Questões de Comunicação Social da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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A Assessoria de Imprensa é um serviço prestado a instituições públicas e privadas, que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas dessas organizações para os veículos de comunicação em geral. Em relação à atuação do Assessor de Imprensa e às especificidades da função, é correto afirmar que

  • A.

    é obrigatório o pagamento mensal para serviços de Assessoria de Imprensa e é vedada pelo Código de Ética dos Jornalistas a contratação dos chamados “jobs”, que são os trabalhos curtos, contratados por tempo determinado.

  • B.

    Assessoria de Imprensa lida com informações, entretanto, o profissional não deve saber tudo que se passa na empresa/ instituição que assessora.

  • C.

    não há garantias de que o Assessor de Imprensa consiga espaços na mídia. Ele não deve fazer pressão junto aos colegas de redação.

  • D.

    a Assessoria de Imprensa trabalha como um departamento de vendas. Sua função é vender todo o tipo de produto ou serviço da empresa assessorada.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

___________ é uma ferramenta que a Assessoria de Imprensa utiliza para organizar as informações que está divulgando. Trata-se de um texto, cuja essência é a informação e deve se pautar pelo(a) ____________ e ______________. O título deve ser chamativo como uma manchete do jornal.

  • A.

    Release/ concisão/ objetividade

  • B.

    Clipping/ seleção/ apresentação

  • C.

    Sinopse/ resumo/ organização

  • D.

    Súmula/ organização/ seleção

O Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, que abrange direito de informar, de ser informado e de ter acesso à informação. Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, o Jornalista não pode admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão pela qual a

  • A.

    divulgação da informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação e deve ser cumprida, sempre dependendo da linha política de seus proprietários e/ou diretores ou da natureza econômica de suas empresas.

  • B.

    liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.

  • C.

    prestação de informações pelas organizações públicas, com exceção das não governamentais, deve ser considerada uma obrigação social.

  • D.

    obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciadas à comissão de ética competente, sendo facultativo o sigilo do denunciante.

O compromisso fundamental do Jornalista é com a verdade no relato dos fatos, devendo pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação. São, entre outros, deveres do Jornalista:

I. combater e denunciar todas as formas de corrupção, em especial quando exercidas com o objetivo de controlar a informação.

II. denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades, mas nunca à comissão de ética competente, ofício este destinado unicamente aos sindicatos da classe.

III. defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial as das crianças, adolescentes, mulheres, idosos, negros e minorias.

IV. combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

De acordo com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, compete à Comissão Nacional de Ética, entre outros,

  • A.

    julgar, em primeira instância, os recursos contra decisões de competência das comissões de ética dos sindicatos.

  • B.

    receber representação de competência da segunda instância quando ali houver incompatibilidade ou impedimento legal e em casos especiais definidos no Regimento Interno.

  • C.

    processar, mas não julgar, originariamente, denúncias de transgressão ao Código de Ética cometidas por Jornalistas integrantes da diretoria e do Conselho Fiscal da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), da Comissão Nacional de Ética e das comissões de ética dos sindicatos.

  • D.

    fazer denúncias públicas sobre casos de desrespeito aos princípios do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

A pirâmide invertida é um jargão jornalístico usado para identificar textos em que a parte mais importante da notícia ou informação é apresentada no início. Sobre a pirâmide invertida, analise as assertivas abaixo.

I. Poupa o tempo do leitor e permite que o texto seja cortado mais facilmente na hora da edição.

II. O contrário da pirâmide invertida, assim como do lead, é o “nariz de cera”.

III. Técnica para prender a atenção do leitor e conduzi-lo para o corpo da matéria, onde o fato será explicado com maiores detalhes.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

A pauta é o planejamento, o roteiro e a listagem dos fatos a serem cobertos no noticiário e dos assuntos a serem abordados em reportagens, além de eventuais indicações logísticas e técnicas: ângulo de interesse, dimensão pretendida da matéria, recursos disponíveis para o trabalho e sugestões de fontes. Sobre a pauta no jornalismo, é correto afirmar que

  • A.

    nunca devem ser mencionados em sua elaboração dados pessoais, como telefone e e-mail dos contatos, porque esta prática viola o Código de Ética dos Jornalistas.

  • B.

    deve ser sugerida e proposta somente pelo chefe de redação de jornal ou revista e apurada pelos repórteres.

  • C.

    se generalizou no Brasil com a revolução editorial dos jornais Última Hora e Diário Carioca.

  • D.

    o repórter deve seguir unicamente as informações contidas na pauta para que a reportagem tenha credibilidade.

A Internet permitiu a supressão do espaço. A ideia de “comunidade” deixou de ser definida pela proximidade geográfica e ganhou uma nova forma de construção a partir do encontro de indivíduos virtualizados. Fazer parte da internet significa se reunir ao redor de polos de atração referentes a gostos, preferências, ideias e atitudes. Sobre as comunidades virtuais, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    As comunidades virtuais podem ser definidas por grupos de pessoas que se reúnem para trocar informações sobre determinado tema. Os grupos de discussão, páginas de fãs, as páginas de discussão sobre vídeos postados, os webrings e sites de relacionamento são exemplos de comunidades virtuais.

  • B.

    Nas comunidades virtuais, é criado um ambiente virtual específico voltado ao desenvolvimento de ideias e atitudes de interesse individual a partir de relações de comunicação.

  • C.

    A comunidade virtual é regida por um número mínimo de características comuns entre os participantes, o suficiente para garantir a razão de ser do grupo ao redor de um elemento básico.

  • D.

    O sentido de comunidade se reforça no ambiente virtual da comunicação em rede e cria um espaço onde as identidades virtuais se movimentam livremente em um espaço de debate e troca.

Na comunicação, webwriting é o conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais. Desta forma,

  • A.

    nas mídias interativas, o poder está todo nas mãos do webwriter.

  • B.

    tanto a rede quanto o webwriting ainda são áreas em lento processo de evolução.

  • C.

    traduzir webwriting como redação on-line é definir uma área que tem um poder de comunicação específico.

  • D.

    a preocupação é com a informação como um todo, seja ela ícone, foto, filme, som e texto.

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