Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A tipificação mais clássica sobre gêneros jornalísticos é a criada pelo prof. José Marques de Melo. Segundo esta classificação, uma reportagem sobre o aumento do preço da gasolina; a coluna de um economista e o perfil com análise do novo prêmio Nobel de Economia podem ser classificados, correta e respectivamente, como gêneros:

  • A. informativo, interpretativo e informativo.
  • B. informativo, interpretativo e opinativo.
  • C. opinativo, interpretativo e informativo.
  • D. opinativo, informativo e interpretativo.
  • E. informativo, opinativo e interpretativo.

As redações dos veículos recebem diariamente centenas de sugestões de pautas de inúmeras assessorias de comunicação. Para certificar-se de que o material enviado foi recebido pelo pauteiro, o instrumento da comunicação organizacional que deve ser utilizado é o

  • A. mailing list.
  • B. press kit.
  • C. clipping.
  • D. clipping eletrônico.
  • E. follow up.

Um canal de humor foi criado na internet em agosto de 2012, quando veiculou seu primeiro vídeo, com duração total de 15’24”. Paulatinamente as postagens foram reduzidas, sendo que atualmente o grupo de humoristas posta esquetes com, geralmente, 1’30 a 3’, às 11h de segundas e quintas-feiras. Quase três anos depois do primeiro programa, hoje tem mais de 10 milhões de usuários inscritos e seus vídeos costumam passar de 2 milhões de visualizações. Considerando as características da mídia usada, conclui-se que a drástica redução de duração dos vídeos contribuiu para o sucesso do canal porque

  • A. reduziu os custos de produção de vídeos de alta qualidade, permitindo que o grupo viabilizasse financeiramente o projeto.
  • B. a rede social escolhida impõe diversas limitações técnicas para vídeos em alta definição com duração acima de dez minutos.
  • C. mostrou-se mais adequada às narrativas rápidas e compartilháveis da comunicação em rede, enquanto o primeiro programa referenciou-se no consumo de conteúdo na TV.
  • D. os vídeos mais curtos facilitaram a venda de anúncios no começo da exibição, permitindo a viabilidade financeira.
  • E. os temas tratados nos roteiros do grupo são mais adequados a vídeos curtos do que a programas de maior duração.

Há vários tipos de enquadramentos básicos no telejornalismo. Observe as figuras abaixo e identifique cada uma delas.

A sequência correta é

  • A. I − plano geral; II − plano próximo; III − plano de conjunto, IV − plano médio, V − close; VI − plano americano e VII − plano de detalhe.
  • B. I − plano próximo; II − plano geral; III − plano de conjunto, IV − plano médio, V − close; VI − plano americano e VII − plano de detalhe.
  • C. I − plano geral; II − plano próximo; III − plano de conjunto, IV − plano de detalhe; V − plano médio; VI − plano americano e VII − close.
  • D. I− plano geral; II − plano de conjunto; III − plano próximo, IV − plano médio, V − close; VI − plano americano e VII − plano de detalhe.
  • E. I − plano geral; II − plano americano; III − plano de conjunto, IV − plano médio, V − plano de detalhe; VI − plano próximo e VII − close.

O media training é um instrumento utilizado para o preparo dos assessorados no seu trato e relacionamento com a imprensa de modo geral, sendo fundamental essa formação principalmente nos momentos de gerenciamento de crises. Indica-se que ele seja feito assim que se inicia um novo trabalho de assessoria de comunicação. O media training deve ser feito

  • A. somente pelo principal dirigente responsável pela empresa.
  • B. somente pelos principal dirigente, diretores e gerentes.
  • C. por membros do corpo dirigente e staff de recepção.
  • D. só pelo porta-voz escolhido da empresa.
  • E. só pelo principal dirigente e porta-voz da empresa.

A revista é um veículo que trabalha fundamentalmente com a imagem. Quando olhamos a página de uma delas o que primeiro ganha destaque são as fotografias. Elas podem nos provocar sensações e prender a atenção imediatamente, e convidar para a leitura da matéria. O posicionamento das fotos na página da revista é estratégico, sendo que o seu espaço de maior visibilidade é o

  • A. canto esquerdo superior de uma página par.
  • B. centro da página ímpar.
  • C. canto esquerdo superior de uma página ímpar.
  • D. canto direito inferior de uma página par.
  • E. canto direito superior de uma página ímpar.

Uma entrevista coletiva atrai repórteres de jornais, revistas, rádios, tevês e internet. Sobre o tratamento dispensado aos profissionais dos vários veículos é correto afirmar que, embora ele tenha de ser igualitário,

  • A. os integrantes de jornais e revistas devem ser privilegiados, pois são, por excelência, formadores de opinião.
  • B. os profissionais de rádio e tevê devem receber tratamento diferente, pois preparam o conteúdo da entrevista in-loco.
  • C. os jornalistas de internet são atendidos antes, pois trabalham praticamente online.
  • D. os pertencentes aos grandes veículos devem receber atenção especial, pois dão mais audiência.
  • E. os membros de pequenos veículos devem se contentar em apenas registrar o evento, sem fazer perguntas.

Sobre o jornalismo cultural, considere as afirmações abaixo.

I. O jornalista cultural trabalha menos que os seus colegas de outras editorias.

II. Os CDs e livros ganhos por esses profissionais podem ser considerados uma espécie de propina.

III. O jornalista cultural não deve confundir gosto pessoal com avaliação estética.

IV. Produtos da indústria cultural não são ruins somente por pertencerem a ela.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I e IV.
  • D. II e III.
  • E. I e III.

O instrumento utilizado pelas assessorias de comunicação, direcionado para o jornalista e não para o veículo, que traz, geralmente, as formas de contato com uma fonte, é chamado de

  • A. nota oficial.
  • B. súmula.
  • C. comunicado.
  • D. convocação.
  • E. sinopse.

O house-organ é uma das publicações internas das empresas ou instituições.

Segundo Gaudêncio Torquato:O house-organ é uma das publicações internas das empresas ou instituições. Segundo Gaudêncio Torquato:

  • A. associativas.
  • B. educativas.
  • C. de motivação.
  • D. orientação profissional.
  • E. institucionais.
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