Lista completa de Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O estudo da evolução do conceito de opinião pública permite identificar várias etapas. Uma delas não é:
Sobre opinião pública, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.
( ) A opinião pública é forjada como um produto da atividade social. É um fenômeno coletivo que se apóia em uma realidade individual.
( ) São fatores que atuam na formação da opinião pública: a família, a educação, os grupos sociais e os meios de comunicação de massa.
( ) A opinião pública implica na existência de outras opiniões distintas dela.
( ) Em teoria da opinião pública, atitude e opinião são diferentes. Atitude se vincula a hábitos e comportamento manifesto. Opinião tem caráter verbal e simbólico.
A respeito dos conceitos sobre notícia, avalie os itens abaixo e marque a opção correspondente.
( ) A produção da notícia exige uma negociação entre o acontecimento e seus atributos. No campo da assessoria de imprensa, também exige uma negociação entre assessores e dirigentes da organização. Assim, há uma negociação interna e externa no ambiente de assessoria de imprensa.
( ) O fato de uma notícia existir apenas enquanto conteúdo jornalístico objetivo pode ser caracterizado como metaacontecimento.
( ) As decisões tomadas pelos jornalistas no processo de produção das notícias podem ser entendidas a partir do acompanhamento do jornalista no seu contexto mais imediato – o da organização para o qual ele trabalha.
A respeito do serviço de contratação de serviços de publicidade no governo, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.
( ) A legislação de publicidade não permite concessão de comissão ou desconto sobre a propaganda encaminhada diretamente aos veículos de divulgação por um governo.
( ) O desconto legal devido pelos veículos de comunicação às agências de propaganda é de 17%.
( ) Um veículo de comunicação pode entrar em contato diretamente com a área de planejamento de mídia de um governo que possua agência de publicidade, buscando oferecer melhor preço de veiculação.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A respeito da técnica de produção da notícia no jornalismo, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) O processo de Decupagem inclui a transcrição na íntegra das falas contidas em uma gravação.
( ) Um anúncio dado por um locutor como se fosse depoimento pessoal natural é chamado de Chancela.
( ) O texto cercado, que faz parte do conjunto principal de material jornalístico, é também chamado Retranca.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A respeito da técnica e da linguagem jornalística, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) A pauta é o elenco de temas ou assuntos a serem observados pelo jornalista. A angulagem é a indicação da maneira por meio da qual os acontecimentos devem ser observados e relatados pelo jornalista.
( ) O uso de copidesque é um recurso editorial para a unificação da linguagem utilizada e para correção dos eventuais deslizes gramaticais. Também serve como recurso para controle editorial.
( ) No universo opinativo de um veículo impresso, um Cartoon é uma crítica humorística de um fato ou acontecimento específico. Trata-se de uma reprodução gráfica de uma notícia já conhecida do público, segundo a ótica do desenhista, que pode se apresentar somente por meio de imagens quando combinando imagens e texto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A respeito da técnica do jornalismo e de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.
( ) O Follow-up muitas vezes é questionado por jornalistas, pois esses profissionais não gostam de ligações de assessores para redações para saber a respeito do encaminhamento de uma pauta ou matéria.
( ) O melhor momento de ligar para uma redação jornalística é durante o fechamento, já que permite aproveitar a oportunidade em que a edição está sendo fechada para inserir pautas adequadas às necessidades do veículo naquele momento estratégico.
( ) O clipping permite ao dirigente e ao assessor ter uma visão precisa dos acontecimentos relacionados com a organização, ao oferecer uma análise sobre temas previamente determinados.
Existem várias estratégias de marketing de acordo com os diversos estágios de um produto. Assinale abaixo a opção que apresenta uma estratégia de marketing específica do estágio de introdução.
Aumentar a qualidade do produto e acrescentar novos modelos e estilos melhorados.
Deixar de fazer propaganda para criar consciência do produto e passar a fazer propaganda para obter convicção e compra do produto.
Lançar o produto a um preço e gastar o máximo possível em promoção, tendo em vista obter uma rápida penetração e a maior participação de mercado.
Baixar os preços para atrair os consumidores sensíveis ao preço.
Tentar converter não usuários do produto e tentar entrar em novos segmentos do mercado.
Exercícios que simulam situações reais em televisão, rádio e entrevista on line seguidos de alertas, críticas e sugestões são características de
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Verifique os conceitos abaixo e assinale a opção correta.
( ) Uma introdução vaga em uma matéria caracteriza o nariz de cera.
( ) O recurso de utilizar uma palavra apenas para ganhar alguns sinais na diagramação é chamado Encampar.
( ) O desdobramento de uma notícia nos dias seguintes a sua publicação no jornal caracteriza a Muleta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...