Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considerando que o léxico... é também escolhido em função do repertório do público-alvo, visando a uma aproximação com este (CARRASCOZA, 2004, p.70).

Quando esse autor se refere ao léxico escolhido em função do repertório de um determinado público, ele enfatiza

  • A. a escolha de um repertório fotográfico sobre publicidades conhecidas.
  • B. a escolha da palavra léxico como ponto de contato entre consumidor e marca.
  • C. a preferência do consumidor por produtos complexos.
  • D. a dimensão psicológica do afeto do consumidor pela marca de preferência.
  • E. o vocabulário utilizado para adequação da comunicação entre marca e consumidor.

Cada rede social tem características próprias, mas todas elas servem para, entre outras finalidades, armazenar informações e conhecimento. Para transformar um conjunto de perfis em um ecossistema de difusão de conteúdo e relacionamento com usuários em uma dinâmica de comunicação em rede é necessário

  • A. utilizar alta tecnologia de produção audiovisual para oferecer aos meios digitais a mesma qualidade usada na mídia eletrônica, como a TV e o rádio, potencializando a atratividade.
  • B. fazer com que estas redes se retroalimentem, aproveitando conteúdo de uma para a outra, como por exemplo incorporar vídeos de um site de compartilhamentos em um blog etc.
  • C. escolher a rede social com maior potencial tecnológico e de publicação, o que tornará mais provável a concentração em serviços de compartilhamento de imagens.
  • D. construir um website completo e que consiga competir tecnologicamente e suprimir a necessidade de uso das redes sociais.
  • E. evitar o uso de redes sociais de relacionamento para não gerar a necessidade de produzir conteúdos distintos dos veiculados no website oficial da organização.

Fabio França (Conceituação Lógica de Públicos e Relações Públicas), estabelece uma definição de públicos de uma organização que se pretende “aplicável a todos os tipos de relacionamento” de uma organização. Os “essenciais” são definidos pelo grau de dependência que a organização tem desses públicos; os “não essenciais” são identificados pela sua participação/ envolvimento nas atividades-fim da organização, enquanto os públicos de “redes de interferência” são aqueles que podem afetar a organização e seus negócios. O relacionamento com a imprensa, nessa definição lógica, é uma ação com um público

  • A. essencial, embora externo.
  • B. essencial, pois afeta internamente.
  • C. não essencial, por ser externo.
  • D. não essencial, embora externo.
  • E. de rede de interferência.

Uma das principais revoluções do jornalismo digital foi o uso do hipertexto. Sobre este recurso, é correto afirmar:

  • A. A não linearidade proporcionada pelo seu uso não influi no índice de audiência das diferentes áreas do portal.
  • B. É um conteúdo que se expande e se contrai de acordo com as necessidades do redator e do usuário.
  • C. Está presente nas webs 1.0 e 2.0. Foi substituído na web 3.0 pela hipermídia.
  • D. Com a inclusão de conteúdos em áudio e vídeo, aumentaram os postos de trabalho, pois para uma mesma cobertura são enviados mais repórteres.
  • E. Ao clicar no hipertexto o usuário tem acesso aos conteúdos complementares, já o hiperlink dá acesso a outros endereços http.

Considere:

I. A diferença entre o jornalismo e a ciência está no formato textual, pois enquanto um busca se comunicar com um público amplo, o outro se dirige somente à comunidade científica.

II. A informação jornalística e o conhecimento científico estão em níveis distintos de trabalho cognitivo, sendo que somente o segundo depende de validação em método válido e reprodutível.

III. A finalidade do jornalismo e da editoração na popularização do conhecimento é tornar a ciência e a filosofia compreensíveis para o público não especializado.

IV. O jornalismo trata de forma científica os seus textos em todas as editorias, desde política, economia e esportes até cultura e astronomia.

V. Na divulgação científica o jornalista não reproduz experimentos ou análises empíricas realizadas por cientistas, mas pode analisar os procedimentos de pesquisa para verificar a credibilidade da fonte, ou seja, do pesquisador e os resultados de sua pesquisa.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. II, III e V.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. I, II e V.

No panorama do jornalismo cultural no Brasil, é correto afirmar que

  • A. a crise dos impressos não teve impacto n essa especialização do jornalismo.
  • B. a publicação de biografias não representam um novo campo de atuação do jornalismo cultural.
  • C. a cobertura de celebridades e fenômenos de audiência ocupa espaço cada vez menor nos cadernos de cultura.
  • D. a indústria cultural é um dos fatores de influência na pauta dos cadernos culturais.
  • E. os críticos dos cadernos culturais ainda são os principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso das obras, mesmo com as redes sociais.

O planejamento de comunicação de uma organização deve situar a organização na sociedade e no contexto em que está inserida. A partir deste diagnóstico, relaciona-se com seus agentes ou grupos (internos e externos), ou seja, os públicos, a opinião pública e a sociedade. As propostas deste planejamento devem considerar o uso de um mix de comunicação organizacional integrada formado por

  • A. definição de produto, preço, praça e promoção.
  • B. objetivos de neuromarketing, endomarketing, promoção e merchandising.
  • C. previsão de cobertura, frequência, intensidade e continuidade.
  • D. comunicação administrativa, interna, institucional e mercadológica.
  • E. reconhecimento de fatos, formas de relatar, organização do trabalho e publicação.

A tática narrativa usada na gestão de comunidades digitais na qual são usados textos, fotos, vídeos e memes, entre outros, na construção de histórias únicas e reais sobre temas de interesse dos membros dessa comunidade digital, criando engajamento e proximidade, é chamada de

  • A. gatekeeping.
  • B. casting.
  • C. newsmaking.
  • D. spoiler.
  • E. storytelling.

Uma das características da linguagem da publicidade e da propaganda é o diálogo entre texto e imagem, fundamental para a perfeita comunicação com o consumidor. Além disso, a estruturação do texto publicitário apresenta também, entre suas principais características,

  • A. a elaboração de frases curtas e o uso da ordem indireta.
  • B. o abuso na utilização de gírias para agradar o consumidor.
  • C. o descompromisso com o vernáculo gramaticalmente correto.
  • D. a persuasão, a concisão e o caráter informativo.
  • E. o uso de expressões estrangeiras universalizadas.

Considere:

1. Imagem institucional.

2. Identidade institucional.

3. Instrumento coleta de dados de percepção.

4. Pesquisa de imagem institucional.

( ) Ação metódica e sistematizada para verificação de como a organização é percebida por seus públicos.

( ) Impressão que os diversos públicos têm, de forma inconsciente, de uma determinada organização.

( ) Aquilo que uma organização deseja que o seu público pense a seu respeito, sua natureza e sua cultura.

( ) Meio com o qual uma organização coleta dados para verificar como ela é percebida por seu público.

Relacionando-se o conceito com a respectiva definição, obtém-se a seguinte ordem:

  • A. 2, 4, 3, 1.
  • B. 3, 2, 1, 4.
  • C. 1, 4, 3, 2.
  • D. 4, 3, 1, 2.
  • E. 4, 1, 2, 3.
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