Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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No jargão jornalístico, o material utilizado para preencher o espaço em branco, na página de um jornal, que não foi ocupado por nenhuma matéria ou por publicidade programada, e que, em geral, é ocupado por um anúncio do próprio veículo, recebe o nome de

  • A. chapéu.
  • B. corpo.
  • C. calhau.
  • D. colunão.
  • E. capitular.

O presidente de um Tribunal de Justiça Eleitoral solicita ao assessor de comunicação da instituição que convoque uma coletiva de imprensa para falar sobre o próximo pleito eleitoral. Para que essa atividade seja realizada com sucesso, desde a convocação até a posterior avaliação, esse assessor deverá utilizar uma série de instrumentos típicos da assessoria de comunicação. Esses instrumentos, na ordem correta de sua utilização, são:

  • A. release, clipping e follow-up.
  • B. clipping, release e follow-up.
  • C. follow-up, release e clipping.
  • D. follow- up, clipping e release.
  • E. release, follow-up e clipping.

Na redação publicitária, o título

  • A. deve selecionar o leitor, detê-lo e persuadi-lo a continuar em contato com a peça publicitária.
  • B. deve isentar-se de prometer benefícios, pois isto é o texto que fará.
  • C. deve apelar apenas para um público específico para não haver dispersão.
  • D. deve ser sempre direto nunca expondo uma vantagem para não parecer apelativo.
  • E. é irrelevante para o pro cessamento do anúncio, pois é repetitivo.

O cartaz é um formato de comunicação bastante eficiente e precisa ter algumas características, tais como:

I. A capacidade de chamar atenção.

II. Unidade de ideia e forma.

III. Uso de quatro cores.

IV. Ser específico para ambientes fechados.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.
  • E. I, II e III.

O pré-teste de um anúncio deve ser feito

  • A. somente com pessoal especializado em publicidade ou no produto, visando a seu aprimoramento técnico.
  • B. somente depois que o anúncio estiver totalmente pronto, mas antes da veiculação, para testar o conjunto da peça publicitária.
  • C. considerando somente critérios estatísticos do público-alvo.
  • D. durante a fase de preparação do anúncio ou com ele já pronto, para testar as ideias a serem utilizadas.
  • E. em horários de pouca audiência para avaliar a penetração do anúncio.

Ao avaliar a eficiência publicitária, deve-se considerar, prioritariamente,

  • A. que a propaganda tenha atingido um único parâmetro, e é este que deve ser medido.
  • B. que o único ponto importante são as vendas que a campanha gerou.
  • C. uma definição exata do que se buscou obter.
  • D. apenas as avaliações de recall.
  • E. apenas os resultados obtidos no pré-teste para comparação.

A organização responsável pela avaliação ética da propaganda no Brasil é o CONAR. Quando um anúncio é julgado como antiético o CONAR pode

  • A. solicitar à agência e ao anunciante uma modificação ou a interrupção da veiculação do anúncio.
  • B. proibir a veiculação do anúncio em todo o território nacional.
  • C. multar a agência e o anunciante.
  • D. multar apenas a agência.
  • E. multar apenas o anunciante.

O CONAR é considerado um órgão

  • A. do PROCON específico para a regulamentação da publicidade.
  • B. de regulação publicitária de caráter estadual.
  • C. do sistema judiciário com objetivo de regulamentar e fiscalizar a publicidade.
  • D. de autorregulamentação publicitária.
  • E. do Ministério das Comunicações com função específica de regulamentar a publicidade.

O principal objetivo de uma estratégia de marca endossante é

  • A. contratar uma celebridade sem custos de quaisquer natureza.
  • B. dar credibilidade e conteúdo à oferta.
  • C. contratar uma celebridade e pagar apenas se a campanha alcançar efetivamente os objetivos de comunicação.
  • D. prejudicar a concorrência utilizando uma celebridade que fala dos problemas de produtos concorrentes.
  • E. fazer propaganda comparativa.

Ao considerar o logotipo de uma marca deve-se

  • A. incluir apenas uma das cores da marca.
  • B. buscar que ele seja de difícil reprodução, para evitar a cópia.
  • C. buscar que ele se amolde a grandes reduções e ampliações sem perda da sua identificação.
  • D. buscar distingui-lo da marca para complementar a comunicação do produto.
  • E. considerar que ele tem pouca influência na memorização da marca.
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