Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Sobre esses conceitos, é correto afirmar que

  • A. inexistem diferenças entre a reportagem e a opinião.
  • B. toda reportagem apresenta a opinião clara do repórter.
  • C. a reportagem mostra as circunstâncias sem partidarização.
  • D. a opinião sempre trabalha com isenção total.
  • E. a opinião e a reportagem são feitas a partir de entrevistas.

A elaboração de uma peça na produção publicitária compreende inúmeras etapas. Entre as primeiras a serem desenvolvidas encontra-se aquela em que os envolvidos na produção da campanha apresentam inúmeras ideias para serem discutidas, algumas às vezes até disparatadas, com o objetivo de elaborar uma peça bastante criativa. Esse processo é chamado de

  • A. briefing.
  • B. slogan.
  • C. jingles.
  • D. feedback.
  • E. brainstorm.

Na criação de um house organ por uma empresa ou instituição é recomendável que o veículo possua um Conselho Editorial formado por representantes da assessoria de comunicação, por representantes da direção e dos empregados. A principal finalidade desse Conselho Editorial é

  • A. zelar pelos interesses e assuntos da direção.
  • B. atender todos pedidos dos stakeholders.
  • C. discutir as pautas e avaliar os seus resultados.
  • D. priorizar os produtos ou serviços da empresa.
  • E. fiscalizar os textos a serem publicados.

Para a produção de um telejornal faz-se necessário o domínio e o conhecimento de várias técnicas que, ao serem bem utilizadas, garantem o seu êxito. Quando não foi possível captar as imagens ou não houve tempo para editá-las, o repórter apresenta diretamente à câmara o que foi apurado na realização da matéria. Esse recurso é chamado de

  • A. PAN.
  • B. gossips.
  • C. teaser.
  • D. off.
  • E. stand up.

Na redação jornalística, a técnica conhecida como pirâmide invertida é desenvolvida, fundamentalmente, a partir

  • A. do lead.
  • B. da ilustração.
  • C. do texto-legenda.
  • D. do infográfico.
  • E. da legenda.

O texto no fotojornalismo NÃO tem a função de

  • A. chamar a atenção para alguns elementos da fotografia.
  • B. complementar com informações o que foi retratado.
  • C. interpretar o conteúdo do que foi fotografado.
  • D. dispensar a leitura da matéria principal, pela síntese da legenda.
  • E. abrir outras possibilidades de significação da fotografia.

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte. (BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários)

Essa é a definição para

  • A. shooting board.
  • B. briefing.
  • C. travelling.
  • D. storyboard.
  • E. trucking shot.

As reportagens radiofônicas muitas vezes reproduzem o som dos locais em que foram gravadas. Do ponto de vista do produto jornalístico essa reprodução é

  • A. negativa, pois compromete a qualidade da reportagem.
  • B. positiva, pois passa o clima do acontecimento.
  • C. indiferente, pois o que vale é a voz do entrevistado.
  • D. prejudicial, pois afeta a compreensão dos ouvintes.
  • E. recomendável, pois mostra que a reportagem não foi inventada.

O assessor de comunicação de uma instituição recebe contato da produção de um programa televisivo de grande audiência informando que será veiculada reportagem sobre um procedimento que ocorre na instituição e pede uma nota oficial com o posicionamento. Após reunião com a presidência, optou-se por responder à solicitação e produzir a nota. Marque V para verdadeiro e F para falso nos procedimentos adotados pelo assessor no tratamento a este caso.

( ) Entrar em contato com o departamento envolvido no procedimento citado pela produção do programa e recolher as informações necessárias.

( ) Levantar histórico sobre eventuais ocorrências anteriores.

( ) Levantar os aspectos positivos da instituição para acrescentar à nota, além da resposta pedida pelo veículo de comunicação.

( ) Redigir a nota e passar pela revisão da presidência antes do envio ao veículo.

( ) Enviar a nota para o veículo de comunicação dentro do horário combinado.

( ) Esperar ultrapassar o dead line pedido pelo veículo para evitar que novos assuntos possam aparecer e só enviar a nota quando o programa já estiver no ar.

A sequência correta e respectiva consta em

  • A. V – V – V – V – F – V
  • B. V – V – V – V – V – F
  • C. V– V – F – V – V – F
  • D. V – V – V – F – V – F
  • E. V – F – V – V – V – F

O teórico Marshall McLuhan em seu Os meios de comunicação como extensões do homem divide os meios entre quentes e frios. Ele sintetiza que Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos, acrescentando também que Um meio quente permite menos participação do que um frio. Segundo o próprio McLuhan, são meios frios o

  • A. rádio e a televisão.
  • B. cinema e o telefone.
  • C. rádio e o cinema.
  • D. telefone e a televisão.
  • E. rádio e o telefone.
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