Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Considere:

I. O treinamento periódico de funcionários, baseado em planos existentes, habilitando-os a lidarem com situações de incerteza.

II. A avaliação de riscos, feita de maneira multidisciplinar, visando a identificar os pontos fracos que podem ocasionar crises ou emergências.

III. A preparação antecipada do departamento jurídico para refutar toda e qualquer acusação que por ventura atinja a empresa.

Em comunicação de crise, está correto o que consta em

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. III, apenas.
  • E. I, II e III.

O Planejamento Estratégico de Comunicação só funciona com sucesso quando a empresa ou instituição tem uma política de comunicação desenvolvida e plenamente em vigor. Em sua formulação destaca-se:

I. Estar ligada ao processo de gestão, tendo todos os executivos comprometidos.

II. A estrutura que dá suporte à comunicação deve ser profissionalizada.

III. Ser efetivamente implementada independentemente dos stakeholders.

IV. Expressar os valores, a missão e a visão da empresa ou instituição.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III e IV.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I e IV.
  • E. II e III.

I. Os stakeholders, pessoas ou grupos que possuem interesses na organização, podem ser considerados públicos de grande importância quando se faz o planejamento de comunicação, mas não devem ser considerados eles próprios todos os públicos com os quais se estabelecerá o relacionamento.

PORQUE

II. o próprio termo “público” é polissêmico, havendo quem defenda a sua identificação de forma específica, classificando os públicos de acordo com o seu potencial de influência nas atividades fim da organização, mesmo que não possuam nela interesse direto.

Essa questão contém duas afirmações. Assinale:

  • A. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. Se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. Se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. Se as duas são falsas.

A modalidade de reportagem que utiliza técnicas instrumentais como planilhas de cálculo, banco de dados e informações coletadas na internet recebe o nome de

  • A. BG.
  • B. TAG.
  • C. RAC.
  • D. WAP.
  • E. FAQ.

Diz-se que toda a reportagem é também uma notícia, porém não pode-se afirmar que toda notícia seja uma reportagem. Essa recíproca não é verdadeira, pois a reportagem, em comparação com a notícia,

  • A. é parcial no levantamento de dados.
  • B. somente se esgota no amplo relato dos fatos.
  • C. deixa de explorar o detalhamento.
  • D. esgota-se após o seu anúncio.
  • E. gasta menos tempo para ser produzida.

A convite de Paul Lazarsfeld, o filósofo alemão Theodore Adorno colaborou em estudos sobre programas musicais de rádio nos Estados Unidos. O resultado foi uma crítica ao estatuto da música, tratada como um rebaixamento a um estado de ornamento da vida cotidiana, uma felicidade fraudulenta e uma arte integrada ao sistema. Em meados dos anos 1940, ao lado de Max Horkheimer, Adorno criou um conceito, dentro de sua teoria crítica, conhecido como

  • A. agulha hipodérmica.
  • B. aparelho ideológico de Estado.
  • C. teoria da informação.
  • D. indústria cultural.
  • E. economia política.

Este comportamento do público que se comunica em redes, as das mídias digitais de uma organização devem ser exploradas

  • A. concentrando todas as formas de contato e divulgação de conteúdo em um website para facilitar a gestão e o controle da informação.
  • B. usando as redes sociais digitais de maior penetração, tais como rede social de relacionamentos e microblog, como canal de comunicação web poupando gastos com a manutenção de um website.
  • C. somente quando é necessário e inevitável realizar contatos com o público da organização por meios digitais para privilegiar o contato humano.
  • D. em forma de comunidade, realizando a gestão de contatos, atendimentos, relacionamento, curadoria e publicação de conteúdo etc., em diversos canais, de forma integrada.
  • E. em atividades que não envolvam vendas a varejo, comércio de bens de consumo e no setor de serviços.

Em A Galáxia da Internet – Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade (Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 34), Manuel Castells defende que os “criadores da internet” constituíram conjuntos de valores e crenças que formam comportamento de, pelo menos, quatro grupos: tecnomeritocráticos, hackers, comunidades digitais e empresas. Nesse sentido, a internet é

  • A. dotada de uma cultura própria, que é a cultura dos seus criadores.
  • B. pautada por uma versão digital da ideologia neoliberal da meritocracia.
  • C. uma estrutura que funciona de forma independente da ação dos usuários.
  • D. essencialmente empresarial e inserida em uma cadeia de criação de valor.
  • E. a constante disputa entre hackers e empresas pela apropriação de dados alheios.

Uma organização que normalmente não anuncia em mídia de massa avalia oportunidade para patrocinar uma equipe esportiva. Patrocínios envolvem o pagamento de quantias para exploração de propriedades de terceiros, geralmente ligadas a imagem e eventos nas áreas das artes, esportes e cultura. Justifica o investimento neste tipo de ação promocional:

  • A. Menor necessidade de investimentos extras para explorar o patrocínio por meio de outras ferramentas da comunicação de marketing.
  • B.

    Facilidade em detalhar a mensagem, além da exposição da marca ligada ao patrocínio.

  • C.

    Facilidade em prever o desempenho efetivo da equipe e as implicações para a imagem da marca.

  • D.

    Simplicidade na mensuração dos resultados relacionados diretamente com o patrocínio.

  • E.

    Possibilidade de criação de ações para conectar a marca com os valores da equipe patrocinada.

Acerca das condições de compra em mercados organizacionais (Business to Business), é correto afirmar:

  • A.

    Mercados organizacionais são aqueles em que empresas compram bens e serviços a fim de produzir outros bens e serviços para venda no mercado.

  • B.

    Os processos de compra, em mercados organizacionais, tendem a envolver mais pessoas, quando com parados às decisões de compra do consumidor final.

  • C.

    Quando uma organização faz um tipo de compra de um único fornecedor, de forma rotineira, essa prática é chamada de "uso de fonte especialista".

  • D.

    As compras organizacionais podem ser afetadas pelo "princípio da aceleração", pelo qual mudanças na demanda do consumidor devem ser significativas para gerar grandes mudanças na demanda por bens e serviços que participam da fabricação destes produtos.

  • E.

    Decisões de compra em organizações são baseadas em critérios exclusivamente racionais.

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