Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As forças que exercem influência sobre o microambiente provêm do macroambiente. As forças

  • A.

    socioculturais são representadas, por exemplo, nos investimentos do governo em P&D, proteção de patentes, melhoria na produtividade, dentre outras.

  • B.

    tecnológicas correspondem, por exemplo, às mudanças de estilo de vida, à taxa de crescimento demográfico, à taxa de natalidade, à expectativa de vida, dentre outras.

  • C.

    econômicas respondem, entre outras, pela disponibilidade de recursos naturais, clima, custo de matéria-prima e similares.

  • D.

    físicas se relacionam com as tendências do PIB (Produto Interno Bruto), taxas governamentais, inflação, controle de preços, dentre outras.

  • E.

    político-legais referem-se à legislação tributária, incentivos especiais, regulamento de comércio exterior, leis trabalhistas, estabilidade e outras de similar teor.

"A habilidade de associar qualquer lugar de um documento arquivado em um computador com qualquer outro lugar no mesmo documento, ou em qualquer outro documento (local ou remoto), permitindo rápido acesso aos mesmos através de links navegacionais não sequenciais" (www.levacov.eng.br) é chamada de

  • A.

    upload.

  • B.

    attachment.

  • C.

    interface.

  • D.

    hypertext.

  • E.

    active-X.

  • A.

    pelo fait divers.

  • B.

    pela crítica.

  • C.

    pelo artigo.

  • D.

    pelo ensaio.

  • E.

    pela crônica.

O legislador constituinte estabeleceu alguns limites à liberdade de comunicação. Dentre outros, considere:

I. É vedado o anonimato do autor da matéria em qualquer situação.

II. É assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

III. São invioláveis a intimidade, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente da sua violação.

IV. A produção e programação das emissoras de rádio e TV devem ter como princípio o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    I, II e III, apenas.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II, III, IV e V.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    II, III, IV e V.

A Lei de acesso a informações públicas, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 18 de novembro de 2011, determina que

  • A.

    é dever dos órgãos e entidades públicas promover, mediante requerimento dos interessados, a divulgação em local de fácil acesso, informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

  • B.

    no caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderão os interessados interpor recursos contra a decisão no prazo máximo de 180 dias a contar do despacho.

  • C.

    é dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

  • D.

    informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticados por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas serão liberadas apenas após decisão judicial.

  • E.

    para permitir que as informações cheguem a todos os cidadãos, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo vedado o uso da internet para esse fim.

Para o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros o jornalista deve

  • A.

    garantir a prestação de informações em organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, excluindo-se aquelas relacionadas à segurança nacional.

  • B.

    opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  • C.

    combater e denunciar todas as formas de corrupção, mesmo aquelas em que as evidências ainda não tenham documentos comprobatórios.

  • D.

    assumir a responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado, mas com as quais tem relações por vínculo contratual.

  • E.

    denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades policiais e, quando for o caso, incriminar os diretores da empresa em que o assédio aconteceu.

O tipo de anúncio, frequentemente utilizado, que se serve de diagramação característica de determinado tipo de veículo, e que pode aparentar ser uma matéria de conteúdo editorial é chamado de

  • A.

    teaser.

  • B.

    follow up.

  • C.

    soft sell.

  • D.

    retranca.

  • E.

    informe publicitário.

É correto afirmar que os quatro princípios básicos de diagramação são:

  • A.

    proximidade, alinhamento, repetição e unidade.

  • B.

    alinhamento, proximidade, unidade e contraste.

  • C.

    proximidade, unidade, repetição e contraste.

  • D.

    proximidade, alinhamento, repetição e contraste.

  • E.

    unidade, alinhamento, contraste e repetição.

Há fatos que despertam o interesse público, rendendo cobertura em inúmeras edições de jornais e revistas. Ao texto que retoma o assunto ou uma matéria em edições posteriores dá-se o nome de

  • A.

    suíte.

  • B.

    olho.

  • C.

    texto-legenda.

  • D.

    chapéu.

  • E.

    pirâmide invertida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...