Lista completa de Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Avalie os itens abaixo e assinale a opção correta. ( ) Marketing e patrocínio têm características similares e podem ser considerados sinônimos. ( ) Ombudsman e Ouvidor têm características similares e podem mesmo ser considerados sinônimos. ( ) Comunicação Administrativa e Comunicação Mercadológica têm características similares e podem ser consideradas sinônimas. ( ) Comunicação Corporativa e Comunicação Institucional têm características similares e podem mesmo ser consideradas sinônimas.
A respeito de técnica e linguagem do jornalismo no rádio, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) A chamada entrevista "Simultânea" permite a montagem, possuindo entrada, desenvolvimento e encerramento.
( ) O texto manchetado é lido por dois ou mais apresentadores.
( ) Harmonia vocabular refere-se à riqueza expressiva da língua, que dá tonicidade e sonoridade harmônica à expressão vocabular.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O marketing, segundo Kotler (2000), pode ter diferentes tipificações. Assinale a opção que apresenta corretamente o conceito de marketing direto.
Conjunto organizado de dados sobre compradores e clientes potenciais que são acessíveis para receberem propostas.
Conjunto diversificado de ferramentas de incentivo, em sua grande maioria de curto prazo, visando estimular a compra mais rápida.
Estratégia eficaz de oferta para se ajustar às necessidades do mercado-alvo.
Estratégia para testar, sob condições reais de mercado, a eficácia de diferentes componentes de oferta.
É um sistema interativo de marketing, que utiliza um ou mais veículos de propaganda para efetuar uma resposta mensurável e/ou transação em qualquer local.
A pesquisa de opinião é uma técnica de mediação da opinião pública que permite investigar o problema de pesquisa no ambiente real. Sobre pesquisa de opinião, avalie os itens abaixo e identifique a opção errada.
A auditoria de comunicação nas organizações pode ser trabalhada sob várias perspectivas, a partir do paradigma em que a organização é estudada. Em qual dos paradigmas abaixo a organização é considerada como uma cultura?
Conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos, valores mentalidades e tipos de comportamento e de soluções de problemas que aprendemos em uma organização com os que nos cercam. Esta é uma definição relativa à (a)
Proporcionam orientação uniforme e consistente nos casos de problemas, questões ou situações. Levam em consideração todas as condições relevantes existentes no momento em que for necessário agir. Devem levar em consideração as crenças, atitudes e preconceitos das pessoas. Este conjunto de definições se aplica a:
Não é (são) fase(s) do planejamento de comunicação em uma organização:
Sobre publicações institucionais, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) House-organ é um termo inadequado para designar veículos jornalísticos institucionais, pois seu uso na literatura se refere apenas a publicações internas.
( ) Os jornais de empresa surgiram no Brasil nos anos 1960, resultado da ação de profissionais de recursos humanos. Ao final da década, passaram a ser assumidas por jornalistas. A profissionalização deu grande impulso à qualificação das publicações.
( ) Publicações customizadas são aquelas de grande tiragem e ampla distribuição que buscam informar sobre produtos à venda tendo como atrativo material jornalístico de boa qualidade.
Em relação à comunicação das organizações, analise as questões e indique a opção correta.
( ) Identidade corporativa e imagem corporativa são a mesma coisa. Ambas representam como uma empresa é percebida pelos públicos de interesse.
( ) Os indivíduos e grupos de interesse que exercem pressão sobre os procedimentos estratégicos das corporações e estão sujeitos a serem afetados de diferentes maneiras pelas decisões do comando da organização são chamados stakeholders.
( ) Nome da marca é o nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou combinação entre eles, que pode ser descrito por palavras.
( ) Uma marca necessariamente traz um único nível de significado.
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