Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A elaboração de boas pautas garante o sucesso de uma publicação. Nos jornais diários elas são marcadas pelos acontecimentos cotidianos que despertam o interesse dos seus leitores, que acompanham os desdobramentos dos fatos que as geraram. Já no caso das revistas, como a periodicidade é diferente, influencia diretamente a forma como é tratada a pauta, que deve buscar um enfoque que ainda não foi dado pelos outros veículos, principalmente os diários. Dessa forma, a pauta da revista deve

  • A. ser diversificada e equilibrada.
  • B. circunscrever-se somente a uma visão.
  • C. simplesmente resumir os fatos.
  • D. investir exclusivamente na informação.
  • E. ocupar-se em demonstrar a sua opinião.

Em uma instituição, a comunicação exerce um papel fundamental no gerenciamento de situações de crise que podem trazer problemas não só para a instituição como também atingir terceiros ou a coletividade. Nesses casos, a empresa ou instituição envolvida, juntamente com sua assessoria de comunicação, devem atuar para dar as respostas impostas pela situação. Entre as possíveis causas de situações de crise descritas acima, NÃO se inclui

  • A. a concentração de mercado com a fusão de duas empresas.
  • B. o vazamento de produtos químicos em um rio de uma cidade pequena.
  • C. o sequestro do CEO ou de outro dirigente da empresa.
  • D. a adulteração de produtos produzidos pela empresa.
  • E. a política de preços mais altos que os da concorrência.

No planejamento de eventos técnico-científicos, é preciso levar em conta sua natureza. Entre outros formatos possíveis, o evento pode consistir na apresentação formal de determinado tema por um especialista; na reunião periódica de profissionais que atuam na mesma área, promovida por entidades associativas com a perspectiva de apresentar e debater temas específicos; ou na reunião de um número restrito de especialistas para que debatam entre si pontos de vista sobre assunto polêmico. Tais exemplos correspondem, respectivamente, a

  • A. mesa-redonda, painel e curso.
  • B. seminário, palestra e colóquio.
  • C. fórum, conferência e workshop.
  • D. conferência, congresso e mesa-redonda.
  • E. congresso, colóquio e fórum.

Os eventos, sejam eles empresariais, culturais ou esportivos, requerem por parte da assessoria de comunicação um cuidado especial com a utilização de certos instrumentos como press kit, releases e boletins. O envio do último deles, segundo a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), deve

  • A. ser feito somente nas semanas que antecedem o evento.
  • B. ocorrer somente ao final, mostrando um balanço do que aconteceu.
  • C. ser feito todos os dias em que for realizado o evento.
  • D. ser divulgado periodicamente, de acordo com a necessidade.
  • E. ser fornecido somente quando for solicitado pela imprensa.

Para dirigir a alguém, publicamente, por meio de jornais e outros veículos de comunicação impressa, uma determinada mensagem, faz-se uso da

  • A. portaria.
  • B. carta aberta.
  • C. notícia.
  • D. moção.
  • E. fala à nação.

O merchandising pode ser definido como a ação feita no ponto de venda com o intuito de

  • A. melhor expor o produto, destacando-o dos concorrentes, fazendo com que o consumidor realize a compra.
  • B. valorizar o preço do produto em comparação aos que são apresentados pela concorrência.
  • C. eliminar todos os outros produtos oferecidos pelas marcas da concorrência.
  • D. destacar a imagem do produto não visando, essencialmente, sua venda.
  • E. oferecer aos consumidores todas as marcas existentes de um determinado produto.

Em eventos sociais, é comum encontrar nos convites as iniciais R.S.V.P., do francês Répondez s'il vous plaît, que sinalizam para o destinatário a necessidade de

  • A. ser pontual.
  • B. indicar representante.
  • C. usar traje a rigor.
  • D. confirmar presença.
  • E. apresentar credenciais.

A respeito da atuação dos lobistas, conforme Paulo Nassar e Rubens Figueiredo em O que é comunicação empresarial, é correto afirmar:

I. É legítimo empresas, instituições ou pessoas pressionarem aqueles que fazem nossas leis ou as executam.

II. Não é ético, nem legal, oferecer ou dar e receber propinas para obter favorecimentos.

III. Se a pressão é legítima, não há necessidade de divulgar para a sociedade que um lobby está sendo realizado.

IV. O chamado lobby escuso se materializa em pagamentos de viagens e contas de restaurantes, além de outros presentes dado àqueles que são pressionados.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I, II e IV.

Na veiculação de notícias com decisões judiciais na internet, no site de uma Defensoria Pública, é conveniente

  • A. publicar na íntegra as decisões da justiça cível, complementadas por comentários de notáveis juristas, preterindo qualquer destaque a conteúdo da justiça criminal.
  • B. publicar a íntegra da decisão judicial com os comentários de notáveis juristas nos pontos mais relevantes para o público não especializado.
  • C. postar uma versão concisa da decisão, comentada por notáveis juristas, orientando no final ao leitor como encontrar a íntegra no site da entidade que o publicou.
  • D. transformar os textos em vídeos com entrevistas de notáveis juristas para explicar o que há de mais importante para o público não especialista.
  • E. escrever uma matéria explicando o tema para o público não especializado e postar, no final do texto, a íntegra ou link para a decisão judicial.

É certo que o que chamamos de opinião pública não nasce por geração espontânea. É provável que muito dessa opinião chamada pública seja construída pelos veículos de comunicação na seleção e veiculação das notícias. Ao profissional responsável por essa seleção e a essa situação hipotética da-se o nome, respectivamente, de

  • A. gatekeeper e agenda setting.
  • B. gatekeeper e Consenso de Washington.
  • C. copydesk e Consenso de Washington.
  • D. copydesk e agenda setting.
  • E. gatekeeper e agenda Washington.
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