Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Margarida Kunsch em As interfaces das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional no Brasil, (portal-rp.com.br), as Relações Públicas no Brasil são entendidas de duas formas:

I. Parte integrante da macroárea da comunicação organizacional, ao lado do jornalismo, da publicidade, da propaganda e da editoração, entre outras subáreas possíveis que devem interagir com vistas à construção do conceito institucional para a organização.

II. Vinculação das Relações Públicas à administração, atribuindo-lhes a peculiaridade do uso de técnicas de comunicação no desenvolvimento de sua missão.

A tendência que se configura atualmente é no sentido de as Relações Públicas serem

  • A. organizadoras de campanhas voltadas ao incremento direto de vendas.
  • B. compradoras de espaço para divulgação das qualidades positivas dos produtos e serviços de uma empresa.
  • C. elaboradoras das políticas internas de relacionamento entre colaboradores.
  • D. gerenciadoras da comunicação nas organizações.
  • E. tomadoras de decisão no que se refere ao core business da organização.

Os públicos de uma organização são definidos como internos, externos e mistos, com referências em áreas como a sociologia, psicologia social e até em ciências militares. Segundo Fabio França, autor de Públicos − Como identifica- los em nova visão estratégica − Business Relationship, na busca de um conceito elaborado a partir da perspectiva da organização e do seu negócio, os públicos podem ser definidos como

  • A. primários, formados pelos colaboradores, secundários, do qual fazem parte os clientes e fornecedores de itens essenciais à produção, e de apoio, formado pelos prestadores de serviços e parceiros não econômicos.
  • B. essenciais, dos quais a organização depende, e não essenciais, que não participam das atividades fim, e de redes de interferência, que podem exercer influências no desempenho da organização.
  • C. principais, que são os consumidores de produtos e serviços, secundários, que são a comunidade ao redor da organização, e de apoio, ou os colaboradores.
  • D. constantes, que são os clientes e fornecedores fidelizados, variáveis, que são os membros de instituições integrantes de projetos esporádicos, e circulantes, que são contatados sazonalmente.
  • E. nucleares, ou os clientes da organização, periféricos, que são os acionados em situações específicas, e semiperiféricos, que são os fornecedores e prestadores de serviços para a organização.

O planejamento de comunicação institucional tem caráter essencialmente

  • A. interno.
  • B. externo.
  • C. local.
  • D. tático.
  • E. estratégico.

Considere as afirmações abaixo sobre imagem e identidade institucional.

I. A identidade institucional é uma declaração da própria organização sobre como ela se apresenta à sociedade, com visão, missão, valores, compromissos etc.

II. A imagem institucional é a forma como os diferentes públicos de uma organização a percebem, assim como seus produtos e/ou serviços.

III. Alcançar a sintonia entre a identidade e a imagem institucional é um objetivo tático do planejamento cuja persecução é opcional e de pouco impacto.

IV. A imagem institucional é uma parte integrante do planejamento de comunicação institucional, podendo as formas de sua persecução ser definidas em planos específicos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II e III.
  • E. I e IV.

O principal item que diferencia uma enquete de uma pesquisa quantitativa é

  • A. o intervalo de confiança.
  • B. a definição do problema.
  • C. a composição da amostragem.
  • D. o formato do questionário.
  • E. os objetivos do levantamento.

Para realizar uma comunicação no sentido de promover preceitos ambientais, como a responsabilidade social, o consumo sustentável, e as relações da instituição com a comunidade, é necessário dar atenção a duas figuras da sociedade que podem ser encarnadas pelos mesmos indivíduos, a saber, o

  • A. cidadão e o consumidor.
  • B. comprador e o eleitor.
  • C. político e o cidadão.
  • D. comprador e o vendedor.
  • E. produtor e o reciclador.

Uma organização que possua uma política de comunicação organizacional que busque benefícios para busca e alcance da eficácia, da eficiência e da efetividade organizacional, em benefício dos públicos e da sociedade como um todo e não só da empresa isoladamente (KUNSCH, Margarida. Obtendo Resultados com Relações Públicas. 2006), deve ter em total integração:

I. A comunicação institucional, o que envolve o trabalho de relações públicas, assessoria de imprensa, publicidade e editoração, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para uma ou mais dessas atividades.

II. A comunicação mercadológica, com atividades de propaganda, relacionamento com o cliente e eventos, assim como do relacionamento com agências porventura contratadas para realizar uma ou mais dessas atividades.

III. A comunicação interna e a comunicação administrativa.

IV. Os contatos realizados pela força de vendas diretamente com o cliente para a negociação e fechamento de contratos.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. I e II.
  • E. III e IV.

A comunicação pública se refere ao fluxo de informações e de interações entre agentes públicos e atores sociais. Nesse sentido, em atendimento ao interesse público, ela ocorre

  • A. de forma restrita na relação entre entidades governamentais e cidadãos.
  • B. de forma parcialmente restrita entre entidades governamentais e cidadãos.
  • C. em um composto por entidades governamentais, privadas, do terceiro setor, representativas, imprensa e o cidadão.
  • D. apenas entre entidades governamentais, com participação esporádica do cidadão recebedor de serviços específicos.
  • E. no universo restrito entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, suas instâncias de escalões inferiores e o cidadão.

Situações de crises geradas na internet dificilmente podem ser completamente evitadas. Uma maneira bastante eficaz para atenuar seus efeitos é

  • A. reivindicar na justiça o impedimento de citações e uso da marca em redes sociais e motores de busca.
  • B. promover campanhas preventivas nos meios eletrônicos e impressos de comunicação massiva.
  • C. concentrar toda a comunicação da organização na web em uma única rede social, normalmente a de maior número de usuários.
  • D. realizar constante monitoramento das maiores e mais penetrantes redes sociais para se antecipar à viralização de boatos.
  • E. manter um grupo permanente para elaboração de respostas a possíveis crises geradas pelas deficiências da organização, marca ou produto.

Considere as seguintes informações de um órgão ou entidades integrantes da Administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo (incluindo Cortes de Contas), Judiciário e do Ministério Público:

I. Registro de competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público;

II. Registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros;

III. Registros das despesas;

IV. Informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados;

V. Dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; e

VI. Respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

Estas informações devem ser disponibilizadas ao cidadão

  • A. mediante requerimento.
  • B. independente de requerimento, na sede do órgão ou entidade.
  • C. mediante requerimento, com a garantia de que o cidadão não a divulgará a terceiros.
  • D. independente de requerimento, com a garantia de que o cidadão não a divulgará a terceiros.
  • E. independente de requerimentos, em local de fácil acesso.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...