam por todo o planeta. Sobre as mediações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Pode-se entender por mediações as estruturas de construção de sentido às quais o receptor está vinculado.

  • B.

    A própria ideia de mediação presume a existência de dois termos finais – a mensagem e o emissor – intermediados por uma série de códigos, signos e práticas que estabelecem sentido.

  • C.

    As mediações são os conhecimentos e as práticas individuais e pessoais de cada um. São estruturas simbólicas estáticas a partir das quais é atribuído o sentido de uma mensagem.

  • D.

    As mediações são simples negociações de sentido entre a hegemonia de uma indústria da cultura protegida, sem representar interesses econômicos e com um público preparado para enfrentá-la.

Sobre a relação entre imprensa e esfera pública, contextualizada pelo texto e sob a acepção e o desenvolvimento histórico da comunicação, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Os efeitos políticos da relação foram imediatos. A imprensa significou o fim completo do monopólio do conhecimento pelas instâncias religiosas e universitárias, embora não tenha alterado as relações de poder.

  • B.

    A invenção da imprensa gerou um fluxo de ideias em uma velocidade até então inimaginável. A reprodução em larga escala de livros e folhas diversas alterou as relações do ser humano com o conhecimento. A troca de ideias chegava a quem soubesse ler ou estivesse em volta para ouvir.

  • C.

    Os meios de comunicação asseguram a vida social de uma ideia. Uma vez lançada ao debate público, um pensamento poderia ser apoiado ou contrariado, mas não ignorado.

  • D.

    Espaço de discussão social, a esfera pública permitiu a construção de um tipo de consenso, a opinião pública, instrumento de pressão forte o suficiente para colocar em xeque os poderes estabelecidos.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Estuda a teoria da comunicação centrada nos efeitos _____________. É denominada teoria da _____________________, que parte da ideia behaviorista de que a toda resposta corresponde um estímulo, pois não há resposta sem estímulo ou estímulo sem resposta.

  • A.

    pré-determinados/ Indústria Cultural

  • B.

    limitados/ Reprodutibilidade Técnica

  • C.

    ilimitados/ Agulha Hipodérmica

  • D.

    pré-determinados/ Semiótica

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