Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estudo da evolução do conceito de opinião pública permite identificar várias etapas. Uma delas não é:

  • A. vínculo ao livre fluxo de informações, pressuposto da imprensa livre.
  • B. equiparação do público com a massa.
  • C. produto de um processo de comunicação intrínseco às massas, que não está preso nem ao uso da razão nem ligado à dominação política.
  • D. a opinião que subjetivamente se supõe como dominante.
  • E. opinião predominante daqueles que são atingidos com certo nível de impacto pelos meios de comunicação de massa.

Sobre opinião pública, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) A opinião pública é forjada como um produto da atividade social. É um fenômeno coletivo que se apóia em uma realidade individual.

( ) São fatores que atuam na formação da opinião pública: a família, a educação, os grupos sociais e os meios de comunicação de massa.

( ) A opinião pública implica na existência de outras opiniões distintas dela.

( ) Em teoria da opinião pública, atitude e opinião são diferentes. Atitude se vincula a hábitos e comportamento manifesto. Opinião tem caráter verbal e simbólico.

  • A. F, V, F, F
  • B. V, F, V, F
  • C. F, V, F, V
  • D. V, V, V, V
  • E. V, V, F, V

A respeito dos conceitos sobre notícia, avalie os itens abaixo e marque a opção correspondente.

( ) A produção da notícia exige uma negociação entre o acontecimento e seus atributos. No campo da assessoria de imprensa, também exige uma negociação entre assessores e dirigentes da organização. Assim, há uma negociação interna e externa no ambiente de assessoria de imprensa.

( ) O fato de uma notícia existir apenas enquanto conteúdo jornalístico objetivo pode ser caracterizado como metaacontecimento.

( ) As decisões tomadas pelos jornalistas no processo de produção das notícias podem ser entendidas a partir do acompanhamento do jornalista no seu contexto mais imediato – o da organização para o qual ele trabalha.

  • A. F, V, V
  • B. V, F, V
  • C. F, F, F
  • D. V, V, F
  • E. F, V, F

A respeito do serviço de contratação de serviços de publicidade no governo, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) A legislação de publicidade não permite concessão de comissão ou desconto sobre a propaganda encaminhada diretamente aos veículos de divulgação por um governo.

( ) O desconto legal devido pelos veículos de comunicação às agências de propaganda é de 17%.

( ) Um veículo de comunicação pode entrar em contato diretamente com a área de planejamento de mídia de um governo que possua agência de publicidade, buscando oferecer melhor preço de veiculação.

  • A. F, F, V
  • B. F, V, F
  • C. V, F, F
  • D. V, V, F
  • E. F, F, F

A respeito da técnica de produção da notícia no jornalismo, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) O processo de Decupagem inclui a transcrição na íntegra das falas contidas em uma gravação.

( ) Um anúncio dado por um locutor como se fosse depoimento pessoal natural é chamado de Chancela.

( ) O texto cercado, que faz parte do conjunto principal de material jornalístico, é também chamado Retranca.

  • A. F, V, F
  • B. V, F, F
  • C. V, V, F
  • D. F, F, F
  • E. F, F, V

A respeito da técnica e da linguagem jornalística, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) A pauta é o elenco de temas ou assuntos a serem observados pelo jornalista. A angulagem é a indicação da maneira por meio da qual os acontecimentos devem ser observados e relatados pelo jornalista.

( ) O uso de copidesque é um recurso editorial para a unificação da linguagem utilizada e para correção dos eventuais deslizes gramaticais. Também serve como recurso para controle editorial.

( ) No universo opinativo de um veículo impresso, um Cartoon é uma crítica humorística de um fato ou acontecimento específico. Trata-se de uma reprodução gráfica de uma notícia já conhecida do público, segundo a ótica do desenhista, que pode se apresentar somente por meio de imagens quando combinando imagens e texto.

  • A. F, V, F
  • B. F, F, V
  • C. V, F, F
  • D. V, V, F
  • E. F, F, F

A respeito da técnica do jornalismo e de assessoria de imprensa, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) O Follow-up muitas vezes é questionado por jornalistas, pois esses profissionais não gostam de ligações de assessores para redações para saber a respeito do encaminhamento de uma pauta ou matéria.

( ) O melhor momento de ligar para uma redação jornalística é durante o fechamento, já que permite aproveitar a oportunidade em que a edição está sendo fechada para inserir pautas adequadas às necessidades do veículo naquele momento estratégico.

( ) O clipping permite ao dirigente e ao assessor ter uma visão precisa dos acontecimentos relacionados com a organização, ao oferecer uma análise sobre temas previamente determinados.

  • A. F, V, V
  • B. V, F, V
  • C. F, F, F
  • D. V, V, F
  • E. V, F, F

Existem várias estratégias de marketing de acordo com os diversos estágios de um produto. Assinale abaixo a opção que apresenta uma estratégia de marketing específica do estágio de introdução.

  • A.

    Aumentar a qualidade do produto e acrescentar novos modelos e estilos melhorados.

  • B.

    Deixar de fazer propaganda para criar consciência do produto e passar a fazer propaganda para obter convicção e compra do produto.

  • C.

    Lançar o produto a um preço e gastar o máximo possível em promoção, tendo em vista obter uma rápida penetração e a maior participação de mercado.

  • D.

    Baixar os preços para atrair os consumidores sensíveis ao preço.

  • E.

    Tentar converter não usuários do produto e tentar entrar em novos segmentos do mercado.

Exercícios que simulam situações reais em televisão, rádio e entrevista on line seguidos de alertas, críticas e sugestões são características de

  • A. Media training.
  • B. Reunião de briefing.
  • C. Painel de definição de mensagens-chave.
  • D. Enquadramento de mensagem.
  • E. Análise SWAT.

Verifique os conceitos abaixo e assinale a opção correta.

( ) Uma introdução vaga em uma matéria caracteriza o nariz de cera.

( ) O recurso de utilizar uma palavra apenas para ganhar alguns sinais na diagramação é chamado Encampar.

( ) O desdobramento de uma notícia nos dias seguintes a sua publicação no jornal caracteriza a Muleta.

  • A. V, V, V
  • B. V, F, F
  • C. V, F, V
  • D. F, F, V
  • E. F, V, F
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...