Questões de Comunicação Social da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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No contexto atual da sociedade, a comunicação pode ser definida como

  • A. a troca de mensagens sem a interação do receptor.
  • B. a interação social através das mensagens, na qual se pressupõe o envolvimento de signos e códigos.
  • C. um processo que se organiza linearmente.
  • D. um sistema de mensagens que sempre funciona em qualquer tipo de veículo, sem que tenha ruídos.
  • E. uma forma de interação possível graças às novas tecnologias da informação.

Observe a imagem abaixo.

A imagem reflete um conceito conhecido como “rádio peão” ou “rádio corredor”, prática que atrapalha o bom andamento da organização, seja ela pública ou privada. Esse canal de comunicação pode ser classificado como

  • A. ferramenta de gestão.
  • B. canal de comunicação interna formal.
  • C. peça mercadológica.
  • D. canal de comunicação interna informal.
  • E. canal de comunicação externa.

De acordo com o texto acima e diante do contexto da Comunicação como ferramenta de gestão, analise as assertivas abaixo.

I. Pode-se perceber que a comunicação é ferramenta de gestão imprescindível para informar aos públicos de interesse as políticas e estratégias administrativas, além das comerciais, nos casos de empresas privadas.

II. Do mesmo jeito que a comunicação é uma das melhores ferramentas de gestão, ela também pode tornar-se um entrave quando não for corretamente utilizada.

III. A presença de uma assessoria de comunicação é de extrema importância na efetivação da política institucional de qualquer organização.

É correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.
  • E. II, apenas.

Considerando o texto, é correto afirmar que uma campanha publicitária como a descrita

  • A. deve apresentar as mesmas peças em todos os tipos de mídias, para criar uma identidade visual e ser mais bem memorizada pelo público-alvo. Porém não deve repetir o slogan, sendo criado um para cada material.
  • B. é composta por um conjunto de peças publicitárias, que podem ser lidas individualmente, pois são mensagens completas. Porém o uso de várias peças em diferentes mídias pode confundir o consumidor e não favorecer a memorização da marca.
  • C. é o resultado de vários conceitos criativos que são apresentados nos títulos das diversas peças que devem se adequar ao formato de cada mídia, com exceção da mídia digital, que somente reproduz as peças já veiculadas em outras mídias.
  • D. é um conjunto de peças que são criadas objetivando atingir determinado público-alvo e persuadi-lo à compra ou à aderência a uma ideia. As peças devem trazer o mesmo conceito criativo, além do slogan que é reproduzido em todo material, porém não devem ser idênticas, uma vez que são veiculadas em mídias que trazem características diferentes.
  • E. deve apresentar peças fragmentadas para melhor persuadir o receptor, o qual deve completar o sentido da mensagem.

No mundo atual, icônico e repleto de anúncios publicitários, irão se destacar aqueles nos quais a atenção, a compreensão, a memorização e a credibilidade forem valorizadas, tanto no texto linguístico, quanto na ilustração. Vale lembrar que a função da publicidade e propaganda é persuadir e influenciar o comportamento das pessoas, além de divulgar produtos, serviços e ideias. Para isso, utiliza recursos argumentativos no seu discurso, tanto na linguagem verbal quanto na não verbal. Em 2012, o cantor Leonardo foi o protagonista de duas campanhas publicitárias do Ministério das Cidades para alertar os motoristas sobre os riscos de acidentes nas ruas e estradas durante o feriado de Corpus Christi e as festas de São João. Nesse caso, é correto afirmar que

  • A. essa campanha publicitária apresenta função comercial e trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • B. essa campanha publicitária apresenta função social e trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • C. essa campanha publicitária apresenta função social e não trabalha, no seu discurso, com a comunicação de interesse público.
  • D. essa campanha publicitária não tem função social, pois não trabalha com a comunicação de interesse público no seu discurso.
  • E. a comunicação de interesse público não é utilizada nos discursos publicitários. Logo, a campanha do Ministério das Cidades referenciada não apresenta esse tipo de comunicação.

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.

Com base no cenário atual, o Ministério das Cidades, por meio do Denatran, lançou, neste ano, uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar os motociclistas e os motoristas sobre a urgente necessidade de redução dos acidentes de trânsito. A segurança sobre duas rodas é uma via de mão dupla, pois depende da consciência do motociclista e do respeito dos motoristas. Por isso, neste ano, deu-se continuidade ao conceito que guiou a bem-sucedida campanha do ano passado que teve como slogan “Moto. É preciso saber usar. É preciso respeitar”. O slogan, presente nas peças publicitárias, deve ter características como benefício-chave, diferenciação da marca, sentimentos positivos, e reproduz, no formato de texto, o(a) _______________ da campanha publicitária.

  • A. estratégia
  • B. target
  • C. posicionamento
  • D. atendimento
  • E. checklist

Leia a informação, abaixo, adaptada de uma postagem da assessoria de comunicação na página do Ministério das Cidades, no Facebook, em junho de 2013.

A agência que criou a campanha para o Ministério das Cidades, a Artplan, tenta atender ao pedido do cliente para mobilizar a sociedade, a fim de diminuir o número de acidentes nas estradas brasileiras. O filme busca transmitir a importância da prudência e do cuidado com a vida que todos devem ter antes de pegar a estrada, principalmente os motoristas profissionais que dirigem após o consumo de álcool e drogas. Todas as informações acima contextualizam o roteiro publicitário que uma campanha segue, desde sua solicitação pelo cliente até a veiculação das produções publicitárias nas diferentes mídias. Quanto ao caminho que uma campanha publicitária percorre (da solicitação do cliente à veiculação nas diferentes mídias), marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O atendimento dialoga com o cliente para colher as informações que devem estar nas mensagens publicitárias. Na sequência, o planejamento publicitário recebe este material e compartilha com o setor de pesquisa para colher informações adicionais.

( ) No planejamento, inicia-se o plano da campanha e há diálogo com os setores de criação, mídia, produção e atendimento, o qual é o elo entre agência e cliente.

( ) Após discussões com a agência, o planejamento direciona o conteúdo da mensagem, definindo o posicionamento de campanha, que deve conter proposição básica, justificativa, imagem desejada, mas não o slogan, pois este será desenvolvido posteriormente, pela criação junto com a mídia.

( ) A criação poderá iniciar o desenvolvimento das peças sugeridas assim que o planejamento tiver concluído seu trabalho. O setor de mídia também poderá iniciar seu trabalho, criando o plano a partir da delimitação da criação quanto às peças e seus formatos. A produção dos materiais efetivamente acontece com os produtores de rádio, TV e o setor impresso, acompanhando, juntamente às produtoras específicas, a execução dos materiais.

( ) Redação e apresentação do plano de campanha ao cliente, com orçamentos de produção e veiculação, além das peças publicitárias desenvolvidas em layout.

  • A. F/ V/ F/ V/ V
  • B. V/ V/ F/ F/ F
  • C. V/ V/ F/ F/ V
  • D. V/ V/ V/ F/ F
  • E. F/ F/ V/ V/ F

Com parceria da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o Ministério do Turismo lançou uma campanha publicitária para valorizar as características regionais brasileiras e trazer vibração para os megaeventos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Frases saudando os turistas com expressões locais remetem à cultura de cada cidade, além da palavra Welcome (bem-vindo, em inglês). É correto afirmar que, nesse caso, há uma ação

  • A. do setor de administração.
  • B. de assessoria de imprensa.
  • C. de marketing cultural.
  • D. de relacionamento interno.
  • E. de crowdsourcing.

O ambiente de marketing é tudo que está ao redor das atividades de uma empresa. De acordo com a informação, há uma preocupação com todo ambiente no qual o Brasil estará envolvido, na Copa de 2014. O ambiente é vulnerável a diversos acontecimentos e situações que colocam a empresa em um cenário de mudanças constantes. O conflito com esse ambiente de marketing dotado de mudanças, ameaças e oportunidades serve para as organizações observarem o mercado de forma mais profunda, planejar estratégias e programar ações que aumentem a vantagem competitiva de seus produtos e serviços, como visto no caso acima. O ambiente de marketing está dividido em dois tipos, os quais devem ser pensados pela gestão da organização. Assinale a alternativa que os apresenta.

  • A. Microambiente e Marketing Social.
  • B. Macroambiente e Gestão de Pessoas.
  • C. Microambiente e Macroambiente.
  • D. Microambiente e Sustentabilidade.
  • E. Sustentabilidade e Comunicação.

De acordo com o texto, é possível notar que os meios de comunicação ajustam o público-alvo à mensagem veiculada. Com base nos conceitos e nas características dos meios de comunicação, correlacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

1. Revista.

2. TV.

3. Rádio.

4. Jornal.

Coluna B

( ) Transmissão acessível a toda população, com grande cobertura demográfica e geográfica, permite concentração de audiência e segmentação. Dependendo do orçamento do anunciante, pode apresentar comercializações de 15s a 3min. Assis Chateaubriand foi o responsável por sua inserção no Brasil.

( ) Mídia local que apresenta alta cobertura com alta frequência de exposição. O formato comercial de 30s é o mais utilizado, mas também podem ser comercializados formatos de 10s, 15s, 45s e 1min, além dos patrocínios. Pode ser comunitário, até por apresentar maior quantidade de prestação de serviços. Roquete Pinto foi um nome de destaque para este meio.

( ) Apresenta editorias e cadernos temáticos, priorizando a informação, e contextualiza a investigação. Alguns títulos são auditados pelo IVC. Há controvérsias sobre quem teria sido o pioneiro no Brasil. Hipólito da Costa é um nome presente nesta controvérsia.

( ) Permitindo longevidade à mensagem, este meio de comunicação apresenta títulos gerais e específicos. Pode-se programar a dimensão da página para veiculações publicitárias.

O veículo O Cruzeiro foi destaque no cenário nacional.

  • A. 3/ 2/ 1/ 4
  • B. 4/ 3/ 2/ 1
  • C. 2/ 3/ 1/ 4
  • D. 2/ 4/ 3/ 1
  • E. 2/ 3/ 4/ 1
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