Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No jornalismo impresso, o lead é o primeiro parágrafo da notícia que contém as respostas para as indagações sobre o que, quem, onde, quando, como, por que e para que de um acontecimento, fazendo assim a narração da notícia. Quando na elaboração de seu texto, o redator privilegia os fatos de maior importância, seguidos daqueles de valor intermediário, finalizando com os que não alteram o entendimento da notícia, dá-se a esse procedimento o nome de

  • A.

    suíte.

  • B.

    pirâmide invertida.

  • C.

    briefing.

  • D.

    lead em flash.

  • E.

    sublead.

A gestão de marketing se ocupa, nas organizações, com o conjunto de atividades

  • A.

    da gestão do relacionamento das organizações com seus clientes.

  • B.

    de promoção e comunicação de oferta de bens e serviços em um dado mercado.

  • C.

    relacionadas à venda de produtos e serviços no mercado.

  • D.

    relacionadas aos processos de troca entre agentes no mercado.

  • E.

    que estimulam a realização de transações que visam aumentar a lucratividade das empresas.

Comumente, na abertura de um telejornal é utilizada uma imagem com um pequeno texto realizado pelo repórter, que visa despertar a curiosidade dos telespectadores. Esse recurso é chamado de

  • A.

    script.

  • B.

    hard news.

  • C.

    features.

  • D.

    teleprompter.

  • E.

    teaser.

Para o profissional de marketing, mercado consumidor é o

  • A.

    local físico onde ocorrem as transações.

  • B.

    agrupamento de pessoas que podem e querem adquirir produtos.

  • C.

    agrupamento de vendedores que atendem aos diferentes clientes.

  • D.

    agrupamento de profissionais que elaboram os planos de atendimento ao cliente.

  • E.

    agrupamento de empresas que oferecem produtos.

O termo “cineminha”, usual na edição de veículos impressos, é utilizado para

  • A.

    se referir à seção no caderno de cultura que trata do cinema infanto-juvenil.

  • B.

    a sequência de fotos dos filmes lançados na semana daquela edição.

  • C.

    designar a produção cinematográfica considerada como de segunda linha.

  • D.

    a sequência de fotos de um objeto ou personagem indicando movimento.

  • E.

    as páginas sucessivas de uma publicação que têm a diagramação repetida.

Um dos conceitos centrais à administração de marketing é gestão do valor para o cliente. De acordo com a Teoria do Marketing, "valor" é a

  • A.

    diferença entre as percepções do cliente quanto aos benefícios de aquisição e uso de produtos e serviços, em relação aos custos e sacrifícios nos quais eles incorrem para obtê-los.

  • B.

    diferença entre o custo de produção de um produto ou serviço ofertado no mercado e o preço pago pelo cliente.

  • C.

    percepção de qualidade expressa em unidades monetárias para aquisição de determinado produto ou serviço no mercado.

  • D.

    conexão entre os diferentes elos de um sistema de marketing, desde a qualidade da matéria prima para a produção do produto ou serviço, até sua disponibilização em canais de distribuição.

  • E.

    percepção de qualidade de uma determinada ofer-ta, considerando-se seus benefícios tangíveis, isto é, benefícios físicos e experienciais proporcionados.

O teórico da comunicação Umberto Eco, em Apocalípticos e integrados (São Paulo: Perspectiva) aponta, como uma possível definição para o termo, que o “Kitsch é o que surge consumido; o que chega às massas ou ao público médio porque está consumido; e que se consome (e portanto, se depaupera) porque

  • A.

    todos os consumidores possuem um lado de sua personalidade que contempla a estética do mau gosto”.

  • B.

    o excesso de repetições na exibição dos chamados produtos culturais não é responsável por esse desgaste”.

  • C.

    esse produto já faz parte do ideário da vanguarda, sendo diluído em suas sucessivas fruições estéticas”.

  • D.

    o uso a que foi submetido por um grande número de consumidores lhe apressou e aprofundou o desgaste”.

  • E.

    essa estética se aproveita do repertório refinado que os consumidores do kitsch desenvolveram na sua fruição”.

O modelo do Ciclo de Vida do Produto é comumente utilizado nas análises da administração de marketing. Ele enfrenta, porém, diversas críticas em relação à sua adequação para interpretar a dinâmica do mercado e do seu uso como ferramenta estratégica.

NÃO pode ser considerada uma crítica a este modelo:

  • A.

    Nem sempre é possível identificar com clareza em que estágio o produto analisado se encontra no modelo.

  • B.

    Nem todos os produtos percorrem o Ciclo de Vida do Produto proposto pela teoria da mesma maneira.

  • C.

    Este modelo não é capaz de explicar os fenômenos da Moda, do Modismo e da Tendência.

  • D.

    Muitas vezes a análise equivocada pode implicar em decisões e ações estratégicas que são indicadas para uma etapa do Ciclo na qual, talvez, o produto não se encontre verdadeiramente.

  • E.

    Os profissionais de marketing não podem prever, com certeza, quando um estágio do Ciclo termina e outro começa.

O jornalista Thomaz Souto Corrêa, que tem larga experiência editando revistas, diz que as “pesquisas, por si só, não fazem uma revista” (SCALZO, Marília. Jornalismo em Revista. São Paulo: Contexto). Previamente deve-se ter claro que tipo de revista e a qual público ela está destinada. Assim sendo, do ponto de vista da construção de um veículo, as pesquisas primordialmente servem para

  • A.

    corrigir caminhos e verificar se o seu projeto editorial tem futuro com seu público leitor.

  • B.

    enriquecer a pauta, oferecendo uma ampla variedade de possibilidades aos seus leitores.

  • C.

    verificar as possibilidades comerciais junto aos leitores e assim elaborar uma nova estratégia de marketing.

  • D.

    despertar um clima de interesse sobre a nova revista junto ao público que ainda não a conhece.

  • E.

    organizar a estrutura redacional, ampliando ou não o número de repórteres que trabalham na redação.

Existem diversas ferramentas para análise do plano de portfólio de negócios de uma organização. Uma das mais populares é a Matriz BCG, proposta pelo Boston Consulting Group. Em relação a esta ferramenta de análise estratégica,

  • A.

    as duas dimensões que constituem as coordenadas de posicionamento das unidades analisadas na Matriz BCG são a atratividade do setor e a força comercial da organização no setor.

  • B.

    um dos aspectos de grande utilidade da Matriz é que ela prevê relações diretas entre participação de mercado e lucratividade.

  • C.

    de acordo com a Matriz, "Vacas Leiteiras" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) em mercados que apresentam crescimento rápido, nos quais a empresa tenha alta participação mas que, entretanto, tendem a atrair muita concorrência.

  • D.

    de acordo com a Matriz, "Estrelas" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) que apresentam crescimento lento, na qual a concorrência é menos intensa associada à liderança de mercado, mas que fornecem receitas contínuas e sustentáveis.

  • E.

    de acordo com a Matriz, "Pontos de Interrogação" são marcas, produtos ou UENs (Unidades Estratégicas de Negócios) da organização que ainda não apresentam resultados consistentes em termos de participação, mas que disputam mercados com alto potencial de crescimento.

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