Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
representa um papel espontâneo, segundo sua essência.
expõe a sua imagem da mesma maneira que o ator e o esportista.
pode se tornar astro, ditador e campeão com as técnicas adequadas de representação.
representa seus discursos para direcionar como será compreendido como indivíduo.
pode atingir o status de campeão com a ampla exposição audiovisual.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Michel Focault se inspirou em torres de vigilância de presídios para descrever um sistema social de vigilância decorrente do processo de instituição de normas ao ser humano moderno. Para disciplinar o cidadão, foram criados, segundo Focault, diversos modos de difusão de padrões e normas, tais como escolas e meios de comunicação. Por se sentir observado (e também por poder observar), o cidadão busca um comportamento socialmente aceitável dentro dos padrões que emanam da torre de observação, no ponto mais alto e central do sistema. Esta concepção trouxe o conceito de
aparelhos ideológicos do Estado.
indústria cultural.
panóptico.
função da comunicação.
materialismo histórico.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
o poder de compra do público consumidor.
o nível de alfabetização do público de cada mídia.
o valor da assinatura de acesso às mídias.
a qualificação profissional do público escolhido.
o comportamento do público perante as mídias escolhidas.
crossmedia.
sinergia.
divulgação para a imprensa.
marketing digital.
branding.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Em um evento oficial, o governador José Silva foi acompanhado pelo irmão, João Silva. Neste caso, esta informação, em texto para TV ou rádio, deve ser passada evitando a construção
O governador estava acompanhado pelo irmão, João Silva.
O governador estava acompanhado de seu irmão.
O governador e o irmão dele, João Silva, estiveram no evento.
O governador José Silva e o irmão dele estiveram no evento.
O governador José Silva levou o irmão ao evento.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A implementação da TV digital no Brasil, regulamentada pelo Decreto nº 4.901, de 26 de novembro 2003, tem como alguns de seus principais objetivos:
I. promover a inclusão social, a diversidade cultural do País e a língua pátria por meio do acesso à tecnologia digital, visando à democratização da informação. II. estimular a pesquisa e o desenvolvimento e propiciar a expansão de tecnologias brasileiras e da indústria nacional relacionadas à tecnologia de informação e comunicação. III. incentivar o consumo da ascendente classe C, propiciando assim que esse consumo seja gerador de empregos para essa mesma classe social. Está correto o que se afirma emI, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A maneira como a mídia dispõe e apresenta suas notícias gerou a hipótese da Agenda Setting, segundo a qual ela, a mídia, se torna responsável pelo que o público irá discutir e falar. Nesse panorama, o papel do gatekeeper é bastante importante, pois ele é o
artista gráfico que fará as ilustrações que enriquecerão a matéria.
representante dos leitores, como uma espécie de ombudsman.
revisor responsável pela checagem dos dados apresentados.
responsável pela seleção das notícias que serão publicadas pelo veículo.
personagem principal da entrevista, sem o qual ela não seria realizada.
Apesar de termos uma sociedade cada vez mais massificada, vemos paralelamente que a segmentação dos públicos ganha espaço no mercado editorial. Os grandes jornais têm dado como resposta a esse fenômeno a criação de suplementos, chegando até, em alguns veículos, a ter uma diretoria especial para esses empreendimentos. Esses suplementos, que fidelizam muitos de seus leitores, são viabilizados fundamentalmente pelo
potencial econômico que gera receita publicitária suficiente para sustentá-los.
acirramento da concorrência entre os grandes veículos de comunicação.
prazer que os veículos têm em agradar seu público leitor a qualquer custo.
interesse dos veículos em ganhar o público leitor dos seus concorrentes.
potencial do jornalismo atual cada vez mais plural em ofertas editoriais.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Os avanços tecnológicos e a atual velocidade alcançada na transmissão das notícias têm feito com que os veículos se tornem muito parecidos. No entanto, há algo que faz um leitor preferir o jornal A em detrimento do jornal B. Pode-se dizer que o motivo principal dessa escolha
reside no visual que a publicação escolhida apresenta.
está nas possibilidades de diversão oferecidas ao leitor.
é a identificação ideológica entre o leitor e a publicação.
se dá meramente pelo acaso, sem identificação clara.
está no costume adquirido de ler sempre o mesmo jornal.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Para cada um dos meios de comunicação há uma maneira distinta de se produzir o texto jornalístico. A redação para o rádio exige que as frases sejam curtas, preferencialmente com não mais do que três linhas. Esse cuidado permite que o locutor
termine logo o texto e entre a próxima música.
dê espaço para mais uma mensagem comercial.
complemente a matéria com uma entrevista.
garanta a audiência, pois dá mais informações.
respire e leia com maior fluência a matéria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...