Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere a figura.

Ela tem medidas relacionadas ao formato utilizado em peças dos grandes mestres clássicos da pintura e a outras manifestações artísticas como a escultura e a arquitetura. Os formatos de livros e jornais também buscam esse formato porque ele oferece condições para manter o equilíbrio entre subáreas gráficas na diagramação. Essa figura tem suas medidas relacionadas à

  • A.

    proporção por alternância.

  • B.

    espiral de Archimedes.

  • C.

    proporção áurea.

  • D.

    espiral hiperbólica.

  • E.

    proporção por inversão.

A escolha da tipologia para composição gráfica depende de vários critérios. Entre eles o público. Um dos grandes jornais brasileiros, por exemplo, usava tipos da família lapidária para personalizar os títulos de seu caderno de esportes. O exemplo que é composto com tipos da família lapidária é:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

As fotos entregues por um fotógrafo contratado pelo portal do TJRJ apresentavam aberração cromática, isto é,

  • A.

    as linhas horizontais e verticais estavam focadas em planos diferentes.

  • B.

    os objetos captados fora do eixo da objetiva pareciam ter uma cauda.

  • C.

    tinham franjas de cor nas imagens, problema agravado em algumas fotos obtidas com maior distância focal.

  • D.

    as superfícies planas das imagens não estavam corretamente focadas.

  • E.

    as linhas retas, próximas às bordas das imagens se voltam para o interior da mesma.

A impressão gráfica usa a combinação de três cores mais o preto para obter o efeito visual de uma peça totalmente colorida à contemplação do olho humano. São gravadas quatro chapas, uma para cada cor, de tal forma que a impressão do

  • A.

    cian com o amarelo produzirá o verde.

  • B.

    amarelo com o magenta produzirá o azul.

  • C.

    vermelho com o verde produzirá o violeta.

  • D.

    verde com o azul produzirá o amarelo.

  • E.

    magenta com o amarelo produzirá verde.

Considere as figuras.

Elas representam sistemas de impressão. Eles são, respectivamente,

  • A.

    tipografia e litografia.

  • B.

    off-set e rotogravura.

  • C.

    flexografia e serigrafia.

  • D.

    litografia e off-set.

  • E.

    rotogravura e tipografia.

Um cordeiro nasceu com seis patas na pequena aldeia de Velistsikhe, no estado norteamericano da Georgia, e virou atração nos Estado Unidos (Extra, 26.01.2012).

Matérias como esta são classificadas no jornalismo como pertencentes ao gênero

  • A.

    conto.

  • B.

    fait-divers.

  • C.

    editorial.

  • D.

    artigo

  • E.

    calhau.

No radiojornalismo, há um profissional cuja função é acompanhar a programação das emissoras concorrentes, seja da sua própria localidade ou de outras regiões, com o objetivo de alimentar a pauta jornalística da sua emissora. Esse profissional recebe o nome de

  • A.

    editor.

  • B.

    pauteiro.

  • C.

    subeditor.

  • D.

    operador de áudio.

  • E.

    radioescuta.

Nas reportagens dos telejornais, quando se quer apresentar uma imagem de superioridade do entrevistado, costuma-se filmar em um plano que privilegia as tomadas de baixo para cima, fazendo com que a objetiva fique abaixo do nível normal do olhar. Esse plano recebe o nome de

  • A.

    aberto.

  • B.

    americano.

  • C.

    médio.

  • D.

    plongê.

  • E.

    contraplongê.

Há um método de pesquisa mais adequado para avaliar: conceitos e atributos de novos produtos; gerar hipóteses sobre opiniões, costumes, crenças, valores, experiências, atitudes e estilos de vida; gerar ideias criativas para o desenvolvimento de campanhas de propaganda; gerar informação útil para estruturar um questionário de pesquisa; e ajudar a interpretar informações oriundas de uma pesquisa quantitativa. Trata-se do Método de

  • A.

    Pesquisa em Profundidade.

  • B.

    Focus Grupo.

  • C.

    Pesquisa de Audiência.

  • D.

    Pesquisa Ad Hoc.

  • E.

    Painéis de Consumidor.

Quando a mensagem publicitária elege outra mensagem para seu próprio objeto é uma função da linguagem denominada

  • A.

    fática.

  • B.

    emotiva.

  • C.

    referencial.

  • D.

    imperativa.

  • E.

    metalinguística.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...