Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Matérias jornalísticas elaboradas com a finalidade de divulgar conhecimento são aquelas que

  • A. se espalham dentro das comunidades científicas nos âmbitos das disciplinas específicas, conforme classificação CNPq.
  • B. divulgam os resultados mais espetaculares de ciências exatas e naturais, como a astrofísica, a biologia e a medicina.
  • C. aplicam linguagem científica à divulgação de informações normalmente elaboradas no modelo da pirâmide invertida.
  • D. traduzem a divulgação realizada dentro das comunidades científicas para termos compreensíveis ao público leigo.
  • E. pontuam dentro de uma publicação quando está tratando de temas não ligados à economia, à política e aos esportes.

No rádio, depois da gravação de uma entrevista, é preciso dividi-la, cronometrá-la e posteriormente fazer sua decupagem. Esse trabalho visa fundamentalmente a

  • A. levantar as possibilidades de corte e em que momento isso é possível.
  • B. detectar o posicionamento político do entrevistado.
  • C. verificar se o entrevistado citou emissoras concorrentes.
  • D. pautar a realização da matéria com a entrevista.
  • E. constatar a existência de propaganda indireta de algum produto.

Uma empresa de autopeças recebeu prêmio de qualidade de uma das duas maiores montadoras de automóveis do mundo. O assessor de comunicação recebeu a tarefa de produzir um texto para os veículos internos, um release para comunicar a imprensa e também de escrever um texto que seria publicado no jornal de uma cidade do interior em que esta empresa tinha uma filial. Considere as proposições abaixo.

I. Os jornalistas adotam critérios de seleção (o que vai ser, ou não, publicado) e de construção (como a notícia será escrita). Mesmo em situações como a do cenário acima, o assessor de comunicação deve adotar critérios diferentes de constru ção. Nem todos os textos deverão seguir a mesma abordagem.

PORQUE

II. Apesar dos critérios de seleção serem os mesmos (a empresa recebeu um importante selo de qualidade), o release para os veículos de imprensa não deve conter aspas do presidente da empresa, enquanto no texto para o jornal do interior estas aspas são facultativas e, nos que serão publicados nos veículos internos, obrigatórias.

É correto afirmar que

  • A. ambas são corretas e a segunda explica a primeira.
  • B. a primeira é correta, a segunda está incorreta e não explica a primeira.
  • C. ambas são corretas, mas a segunda não explica a primeira.
  • D. as duas estão incorretas.
  • E. a segunda está correta e a primeira está incorreta.

Na redação publicitária, sua importância é muito grande, tendo entre suas características principais a concisão, ser facilmente repetível, resumir os conceitos da marca e os diferenciais do produto. As qualidades apresentadas são inerentes ao

  • A. título.
  • B. briefing.
  • C. slogan.
  • D. box.
  • E. texto-legenda.

Os teóricos desta escola defendiam a ideia que os meios de comunicação de massa reforçam a ordem estabelecida e o status quo. Toda a produção e reprodução da cultura é realizada em função dos meios eletrônicos de comunicação que tendem a organizar todo o processo em virtude do poder de sua abrangência e dinamismo. Essa teoria se opõe aos estudiosos de outra escola que procuraram comprovar que os meios de comunicação eram responsáveis pela transmissão da herança social; o estabelecimento de relações dos componentes da sociedade para se ajustarem ao meio e promoverem a vigilância do meio ambiente.

O texto descreve, respectivamente, as escolas da comunicação

  • A. Funcionalista e Toronto.
  • B. Funcionalista e Frankfurt.
  • C. Crítica e Sociológica Europeia.
  • D. Frankfurt e Funcionalista.
  • E. Frankfurt e Toronto.

Considere as afirmativas abaixo.

I. O release, assim como a tradução da palavra em inglês, lançamento, é utilizado para divulgar acontecimentos que sejam considerados interessantes para a organização.

II. O objetivo do release é ser reproduzido na íntegra pelos veículos de imprensa.

III. O objetivo do release é servir como pauta e não como matéria pronta para os veículos de imprensa.

IV. Nas coletivas de imprensa, pode ser oferecido aos jornalistas um press kit, contendo o release e, necessariamente, um presente em agradecimento aos jornalistas que aceitaram participar.

V. Notas oficiais são releases para temas negativos.

VI. Uma maneira criativa de medir a eficiência do release é fazer o monitoramento com a clipagem das notícias publicadas que tenham relação com o release produzido.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, III e VI.
  • B. II, III e IV.
  • C. IV, V e VI.
  • D. I, II e III.
  • E. II, IV e V.

Essa é a definição para a elaboração

  • A. da capa.
  • B. da página central.
  • C. das colunas.
  • D. dos gráficos.
  • E. do sumário.

É correto afirmar sobre o gênero jornalístico interpretativo:

  • A. São reportagens que prescindem da entrevista com especialistas e outras fontes e se fundamentam no relato do próprio jornalista.
  • B. Para atrair o leitor, o lead no jornalismo investigativo pode ser diferente do lead informativo, com um texto rebuscado que fale de situações diversas antes de entrar propriamente no tema da reportagem.
  • C. Na história do jornalismo, a revista Realidade e sua sucessora, a revista Cruzeiro, são exemplos de publicações que produzem reportagens feitas no estilo jornalismo interpretativo.
  • D. Os exemplos mais comuns são as grandes reportagens no estilo do jornalismo literário.
  • E. São textos opinativos que revertem a lógica da pirâmide invertida, feitas por jornalistas com muito tempo de carreira e com opiniões respeitadas pela sociedade civil.

Você trabalha no departamento de Comunicação Social de uma Defensoria Pública e recebeu a incumbência de elaborar uma matéria para o website da instituição com as seguintes informações:

− Uma grávida de 21 anos obteve uma decisão judicial provisória que determinou, com base em registros de conversas por celular, que seu ex-namorado pague os alimentos gravídicos − para cobrir os gastos decorrentes da gravidez.

− Após a mulher informar o ex-namorado da gravidez, há registros de conversas mantidas no celular demonstrando que o homem se dispôs a prestar auxílio financeiro durante a gestação, porém não cumpriu o prometido.

− O ex-namorado deverá pagar mensalmente um valor correspondente a 20% de seu salário líquido, incluindo férias, 13o salário, horas-extra, abonos, gratificações, verbas indenizatórias e fundiárias.

− Nomes e vinculações profissionais de juiz e defensor público.

A partir dessas informações, pode-se afirmar que a publicação da notícia tem como objetivo

  • A. divulgar um exemplo do que faz e como trabalha uma instituição voltada à garantia do acesso à justiça.
  • B. demonstrar a atuação pessoal de uma entidade pública contra o machismo.
  • C. divulgar medidas de combate ao abandono de crianças na maternidade.
  • D. promover a imagem dos profissionais do Poder Judiciário.
  • E. mapear quais são os juristas mais bem sucedidos nas suas ações ajuizadas.

Uma empresa metalúrgica de uma região metropolitana altamente industrializada distribuía para seus colaboradores um jornal mensal colorido, de 12 páginas, formato A4, papel couché 240 g, com aplicação de UV em reserva no logotipo e nas fotos da capa. A publicação, apesar de cara, não era lida pelos colaboradores, acumulando-se nas mesas em que ficava para distribuição, principalmente nos setores operacionais. No entanto, o jornal do sindicato, no formato tabloide, em duas cores, no papel jornal 90 g, com periodicidade semanal, era lido com muito mais frequência. Considere as afirmações abaixo.

I. Quanto maior incremento no acabamento gráfico, melhor será a aceitação do veículo empresarial.

II. Além da diferença editorial, o que pode explicar o maior interesse pelo jornal do sindicato é adequação do projeto gráfico ao público-alvo.

III. A periodicidade não influiu na diferença de aceitação dos veículos.

IV. Mesmo sendo de emissores diferentes (empresa e sindicato), os veículos poderiam adotar projetos gráficos semelhantes para se adequar ao público-alvo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. II, III e IV.
  • C. II e IV.
  • D. II e III.
  • E. I, III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...