Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No jornalismo impresso, assim como no radiofônico, televisivo e virtual, o lead é o parágrafo de abertura da matéria. Nele estão as informações importantes para a transmissão da notícia, aquelas que respondem às questões o que, quem, quando, onde, como, por que e para quê. Há dezenas de leads, entre eles o clássico, o direto, o resumo etc. O lead narrativo traz
a estrutura de uma crônica jornalística, relatando detalhadamente os fatos.
uma sequência de fatos, cujo final apresenta uma surpresa, como um conto.
núcleos independentes, com histórias paralelas, como se fosse uma novela.
a descrição pormenorizada dos fatos, não deixando dúvida para o leitor.
a informação principal na primeira linha e as secundárias na sequência.
I ou III.
I.
II.
III ou IV.
IV.
A respeito do tema liderança, é correto afirmar que o líder
situacional não assume responsabilidade, não toma direção efetiva das coisas e prefere deixar que a situação seja naturalmente resolvida.
indeciso é aquele que assume a liderança em momentos que favorecem o seu estilo; o seu comportamento se molda a diferentes situações; possui um estilo adequado para cada problema.
emergente é aquele que surge e assume o comando por reunir mais qualidades e habilidades para conduzir o grupo aos objetivos diretamente relacionados a uma situação específica.
liberal é o que se preocupa com participação do grupo, estimula e orienta, acata e ouve as opiniões do grupo e pondera antes de agir.
democrático participa o mínimo possível do processo administrativo; dá total liberdade ao grupo para traçar diretrizes; apresenta apenas alternativas, não soluções.
O Diário de Pernambuco foi fundado em 7 de novembro de 1825, sendo hoje o jornal mais antigo em circulação na América Latina. A história registra duas paralisações importantes de sua circulação. Uma foi em 1931 e outra em 1945, quando a redação tinha como diretor Arthur Orlando e entre os repórteres estavam:
Ana Arruda Callado e Josué de Castro.
João Cabral de Melo Neto e Evaldo Cabral de Mello.
Luis Marinho e Osman Lins.
Assis Chateaubriand e Gilberto Amado.
Solidónio Leite e Nestor de Holanda.
branding
segmento
posicionamento
marketing
target
O New Jornalism é um gênero jornalístico surgido na imprensa dos Estados Unidos, na década de 60, que tem como principais representantes Truman Capote, Norman Mailer, Gay Talese e Tom Wolfe. Sua principal característica é juntar a narrativa literária à jornalística. No Brasil, quem melhor fez esse tipo de jornalismo contava em seus quadros com profissionais como José Hamilton Ribeiro e Audálio Dantas. O nome dessa revista era:
Realidade.
Visão.
Manchete.
O Cruzeiro.
Fatos & Fotos.
O Modelo Harvard estabelece uma lista de diversos fatores a serem analisados em relação aos cinco elementos que definem a concorrência no setor.
A Análise de Cenários fundamenta-se na descrição detalhada de possíveis ambientes futuros no que se refere à economia, sociedade, política e tecnologia, dentre outros.
O Modelo de Porter consiste na avaliação equilibrada das características ambientais internas (pontos fortes e fracos) e externas (ameaças e oportunidades).
No Modelo BCG, o eixo posição de negócios é fruto da análise de diversos fatores: participação no mercado, crescimento da participação, capacidade de produção e capacidade gerencial.
O Modelo GE/McKinsey trabalha com a matriz de crescimento versus participação, e a posição de produtos ou unidades estratégicas de negócios. Em um quadro estabelece uma classificação, de acordo com o confronto entre as matrizes em estrela, abacaxi, vaca leiteira e oportunidade.
Segundo Abraham Maslow, que desenvolveu uma teoria sobre motivação, há uma hierarquia das necessidades que os homens buscam satisfazer, iniciando pelas suas necessidades primárias. O autor representou essas necessidades em cinco níveis, em forma piramidal. A ordem da satisfação dessas necessidades, das primárias para as superiores, é:
Necessidades fisiológicas básicas - Necessidades Sociais - Necessidades de Segurança - Autoestima - Autorrealização.
Necessidades econômicas básicas - Necessidades de Segurança - Necessidades Sociais - Autoestima - Autorrealização
Necessidades financeiras básicas - Necessidades de Segurança - Necessidades Sociais - Autorrealização - Autoestima.
Necessidades fisiológicas básicas - Necessidades de Segurança - Necessidades Sociais - Autoestima - Autorrealização.
Necessidades financeiras básicas - Necessidades Sociais - Necessidades de Segurança - Autoestima - Autorrealização.
Assinale a abertura construída no formato de nariz de cera:
Policiais de Osasco, na Grande São Paulo, esclareceram ontem o desaparecimento de Margarida Almeida de Souza, de 19 anos, filha de um empresário da cidade. No começo de março, ela saiu de casa para morar com o namorado Álvaro de Andrade Silva, de 23 anos, viciado em cocaína e maconha, e não deu mais notícias. (www.estadao.com.br)
A que foi classificada como "a nevasca do século" nos Estados Unidos matou pelo menos 100 pessoas e bloqueou aeroportos, estradas e edifícios com uma camada de até 80 centímetros de neve. A tempestade obrigou as autoridades a fechar seis aeroportos e a declarar estado de emergência em seis Estados. Em Nova York, 18 pessoas ficaram intoxicadas pelo monóxido de carbono: o gelo obstruiu os canos de escapamento dos carros. (www.estadao.com.br)
As mulheres se envolvem cada vez mais no tráfico e uso de cocaína e crack em São Paulo. Os dados, divulgados ontem pela polícia paulista, revelam que, das 980 pessoas presas em flagrante no ano passado, 229 eram mulheres. "Elas começam a fumar crack ou a cheirar cocaína em festas com os amigos ou namorados", revelou o delegado Fernando Vilhena. "Quando o fornecedor desaparece, passam a roubar e a fazer de tudo para conseguir a droga." (www.estadao.com.br)
Às 7 horas de terça-feira, o tratorista Ezequiel P. parou a soma de dez, que fazia a pedido do médico, alí pelo número três. Anestesiado da cintura para baixo e sedado, ele estava adormecido, pronto para, ao longo dos 45 minutos seguintes, ter o quadril perfurado, parte da medula óssea (cerca de cem milímetros) extraída e processada no laboratório de terapia celular. (www.estadao.com.br)
O ator português Joaquim de Almeida divide a vida entre seus apartamentos em Lisboa e Nova York e os cenários de dezenas de partes diferentes do mundo. Tem carreira feita no cinema europeu e norte-americano e fechou o ano com uma satisfação especial. Adão e Eva, filme 100% português dirigido pelo amigo Joaquim Leitão, rompe com a linguagem do cinema lusitano e, em uma semana, bateu um recorde no país: foi visto por 30 mil pessoas. (www.estadao.com.br)
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a respeito da obrigatoriedade de se inserir uma mensagem educativa na publicidade de produtos da indústria de automóveis. (http://www.bahianoticias.com.br 07/06/2011)
Porque
essa imposição vai de encontro ao art. 220 da Constituição Federal, o qual determina que a criação, expressão, informação e manifestação de pensamento não serão objeto de restrição.
Segundo o Art. 5o da Constituição Federal, inciso XXIX − a lei protege a propriedade das marcas, os nomes de empresas e outros signos distintivos, em nome do interesse social.
a exigência está em desacordo com o Art. 23 da Constituição Federal que, em seu inciso IV, impede a evasão, a destruição e a descaracterização de obras de arte e de outros bens de valor histórico, artístico ou cultural.
a publicidade em questão não se enquadrada no que dispõe a Constituição Federal no seu Art. 37, § 1 que exige que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.
a peça publicitária, alvo da ação não fere o Art. 220 da Constituição Federal, § 3o, inciso II, que institui competência à legislacão federal de criar normas que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no Art. 221, que se relaciona à programação desses meios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...