Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A rede de fontes que os órgãos de informação estabelecem como instrumento essencial para o seu funcionamento, reflete, por um lado, a estrutura social e de poder existente e, por outro, organiza-se a partir das exigências dos procedimentos produtivos. As fontes que se situam à margem destas duas determinações, muito dificilmente podem influir, de forma eficaz, na cobertura informativa. Quais os estudos que deram a conhecer este aspecto sobre as fontes?

  • A. Estudos sobre o modelo comunicativo da teoria hipodérmica.
  • B. Estudos sobre os valores da notícia.
  • C. Estudos sobre newsmaking.
  • D. Estudos sobre a indústria cultural.
  • E. Estudos sobre opinião pública.

É orientação típica a ser dada a fontes de informações durante media training:

( ) fazer a contribuição tão completa e informativa quanto possível.

( ) ignorar os pressupostos do jornalista e responder objetivamente a questão colocada.

( ) preparar com o repórter as mensagens-chave a serem transmitidas durante a entrevista.

( ) valorizar o jornalista e atendê-lo diretamente evitando intermediação de secretárias e assessores. Avalie os itens acima e marque a opção correspondente.

  • A. V, V, F, F
  • B. F, V, F, V
  • C. F, F, V, V
  • D. F, F, F, F
  • E. V, F, F, V

As fontes de informação hoje são cada vez mais preparadas e atuantes no sistema de informação jornalística. Isto ajuda a sociedade a se manter informada, mas também pode conduzir a práticas de manipulação da informação. Sobre as fontes de informação, avalie os itens abaixo e marque a opção correspondente.

( ) O porta-voz, responsável por falar oficialmente em nome da organização, é também chamado de gatekeeper.

( ) Um tipo de evento programado pelas fontes é o chamado pseudo-evento. Ele tem natureza promocional e assume características que o distinguem do evento espontâneo ou natural.

( ) Um assessor de imprensa deve ser orientado a plantar matérias no noticiário, de maneira a promover a organização ou assessorado, colher visibilidade e informar com precisão a sociedade sobre temas de interesse público.

  • A.

    F, V, F

  • B.

    V, V, F

  • C.

    F, F, F

  • D.

    V, V, V

  • E.

    F, F, V

A respeito de termos e conceitos utilizados no trabalho de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e indique a opção correspondente.

( ) As informações colocadas estrategicamente no noticiário, as quais visam gerar desdobramentos junto à opinião pública ou a determinados interessados, são chamadas Acontecimentos Programados.

(  ) Afifinar o Discurso, em assessoria de comunicação, significa treinar uma fonte para saber apresentar com qualidade e clareza determinadas informações aos jornalistas.

(  ) Papagaio de Pirata são as pessoas que aproveitam o assédio da imprensa a uma autoridade ou a uma personagem para darem entrevista.

  • A. F, F, V
  • B. F, V, F
  • C. V, F, F
  • D. F, F, F
  • E. V, V, F

A respeito de técnica de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) Um acordo tácito firmado pela assessoria de imprensa com jornalistas para que determinado material seja divulgado a partir de data previamente combinada é chamado de Embargo.

( ) Na divulgação de um evento, o esquema de interpretação que organiza mensagens e ocorrências com vistas à obtenção de sentido é chamado Enquadramento.

( ) O trabalho de assessores de imprensa é difundir notícias de interesse da organização em que atua. Nesse sentido, a divulgação jornalística é sua tarefa essencial.

( ) Turbinar a notícia, em assessoria de imprensa, é uma atitude considerada desonesta, já que busca enganar o jornalista.

  • A. V, F, V, V
  • B. F, V, F, F
  • C. V, V, F, F
  • D. F, V, V, F
  • E. V, V, F, V

O Assessor de Imprensa deve orientar o entrevistado a, durante uma entrevista:

( ) Utilizar o recurso do "off the record" caso não possa assumir a responsabilidade pela informação.

( ) dizer só o que gostaria de ver publicado, mas dentro disso, falar objetivamente e claro.

( ) solicitar o texto depois de ser produzido e antes de ser publicado – mas apenas para verificação dos dados.

Avalie os itens acima e marque a opção correspondente.

  • A.

    V, F, V

  • B.

    F, V, V

  • C.

    V, V, F

  • D.

    F, F, F

  • E.

    F, V, F

Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

( ) O grau de previsibilidade de uma mensagem pode ser caracterizado como Redundância.

( ) Uma figura de retórica que acontece quando se estende um significado a outro significante, comparando-os implicitamente entre si define uma Metonímia.

( ) Quando se substitui um signo por outro com o fim de provocar transferências associativas de uma realidade a outra se estabelece uma Metáfora. Utiliza-se, assim, o signo pela coisa significada, designando-se uma coisa com o nome de outra.

( ) Opor dois signos ou grupos de signos entre si, de modo a realçar ou fortalecer um deles, caracteriza uma Antítese.

  • A. F, F, V, V
  • B. V, F, F, F
  • C. V, F, F, V
  • D. F, F, F, V
  • E. V, V, F, F

A comunicação interpessoal é um instrumento de comunicação muito importante na comunicação das organizações. Não é variante da comunicação interpessoal

  • A. conversa entre duas pessoas em um corredor.
  • B. videoconferência com os participantes em estados diferentes.
  • C. um depoimento transmitido pelo sistema de som da empresa.
  • D. discurso em um auditório lotado.
  • E. uma conversa por telefone.

É a atitude mais correta no planejamento de uma publicação empresarial:

  • A. após a primeira edição, pesquisar para saber se o veículo está adequado ao público.
  • B. dar prioridade ao retorno de publicações anteriores da empresa e que por qualquer motivo tenham deixado de ser editadas.
  • C. estabelecer os objetivos e logo depois fazer uma pesquisa para definir as características do veículo.
  • D. criar um conselho editorial.
  • E. estimular a disseminação da presença dos dirigentes e porta-vozes na publicação.

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.

( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.

( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.

( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

  • A. F, F, F, F
  • B. V, V, F, F
  • C. F, V, V, F
  • D. V, V, V, V
  • E. F, F, F, V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...