Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    formação de jornalistas profissionais desde o ensino básico.

  • B.

    produção de conteúdo barato e com boa qualidade de imagem e som.

  • C.

    democratização das tecnologias da informação para todas as classes.

  • D.

    introdução dos alunos a técnicas comunicacionais que usarão na vida.

  • E.

    difusão dos princípios de cidadania e desenvolvimento humano.

O ponto de interrogação introduz uma pergunta. Em um texto noticioso, cuja função é dar respostas ao leitor, ele costuma ser usado entre as aspas de alguma fonte. No título de uma matéria, o ponto de interrogação pode ser usado

  • A.

    nunca pode ser usado.

  • B.

    pode ser usado em casos muito especiais.

  • C.

    pode ser usado livremente.

  • D.

    pode ser usado com autorização da direção.

  • E.

    pode ser usado para facilitar a diagramação.

Quando uma publicação ou programa noticia um furo importante obtido em fontes exclusivas, outras redações decidem se também noticiarão ou não o mesmo fato. Neste caso, denominado no “Manual de Redação e Estilo da Folha de S. Paulo” como “furo tomado”, o mais indicado para um repórter/redator é

  • A.

    não redigir qualquer texto sobre o furo tomado.

  • B.

    redigir um texto curto e discreto sobre o furo tomado.

  • C.

    redigir um texto sobre outro tema relacionado ao furo tomado.

  • D.

    redigir um texto sobre outro tema para atenuar o furo tomado.

  • E.

    redigir o texto e nominar o veículo que deu o furo tomado.

  • A.

    ser a própria fonte.

  • B.

    dar credibilidade às fontes.

  • C.

    facilitar o acesso às fontes.

  • D.

    manter a atualidade das fontes.

  • E.

    divulgar as fontes.

  • A.

    apurado em mobilidade.

  • B.

    registrado em mobilidade.

  • C.

    produzido em mobilidade.

  • D.

    publicado em mobilidade.

  • E.

    ocorrido em mobilidade.

Na internet, a redação dos textos jornalísticos é caracterizada por frases breves e parágrafos curtos, em contraposição aos grandes blocos de texto comumente encontrados nos meios impressos. Em função disso, em uma leitura apressada, os textos jornalísticos da web nos dão certa aparência de superficialidade. Para combater essa visão de falta de profundidade na construção do texto, o redator de veículos online deve

  • A.

    abusar da utilização de fotos, pois tornará a página mais atraente, agradando a todos os leitores.

  • B.

    usar infográficos coloridos que ampliam a informação e dão consistência à página.

  • C.

    usar a hipertextualidade para complementar ou desenvolver a notícia em outras páginas.

  • D.

    escrever como se fosse para o meio radiofônico, pois a velocidade desse meio é semelhante à da rede.

  • E.

    utilizar todos os elementos do lead, pois isso elimina a superficialidade da notícia.

Câmera Raw é um plugin que dá acesso a arquivos de imagens no formato RAW. Ele é um recurso do programa

  • A.

    Adobe Photoshop.

  • B.

    PageMaker.

  • C.

    CorelDraw.

  • D.

    Windows Media Player.

  • E.

    InDesign.

  • A.

    organismos sociais.

  • B.

    semiótica.

  • C.

    indústria cultural.

  • D.

    culturalismo.

  • E.

    hibridismo.

  • A.

    matrizes culturais e formatos industriais.

  • B.

    lógicas de produção e competência de recepção.

  • C.

    matrizes culturais e competências de recepção.

  • D.

    formatos industriais e lógicas de produção.

  • E.

    formatos industriais e competências de recepção.

É contrária ao Código de Ética dos Profissionais da Propaganda a seguinte norma:

  • A.

    O profissional de propaganda deve conhecer a legislação relativa a seu campo de atividade, e como tal é responsável pelas infrações que, por negligência ou omissão intencional, levar o cliente a cometer, na execução do plano de propaganda que sugeriu e recomendou.

  • B.

    A tabela de preços dos veículos não é pública e igual para todos os compradores. As agências procederão anualmente à correção de preços para cada tipo de cliente, incumbindo ao veículo observá-la e fazê-la observar por todos os seus agentes ou prepostos, cujo reconhecimento como tal poderá ser cancelado por infração deste dispositivo.

  • C.

    O profissional de propaganda respeita as campanhas de seus competidores, jamais procurando destruí-las por atos, ou impedindo a sua divulgação. Nos textos que usa, exalta as vantagens dos seus temas, sem que isso envolva críticas ou ataques diretos ao competidor.

  • D.

    Os veículos de propaganda reconhecem a necessidade de manter os corretores e as agências como fonte de negócios e progresso dos seus empreendimentos e, por isso, a eles reservam o pagamento da comissão com exclusão de quaisquer outros indivíduos ou entidades.

  • E.

    Aos veículos de propaganda fica naturalmente reservado o direito de dar ou não crédito à agência, não sendo lícito, porém, negar-lhe a comissão ou recusar-lhe a divulgação do anúncio quando pago à vista. Excetuem-se os casos em que a matéria não se enquadre dentro da ética ou quando a agência deixar de ser reconhecida pelo veículo, do que lhe deve ser dado aviso com 90 dias de antecedência.

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