Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As principais informações sobre um assessorado chegam às redações em um release, o que o torna um dos melhores instrumentos de trabalho de uma assessoria de comunicação. Um bom release deve

  • A.

    ser escrito usando critérios essencialmente jornalísticos, pois seu objetivo principal é servir de apoio à pauta.

  • B.

    lembrar ao jornalista que o assessorado, se for o caso, é anunciante do veículo e essa parceria não deve ser esquecida.

  • C.

    ser produzido levando-se em conta todos os critérios mercadológicos do marketing, pois deve “vender” o assessorado.

  • D.

    ter algo de publicidade em seu texto, pois não deixa de ser uma peça publicitária, mesmo que escrita por jornalistas.

  • E.

    apresentar-se como um relatório, elencando todas as qualidades do produto do assessorado que está sendo trabalhado.

Na análise das estratégias da atratividade e da condição de sustentação de longo prazo em um dado mercado ou segmento, os administradores de marketing podem se valer do Modelo das 5 Forças de Porter. Apresenta corretamente algumas das variáveis (Forças) consideradas neste modelo:

  • A.

    Grau de inovação tecnológica dos mercados; Intensidade competitiva; Influência dos canais de distribuição.

  • B.

    Custos de promoção da oferta no mercado; Poder de barganha dos compradores; Poder de barganha dos fornecedores.

  • C.

    Pontos fortes; Pontos fracos; Oportunidades.

  • D.

    Taxa de crescimento do PIB; Taxa de Câmbio; Nível de desemprego.

  • E.

    Grau de rivalidade no segmento ou mercado; Ameaça de novos entrantes; Ameaça de produtos substitutos.

Em uma assessoria de comunicação a realização de clipping tem um papel importante, maior do que simplesmente coletar o que foi publicado sobre o assessorado. Atualmente, em situações de crise, o clipping é utilizado principalmente para

  • A.

    orientar o departamento publicitário na veiculação de novos comerciais.

  • B.

    saber se a divulgação da assessoria de comunicação atingiu certos veículos.

  • C.

    fazer com que o follow up da assessoria de comunicação seja eficiente.

  • D.

    facilitar a elaboração do press kit a ser utilizado nas próximas campanhas.

  • E.

    a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia.

Ao assumir a gestão de marketing de uma organização, Paulo, um profissional de marketing, observou que as estratégias eram idênticas para todos os clientes e consumidores. "Isso está errado", disse ele em reunião com a alta direção. "Nem todos os compradores possuem as mesmas necessidades e respondem de modo semelhante às ações de marketing. Precisamos estudá-los melhor e dividir o mercado em grupos distintos para avaliar quais merecem maior atenção e quais estratégias são mais adequadas para cada um deles". Para justificar as recomendações, Paulo utilizou, dentre os conceitos do planejamento em marketing, a análise

  • A.

    SWOT.

  • B.

    do posicionamento da oferta.

  • C.

    da segmentação do mercado.

  • D.

    das cadeias de valor.

  • E.

    do Brand Equity.

Um dos instrumentos utilizados em uma assessoria de comunicação é o mailing list, ou simplesmente mailing. Ele deve ser o mais completo e abrangente possível, contendo todos os veículos e nomes de jornalistas que atuem na área a ser trabalhada. Para a sua boa qualidade é necessário e fundamental que

  • A.

    seja comprado de empresas especializadas na elaboração de mailing list.

  • B.

    passe por uma constante atualização, pois é grande a rotatividade nas redações.

  • C.

    apresente a maioria dos contatos da agenda dos jornalistas que cuidam da conta.

  • D.

    se evite sua repetição de uma campanha para outra realizada pela assessoria.

  • E.

    tenha somente o nome dos editores responsáveis pelo fechamento do veículo.

Um dos maiores desafios da gestão de marketing é lidar com a satisfação dos clientes, buscando alcançar a fidelidade, isto é, a preferência por uma marca em particular ou por um mesmo canal, que resulta na repetição da compra. Está corretamente relacionada com as teorias sobre a fidelidade:

  • A.

    Clientes satisfeitos não mudam para outras ofertas melhores.

  • B.

    Promoções continuadas permitem reter clientes in satisfeitos.

  • C.

    Pequenos aumentos na satisfação podem levar a grandes aumentos na fidelidade.

  • D.

    Clientes altamente satisfeitos têm maior probabilidade de elogiarem e defenderem a empresa.

  • E.

    O grau de fidelidade a um produto é proporcional ao grau de satisfação do consumidor.

  • A.

    visando a vitória.

  • B.

    buscando o menor custo.

  • C.

    baseado na verdade.

  • D.

    em oposição ao adversário.

  • E.

    respeitando a assessoria.

Lucas está analisando o grau de fidelidade de sua base de clientes. Representa um índice relevante para análise do grau de fidelidade da base de clientes:

  • A.

    o número de indicações de novos clientes por parte de clientes atuais.

  • B.

    o valor médio das compras do cliente

  • C.

    a taxa de compra de marcas próprias da empresa

  • D.

    a taxa de crescimento da base de clientes

  • E.

    o índice do crescimento do faturamento

Muitas empresas ou instituições contratam uma assessoria de imprensa pensando que com isso terão exposição garantida na mídia. No entanto, o papel primordial de uma assessoria de imprensa é

  • A.

    negociar o espaço publicitário nos veículos de comunicação.

  • B.

    fazer o elo entre o assessorado e os veículos de comunicação.

  • C.

    agendar reuniões entre os jornalistas e os assessorados.

  • D.

    realizar media training visando o preparo do assessorado.

  • E.

    convocar entrevistas coletivas com o assessorado e a imprensa.

Quando uma organização contrata uma auditoria em marketing, significa que quer

  • A.

    avaliar o desempenho da equipe de vendas na lucratividade dos negócios.

  • B.

    investigar se houve ilícitos no uso das verbas destinadas ao setor.

  • C.

    avaliar a adequação das atividades de marketing da organização em relação aos objetivos previamente estabelecidos.

  • D.

    avaliar se o composto de marketing está ajustado a sua missão e a seus valores declarados.

  • E.

    avaliar o grau de satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços disponibilizados no mercado.

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