Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O termo "promoção" pode ser empregado em campanhas públicas de saúde. Promoção em saúde é uma

  • A. combinação para melhorar a imagem do Ministério da Saúde durante os processos eleitorais.
  • B. combinação com objetivo de transformar positivamente a imagem do Ministério da Saúde.
  • C. combinação de apoios educacionais e ambientais que visam a atingir ações e condições de vida conducentes à saúde.
  • D. imposição legal que obriga às marcas de produtos alimentares a divulgarem as informações nutricionais no rótulo das embalagens.
  • E. estratégia de divulgação de informações exclusivamente nutricionais no rótulo das embalagens de forma atrativa para o consumidor.

A ideia de que propaganda e publicidade não são sinônimos motivou diferentes definições conceituais ao longo do século XX. Pensando que essa diferença existiu, e em alguns lugares continua sendo importante, propaganda

  • A. é comumente associada com a palavra propagare, do latim, e está associada com a promoção de produtos e comerciais de televisão.
  • B. é a oferta de um produto com uma marca e origina-se do latim propagare.
  • C. é a propagação ou divulgação de uma ideia e origina-se do latim propagare.
  • D. está associada de forma exclusiva a comerciais em que um ou mais produtos são apresentados ao consumidor.
  • E. tem seu conceito associado a comerciais que ao se utilizarem de uma celebridade como interlocutor da marca com os consumidores, propagam os benefícios do produto.

A estratégia de antropomorfizar personagens de marca caracteriza-se quando

  • A. figuras lúdicas, como um pônei cor de rosa, são utilizadas em diálogo com o produto, por sua vez um objeto inanimado.
  • B. uma celebridade contracena em um comercial com animais.
  • C. um animal é utilizado como personagem em uma propaganda.
  • D. um objeto ou animal adquire características que humanizam sua figura, como transformar uma garrafinha plástica em um mascote com olhos, boca, braços, pernas e falante.
  • E. personagens de filmes são utilizados em campanhas publicitárias.

Ao selecionar uma agência para atender a conta de uma empresa, o publicitário deve, inicialmente,

  • A. decidir que tipo de habilidades e serviços serão essenciais para os objetivos de comunicação da empresa.
  • B. avaliar a capacidade criativa da agência no desenvolvimento de campanhas.
  • C. considerar sempre um grande número de alternativas antes de decidir por uma delas.
  • D. garantir a presença de todo o pessoal da empresa em todas as apresentações das agências concorrendo pela conta.
  • E. considerar a capacidade gerencial da agência a ser contratada.

Uma das técnicas mais elementares da publicidade é insistir e repetir uma determinada proposição. O objetivo desta técnica é

  • A. aplicar com mais equilíbrio a verba publicitária.
  • B. ocupar espaço na mídia para evitar que a concorrência o faça.
  • C. influenciar, despertar interesse e gerar convencimento junto aos receptores sobre as vantagens e benefícios de seus propósitos e produtos.
  • D. aumentar o retorno do bônus por veiculação.
  • E. escolher a proposição que melhor se adapte ao seu público-alvo.

A principal função da publicidade para um produto em fase de lançamento é

  • A. orientar as pesquisas de mercado para definir o público-alvo.
  • B. firmar o prestígio de seu produto.
  • C. definir a verba que será usada nas promoções de marketing deste produto.
  • D. incluir um novo hábito com referência a uma espécie de produto.
  • E. analisar o recall da propaganda veiculada.

O posicionamento do produto é uma das considerações mais importantes na decisão sobre o que anunciar. O posicionamento

  • A. desconsidera como o produto se estabelece na mente do consumidor.
  • B. deve concentrar-se somente nas fraquezas e forças do produto a ser anunciado.
  • C. uma vez adquirido se mantém estável.
  • D. deve considerar as fraquezas e forças, tanto do produto anunciado, quanto da concorrência.
  • E. acontece naturalmente no mercado.

A publicidade, de uma forma geral, tem como função principal

  • A. aumentar as vendas durante a campanha.
  • B. comunicar determinadas informações a um público determinado.
  • C. aproveitar as ocorrências sazonais.
  • D. ensinar novos usos do produto.
  • E. quebrar preconceitos.

Diversos slogans publicitários recorrem a uma estratégia discursiva em que o sujeito e o predicado da proposição se referem ao mesmo objeto. Isso ocorre em

  • A. Como Tigre, só tem Tigre.
  • B. Beba Coca-Cola.
  • C. Pense diferente.
  • D. Emoção pra valer.
  • E. Omega, absoluto.

A propaganda de um produto que possui uma característica distinta que corresponda a uma motivação deve

  • A. apoiar-se pouco nas características do produto.
  • B. valorizar o que distingue o produto e o torna superior aos demais.
  • C. criar no produto uma distinção subjetiva.
  • D. salientar as características do consumidor ao invés das do produto.
  • E. explorar uma característica já explorada pela concorrência.
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