Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Avalie os itens abaixo e assinale a opção correta. ( ) Marketing e patrocínio têm características similares e podem ser considerados sinônimos. ( ) Ombudsman e Ouvidor têm características similares e podem mesmo ser considerados sinônimos. ( ) Comunicação Administrativa e Comunicação Mercadológica têm características similares e podem ser consideradas sinônimas. ( ) Comunicação Corporativa e Comunicação Institucional têm características similares e podem mesmo ser consideradas sinônimas.

  • A. F, V, F, F
  • B. V, F, V, F
  • C. F, F, V, F
  • D. V, F, V, V
  • E. F, V, V, V

A respeito de técnica e linguagem do jornalismo no rádio, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) A chamada entrevista "Simultânea" permite a montagem, possuindo entrada, desenvolvimento e encerramento.

( ) O texto manchetado é lido por dois ou mais apresentadores.

( ) Harmonia vocabular refere-se à riqueza expressiva da língua, que dá tonicidade e sonoridade harmônica à expressão vocabular.

  • A. V, V, F
  • B. F, F, F
  • C. F, V, F
  • D. V, F, V
  • E. F, F, V

O marketing, segundo Kotler (2000), pode ter diferentes tipificações. Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de marketing direto.

  • A.

    Conjunto organizado de dados sobre compradores e clientes potenciais que são acessíveis para receberem propostas.

  • B.

    Conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua grande maioria de curto prazo, visando estimular a compra mais rápida.

  • C.

    Estratégia eficaz de oferta para se ajustar às necessidades do mercado-alvo.

  • D.

    Estratégia para testar, sob condições reais de mercado, a eficácia de diferentes componentes de oferta.

  • E.

    É um sistema interativo de marketing, que utiliza um ou mais veículos de propaganda para efetuar uma resposta mensurável e/ou transação em qualquer local.

A pesquisa de opinião é uma técnica de mediação da opinião pública que permite investigar o problema de pesquisa no ambiente real. Sobre pesquisa de opinião, avalie os itens abaixo e identifique a opção errada.

  • A. Entrevista pessoal, entrevista por telefone e questionário enviado por correio são técnicas de coleta de dados para pesquisas de opinião.
  • B. A entrevista em profundidade pode ser definida como um recurso metodológico que busca, com base em teorias e pressupostos definidos pelo investigador, recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações que se deseja conhecer.
  • C. Aberta ou semiaberta são características que a entrevista qualitativa pode ter.
  • D. Como método quantitativo, a pesquisa de opinião também é chamada survey.
  • E. Entende-se como amostra da pesquisa o conjunto de pessoas que possuem características comuns e detém algum grau de informação sobre o tema a ser explorado.

A auditoria de comunicação nas organizações pode ser trabalhada sob várias perspectivas, a partir do paradigma em que a organização é estudada. Em qual dos paradigmas abaixo a organização é considerada como uma cultura?

  • A. Funcionalista tradicional.
  • B. Interpretativo.
  • C. Funcionalista contemporâneo.
  • D. Metafórico.
  • E. Instrumental-analítico.

Conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos, valores mentalidades e tipos de comportamento e de soluções de problemas que aprendemos em uma organização com os que nos cercam. Esta é uma definição relativa à (a)

  • A. inteligência organizacional
  • B. clima organizacional
  • C. cultura organizacional
  • D. ritos organizacionais
  • E. normas organizacionais

Proporcionam orientação uniforme e consistente nos casos de problemas, questões ou situações. Levam em consideração todas as condições relevantes existentes no momento em que for necessário agir. Devem levar em consideração as crenças, atitudes e preconceitos das pessoas. Este conjunto de definições se aplica a:

  • A. princípios da organização.
  • B. regras da organização.
  • C. filosofias da organização.
  • D. políticas da organização.
  • E. normas da organização.

Não é (são) fase(s) do planejamento de comunicação em uma organização:

  • A. Pesquisa.
  • B. Diagnóstico.
  • C. Identificação dos públicos.
  • D. Definição de objetos e metas.
  • E. Planos, projetos e programas.

Sobre publicações institucionais, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) House-organ é um termo inadequado para designar veículos jornalísticos institucionais, pois seu uso na literatura se refere apenas a publicações internas.

( ) Os jornais de empresa surgiram no Brasil nos anos 1960, resultado da ação de profissionais de recursos humanos. Ao final da década, passaram a ser assumidas por jornalistas. A profissionalização deu grande impulso à qualificação das publicações.

( ) Publicações customizadas são aquelas de grande tiragem e ampla distribuição que buscam informar sobre produtos à venda tendo como atrativo material jornalístico de boa qualidade.

  • A. F, V, F
  • B. F, F, F
  • C. V, F, F
  • D. V, V, F
  • E. V, F, V

Em relação à comunicação das organizações, analise as questões e indique a opção correta.

( ) Identidade corporativa e imagem corporativa são a mesma coisa. Ambas representam como uma empresa é percebida pelos públicos de interesse.

( ) Os indivíduos e grupos de interesse que exercem pressão sobre os procedimentos estratégicos das corporações e estão sujeitos a serem afetados de diferentes maneiras pelas decisões do comando da organização são chamados stakeholders.

( ) Nome da marca é o nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou combinação entre eles, que pode ser descrito por palavras.

( ) Uma marca necessariamente traz um único nível de significado.

  • A. F, F, F, F
  • B. V, V, F, F
  • C. F, F, V, V
  • D. F, V, F, V
  • E. V, F, V, F
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...