Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A estratégia de comunicação em que uma marca utiliza uma celebridade como interlocutora com seu público denomina-se

  • A. framework.
  • B. brand equity.
  • C. market share.
  • D. endosso.
  • E. publicidade hedônica.

Caracteriza uma estratégia de marca endossante:

  • A. Quando a IBM endossa o Lotus, a organização IBM implicitamente afirma que o Lotus irá cumprir com seu compromisso.
  • B. Quando os consumidores respondem corretamente qual celebridade endossou a última campanha da marca, como no caso da cantora Pitty na campanha de lançamento do carro Toyota Etios.
  • C. Quando algo no mercado procura evitar que as marcas percam valor ao utilizar uma celebridade inadequada para a campanha da marca.
  • D. Quando uma marca cita a outra em um comercial, como quando Coca-Cola cita Pepsi indiretamente por meio de características discursivas e visuais.
  • E. Quando a Nissan faz uma campanha utilizando figuras infantis, como no caso da campanha que utilizou os Pôneis Malditos, o incremento de valor de marca ocorre em virtude do conhecimento popular sobre pôneis e seu aspecto afetivo.

Descreve a estratégia de endosso por uma celebridade o fato de uma pessoa

  • A. famosa com tamanha autoridade em relação a um assunto que “emprestaria” para o produto a credibilidade necessária para persuadir o consumidor a comprá-lo.
  • B. desconhecida e sem credibilidade, mas que poderia ser utilizada em campanhas com o objetivo de persuadir o consumidor.
  • C. que se tornou conhecida após participar como coadjuvante de um comercial de marca famosa.
  • D. utilizar um produto que aparece despropositadamente em uma novela.
  • E. conhecida que utiliza sua credibilidade para caracterizar negativamente uma marca.

A congruência entre os atributos de uma marca e os atributos de uma celebridade deve ser levada em consideração no processo de escolha da celebridade, pois

  • A. a veiculação da campanha depende de acordo legal entre as partes interessadas no uso da imagem da celebridade por tempo determinado.
  • B. faz parte de um processo definido legalmente pelo órgão de regulamentação publicitária (CONAR).
  • C. evita que a marca seja processada pela celebridade após a veiculação da campanha em mídias de massa.
  • D. a opinião da celebridade pesa no processo criativo e sua contribuição sobre as estratégias da campanha é uma prática muito comum nas agências de publicidade.
  • E. a escolha de uma celebridade que não possui atributos congruentes com os atributos da marca pode ser prejudicial à estratégia de comunicação.

Campanhas de utilidade pública são utilizadas pelo Ministério da Saúde para alertar a população tanto sobre problemas sociais quanto sobre os direitos que todo residente em território brasileiro possui. O objetivo das campanhas de utilidade pública é

  • A. nortear uma complexa rede de relacionamentos, como aquelas estabelecidas entre profissionais da saúde, pacientes e a população em geral.
  • B. combinar ações para promover, de forma exclusiva, a imagem do Ministério da Saúde perante a população brasileira.
  • C. promover as medidas do governo para melhorar a imagem do atual Presidente da República e do seu partido.
  • D. avaliar o interesse da população sobre um determinado tema social.
  • E. apoiar os investimentos de comunicação das indústrias da área de saúde.

Os anúncios em TV podem ser diferenciados dos veiculados em outros meios, principalmente, por

  • A. dependerem mais do conteúdo verbal do que do visual.
  • B. já contarem com a atenção do receptor.
  • C. dependerem muito do conteúdo musical.
  • D. serem independentes da emoção que ele gera.
  • E. terem menor relação com as vendas geradas.

O planejamento publicitário tem como objetivo global

  • A. servir aos consumidores com informações úteis.
  • B. mobilizar vontades do público-alvo em relação a uma categoria de produto.
  • C. definir uma escala de valores para cada veículo utilizado nas campanhas.
  • D. dissipar falsas impressões ou corrigir concepções errôneas.
  • E. proporcionar soluções práticas, baseadas nos fatos, para problemas específicos de marketing e propaganda.

O rádio ainda persiste como meio importante para a comunicação publicitária. Uma das razões é que este meio

  • A. não depende da imaginação.
  • B. oferece uma vantagem muito maior no bônus por volume (BV).
  • C. não absorve a atenção total.
  • D. mantém, em todas as camadas sociais, um grande valor afetivo com a população.
  • E. é pouco interativo.

Autores relacionam o processo de criatividade publicitária com a bricolagem. Essa relação é possível, pois

  • A. a criação está relacionada ao processo de recorte, associação e edição de informações que se encontram no repertório cultural da sociedade.
  • B. o texto publicitário é caracterizado pela utilização de figuras de linguagem.
  • C. depende da criatividade do departamento de criação de uma agência de publicidade.
  • D. traduz um fenômeno que distingue o discurso denotativo e conotativo no ato da criação.
  • E. o ethos de uma campanha publicitária relaciona-se com o estilo de escrita do redator e da própria agência de publicidade.

O papel da comunicação governamental é

  • A. reforçar o que a grande imprensa divulga, pois é aí que reside a informação que interessa ao público.
  • B. garantir os direitos à informação acessível para toda a população.
  • C. aproveitar o espaço sem custo financeiro oferecido pelas empresas privadas de comunicação.
  • D. garantir prioritariamente a popularidade dos governantes.
  • E. impedir que as empresas privadas cobrem por serviços que o governo oferece gratuitamente.
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