Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na década de 50, o primeiro jornal a sofrer mudanças de acordo com os padrões americanos foi o Diário Carioca, por iniciativa de três jornalistas Pompeu de Sousa, Danton Jobim e Luís Paulistano que se envolveram na reformulação interna do periódico, para apresentação de um conteúdo jornalístico mais dinâmico e objetivo. Entre as reformulações mais importantes, cumpre destacar a introdução
da colunagem centralizada.
da figura do secretário de redação.
do tituleiro.
do repórter-fotográfico.
do lead.
Um press release eficiente deve
privilegiar o uso de jargões da área para despertar interesse nos repórteres.
ter a informação mais importante no começo do texto.
ser redigido em pirâmide normal.
explorar a exclusividade do produto ou do serviço, se for o caso, e exaltar as suas qualidades.
dar preferência ao nariz de cera como abertura do texto.
Para o pesquisador M.F.Westphal, há um tipo de pesquisa qualitativa usada por cientistas sociais e pesquisadores de mercado com objetivos diferentes. Os primeiros pretendem observar o processo através do qual participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa para que, posteriormente, possam os dados serem teoricamente interpretados. A pesquisa de mercado busca propostas imediatas e custos reduzidos. Através do trabalho com grupo procura-se apreender a psicodinâmica das motivações, para imediata obtenção de lucro. Esse tipo de investigação científica com grupos é chamado de
Satisfação de Cliente.
Segmentação.
Imagem.
Comportamento do Consumidor.
Grupos Focais.
Assinale a composição feita, respectivamente, com tipos das famílias romana e cursiva:
Essa ação é conhecida por
Endomarketing.
Marketing Concentrado.
Marketing de Fidelização.
Marketing Viral.
Ecomarketing.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
compreensão, ideia e opinião.
clareza, abrangência e credibilidade.
introdução, argumentação e conclusão.
formalidade, complexidade e eloquência.
pragmatismo, inferência e tese.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Para buscar e encontrar bons temas ou diferentes abordagens de assuntos anteriormente tratados por um veículo, o pauteiro deve evitar no seu dia a dia
ler veículos ou assistir programas concorrentes.
descartar materiais limitados geograficamente.
pesquisar em fontes e arquivos não jornalísticos.
levantar dados que gerem críticas a poderes públicos.
propor matérias sobre datas comemorativas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
I e II, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
ponto final depois de uma maneira um pouco diferente.
substituição no texto das marcas iPad e Generation Wireless.
esclarecimento do país a que pertence o Estado de Connecticut.
uso da palavra iPad no título como metonímia de tablet.
verbo no presente contínuo no início do título da matéria.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
a redundância.
a ambiguidade.
a cacofonia.
a colisão.
o estrangeirismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...