Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Trata-se de

  • A. um release promocional para divulgação de um produto.
  • B. uma nota oficial que traz a posição da empresa sobre um fato veiculado na imprensa.
  • C. um anúncio de oportunidade que se aproveitou de reportagem para divulgar um produto.
  • D. uma notícia veiculada pela imprensa sobre defeitos em um produto.
  • E. uma peça publicitária veiculada para aumentar a venda do produto.

No que tange à comunicação com os diversos setores (executivo, administrativo e operacionais) de uma organização, os departamentos de Recursos Humanos − RH e Relações Públicas − RPs atuam

  • A. de forma independente, com atuação secular e planejamentos estratégicos diversos.
  • B. hierarquicamente, tendo as RPs subordinadas ao departamento de RH.
  • C. hierarquicamente, tendo o departamento de RH subordinado ao de Comunicação.
  • D. de forma independente, tendo as RPs como apoio ao RH para estabelecimento de relações harmoniosas entre os setores.
  • E. hierarquicamente, com a terceirização completa do departamento de comunicação subordinado ao setor de RH.

A secretaria municipal de transportes públicos de uma capital brasileira criou um perfil em uma rede social. Entre os objetivos deste perfil estão:

I. Divulgação de notas e comunicados à população.

II. Interação com os usuários de transporte público por meio de respostas aos comentários.

III. Comunicação oficial dos acontecimentos sem interação com o usuário que faz comentários.

IV. Divulgação de fotos dos eventos promovidos pela secretaria.

Traz os objetivos do perfil na rede social desta secretaria o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. I e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e III.
  • E. IV.

As rádios comunitárias estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil, sendo que em muitas localidades no interior do país são o único veículo de comunicação do município. As rádios comunitárias NÃO

  • A. incentivam o acesso da comunidade ao seu microfone.
  • B. são administradas por associações abertas à comunidade.
  • C. prestam serviços à comunidades às quais estão vinculadas.
  • D. tem a programação controlada por conselhos eleitos pelos ouvintes.
  • E. são emissoras de FM que apresentam alta potência.

As fases de uma campanha publicitária são

  • A. briefing, planejamento, criação, mídia, execução e avaliação.
  • B. pesquisa, planejamento, assessoria de imprensa, marketing e anúncios.
  • C. publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, advertising e marketing.
  • D. criatividade, pertinência, interesse, emotividade e compreensão.
  • E. análise de SWOT, objetivos de comunicação, táticas de comunicação, planejamento de mídia e orçamentos.

A presidência de uma instituição privada, que quer aumentar sua presença espontânea na mídia jornalística, contratou um assessor de imprensa. Depois de fazer a entrevista inicial com o presidente da organização, o assessor diagnosticou as seguintes situações:

I. A instituição tem um passivo de ações trabalhistas geradas durante uma época de crise financeira.

II. O presidente é prolixo nas respostas e não gosta de dar entrevistas.

III. O presidente não conhece os veículos de comunicação especializados para os clientes da instituição.

IV. O presidente tem como um dos objetivos de sua gestão, organizar e deixar bem estruturado um centro de documentação e memória. Podem ser resolvidas, exclusivamente, pelo processo de media training, as situações que constam

APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III e IV.

Mais recentemente, um estudo sobre o comportamento da dona de casa brasileira de classe média encontrou na maioria das casas visitadas a seguinte situação:

Uma campanha pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso de um produto, uma organização, ser inútil ou gerar malefícios. Diante da sua capacidade de persuasão, a propaganda deve ser usada

  • A. da forma que o cliente deseja para atingir seus objetivos com a campanha.
  • B. com cautela, bom senso e cuidando de cada detalhe.
  • C. em benefício da produção artístico-cultural de uma sociedade.
  • D. na veiculação dos produtos e serviços que já são de interesse do público.
  • E. com alertas sobre todos os pontos negativos do produto ou serviço anunciado.

Considere os elementos do release abaixo.

A sequência correta, para I, II e III é:

  • A. Assunto, serviço, contato para imprensa.
  • B. Notícia, rodapé, serviço.
  • C. Serviço, contato para imprensa, ouvidoria.
  • D. Assunto, clipping, fale conosco.
  • E. Clipping, serviço, fale conosco.

Os conceitos-chave que são elementos estratégicos básicos na elaboração de um plano de mídia são

  • A. meios eletrônicos, impressos, digitais e exteriores.
  • B. meios de comunicação, dados de pesquisa, propostas de veículos e preparação.
  • C. situação do mercado, produto anunciado, concorrência e público alvo.
  • D. alcance, frequência, continuidade e impacto (métricas de verificação).
  • E. tática de mídia, cronograma de veiculação, tática de veiculação e patrocínio.

Considere os releases abaixo.

O modelo I e o modelo II de release são, respectivamente:

  • A. I é do tipo convite e deve ser usado apenas em eventos que vão acontecer. O release II é do tipo cobertura, mas não deve ser utilizado pelas assessorias, pois o excesso de informações em nada contribui com a atividade jornalística.
  • B. I é do tipo convite. Não deve ser usado pelas assessorias pois não traz informações relevantes. O release II é do tipo testemunho. Deve ser evitado pelas assessorias pois traz muitas informações que atrapalham o cotidiano dos jornalistas.
  • C. I é do tipo convite. É empregado apenas pelas assessorias que não contam com jornalistas em sua equipe. O release II é do tipo testemunho e é o único tipo de release recomendado, pois traz todas as informações necessárias para o trabalho do jornalista.
  • D. I é do tipo clipping, recorta as informações principais retiradas da imprensa. O release II é do tipo cobertura e tem como único objetivo ser uma notícia pronta para que os jornalistas apenas a utilizem, sem necessidade de apuração.
  • E. I é do tipo convite. Tem como objetivo chamar a imprensa para um evento. O release II é do tipo testemunho. Tem como um dos objetivos destacar um especialista, geralmente da instituição assessorada, para servir de fonte para a imprensa sobre um assunto de interesse.
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