Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A Teoria Hipodérmica surgiu no período entre as duas guerras mundiais. Segundo ela, a propaganda é capaz de unir grandes massas em torno de ideais comuns, sendo que os meios de comunicação seriam capazes de direcionar as pessoas para praticamente qualquer direção desejada pelo comunicador. Este fenômeno seria semelhante à aplicação de pequenas doses de morfina sob a pele de uma pessoa para mantê-la numa determinada condição de consciência (daí o nome hipodérmica). Um dos principais autores que contribuiu para elaborar esta teoria a superou com o desenvolvimento de um modelo que passou a considerar o contexto em que ocorreu a comunicação (Quem → Diz o quê → Em que canal → A quem → Com que efeito). Esse autor foi o
francês Roland Barthes.
estadunidense Harold Lasswell.
canadense Marshall McLuham.
alemão Jürgen Habermas.
russo Roman Jakobson.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Umberto Eco classificou os teóricos da Comunicação em dois grupos. O primeiro deles o dos Apocalípticos, que, segundo ele, via o alcance da cultura de massa de forma pessimista para a sociedade. O segundo grupo, os Integrados, avaliava que o acesso à cultura de massa seria benéfico para o ser humano. Os principais autores Apocalípticos e Integrados eram
Pierre Levy e Michel Focault (Apocalípticos) e Jesús Martín-Barbero (Integrado).
Roland Barthes e Michel Focault (Apocalípticos) e Jesús Martín-Barbero (Integrado).
Roman Jakobson e Charles Sanders Peirce (Apocalípticos) e Ferdinand de Saussure (Integrado).
Max Horckheimer e Theodore Adorno (Apocalípticos) e Marshall McLuham (Integrado).
Marshall McLuham e Ferdinan de Saussure (Apocalípticos) e Max Horckheimer (Integrado).
as leis de mercado.
o perfil do público como consumidor.
o esclarecimento do público.
a ordem social.
a hierarquia e a disciplina.
Uma fotografia disponibilizada na internet pelo próprio autor, com licença para uso livre, pode ser reproduzida
sem necessária indicação dos créditos do autor.
mediante contribuição pecuniária voluntária ao autor.
independente de cumprimento dos direitos morais do autor.
quando houver autorização de próprio punho do autor.
com indicação do nome ou do pseudônimo do autor.
alcançar todos os públicos respeitando as diferenças.
criar uma cultura universal única e homogênea.
garantir o progresso, a paz e a ordem social.
estabelecer a hegemonia dos conceitos mais adequados.
preservar a expansão mercantil da cibercultura.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
os conteúdos, para distribuição, adequar-se-ão aos padrões tecnológicos definidos pelas grandes corporações.
as redes sociais como o Facebook não farão parte dos possíveis canais de comunicação móvel.
os profissionais de Comunicação não serão mais socialmente necessários em benefício de programadores.
qualquer produtor de conteúdo poderá lançar aplicativos com suas criações sem ônus.
os conteúdos, para distribuição, devem ser compatíveis com os padrões do YouTube.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II e III.
III e IV.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
estatizar os meios de comunicação no âmbito federal.
seguir as leis de mercado na definição da concentração geográfica.
nomear um conglomerado público-privado para administrar a comunicação social.
reduzir a concentração geográfica e da propriedade dos meios.
priorizar empresas de comunicação próximas aos nós de transmissão.
jornal.
revista.
redes sociais.
portal de notícias.
outdoor.
Ao selecionar uma fotografia para publicação, a imagem deve, necessariamente, ter alta resolução se o objetivo for
criação de campanhas para as redes sociais.
montagem de apresentações de slides.
produção de notas cobertas.
montagem de vídeos para dispositivos móveis.
publicação impressa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...