Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na década de 50, o primeiro jornal a sofrer mudanças de acordo com os padrões americanos foi o Diário Carioca, por iniciativa de três jornalistas – Pompeu de Sousa, Danton Jobim e Luís Paulistano – que se envolveram na reformulação interna do periódico, para apresentação de um conteúdo jornalístico mais dinâmico e objetivo. Entre as reformulações mais importantes, cumpre destacar a introdução

  • A.

    da colunagem centralizada.

  • B.

    da figura do secretário de redação.

  • C.

    do tituleiro.

  • D.

    do repórter-fotográfico.

  • E.

    do lead.

Um press release eficiente deve

  • A.

    privilegiar o uso de jargões da área para despertar interesse nos repórteres.

  • B.

    ter a informação mais importante no começo do texto.

  • C.

    ser redigido em pirâmide normal.

  • D.

    explorar a exclusividade do produto ou do serviço, se for o caso, e exaltar as suas qualidades.

  • E.

    dar preferência ao nariz de cera como abertura do texto.

Para o pesquisador M.F.Westphal, há um tipo de pesquisa qualitativa usada por cientistas sociais e pesquisadores de mercado com objetivos diferentes. Os primeiros pretendem observar o processo através do qual participantes especialmente selecionados respondem às questões da pesquisa para que, posteriormente, possam os dados serem teoricamente interpretados. A pesquisa de mercado busca propostas imediatas e custos reduzidos. Através do trabalho com grupo procura-se apreender a psicodinâmica das motivações, para imediata obtenção de lucro. Esse tipo de investigação científica com grupos é chamado de

  • A.

    Satisfação de Cliente.

  • B.

    Segmentação.

  • C.

    Imagem.

  • D.

    Comportamento do Consumidor.

  • E.

    Grupos Focais.

Assinale a composição feita, respectivamente, com tipos das famílias romana e cursiva:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Essa ação é conhecida por

  • A.

    Endomarketing.

  • B.

    Marketing Concentrado.

  • C.

    Marketing de Fidelização.

  • D.

    Marketing Viral.

  • E.

    Ecomarketing.

  • A.

    compreensão, ideia e opinião.

  • B.

    clareza, abrangência e credibilidade.

  • C.

    introdução, argumentação e conclusão.

  • D.

    formalidade, complexidade e eloquência.

  • E.

    pragmatismo, inferência e tese.

Para buscar e encontrar bons temas ou diferentes abordagens de assuntos anteriormente tratados por um veículo, o pauteiro deve evitar no seu dia a dia

  • A.

    ler veículos ou assistir programas concorrentes.

  • B.

    descartar materiais limitados geograficamente.

  • C.

    pesquisar em fontes e arquivos não jornalísticos.

  • D.

    levantar dados que gerem críticas a poderes públicos.

  • E.

    propor matérias sobre datas comemorativas.

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

  • A.

    ponto final depois de “uma maneira um pouco diferente”.

  • B.

    substituição no texto das marcas iPad e Generation Wireless.

  • C.

    esclarecimento do país a que pertence o Estado de Connecticut.

  • D.

    uso da palavra iPad no título como metonímia de tablet.

  • E.

    verbo no presente contínuo no início do título da matéria.

  • A.

    a redundância.

  • B.

    a ambiguidade.

  • C.

    a cacofonia.

  • D.

    a colisão.

  • E.

    o estrangeirismo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...