Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para que uma gravação em vídeo seja considerada de alta definição é preciso que ela tenha, no mínimo,
formato de tela 3 × 4 e 525 linhas de resolução horizontal.
áudio gravado no formato 5.1.
transmissão por emissora de TV digital.
gravação em disco rígido.
resolução horizontal acima de 720 linhas.
As lojas virtuais surgiram graças a internet. Essas lojas desenvolveram o conceito da cauda longa para ganhar dinheiro. Esse conceito ganhou tanta importância que se tornou um livro de sucesso. Ele contraria a regra dos 80/20, isto é, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. O fenômeno da cauda longa é observado em determinadas empresas com vendas pela internet em que
a venda de produtos de ponta do mercado tem sobrevida com a comercialização em meio digital.
o faturamento com produtos de nicho é tão alto e pode até superar o faturamento dos considerados de ponta pelo mercado.
os produtos de baixa procura terão mais visibilidade no e-commerce do que em pontos de venda tradicionais.
a oferta por meio do e-commerce de um produto agregará valor à marca e aumentará a sua lucratividade.
se pratica a venda casada entre produtos de nicho e produtos considerados arrasa-quarteirão pelo mercado.
O enquadramento realizado pelo cinegrafista, no qual o entrevistado é colocado de meio perfil, encostado na lateral do quadro, olhando para o repórter que se coloca ao lado da câmera, cria um espaço extra na direção em que o entrevistado está olhando. Nessa composição, o cinegrafista levou em conta no enquadramento o que chamamos no jargão de televisão de
contraplano.
ar direcional.
background.
teto.
plano americano.
Em uma pesquisa de opinião,
a consistência é checada antes da totalização de seus números.
a margem de erro só é calculada após a realização da pesquisa.
a amostra probabilística é um subconjunto determinado aleatoriamente.
deve-se entender por ponderação a checagem dos questionários pelos coordenadores da pesquisa.
a pesquisa extensiva é mais profunda e se ocupa de pequenos grupos.
São tipos de cabos e conectores utilizados na produção e pós-produção audiovisual:
S-Video, XLR, MiniDV e RCA.
HMI, P2, Firewire 800 e USB.
HDMI, RCA, XLR e BNC.
USB, Uplink, AGC e Componente.
P1, P2, Coaxial e CCD.
O percentual de um mercado ou de um segmento que uma empresa ou marca detém é chamado de
posicionamento.
share-of-voice.
heavy-user.
share-of-market.
frequência.
O conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos de venda e em espaços editoriais, que tem a finalidade de planejar a apresentação destacada de produtos, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere a sua rotatividade, é chamado de
Marketing direto.
Branding.
Merchandising.
Telemarketing.
Marketing de relacionamento.
Sobre as características fundamentais do Jornalismo Online, é correto afirmar que
as plataformas de distribuição nesse meio não são flexíveis.
a notícia nesse meio não pode ser atualizada a qualquer momento.
as notícias veiculadas no meio digital, em tempo real, são elaboradas com mais pesquisa.
a estrutura narrativa pode ser não linear no meio digital.
as notícias divulgadas em meio digital são exclusivas para assinantes.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Num debate público, algumas pessoas expressam abertamente os seus pontos de vista. As que recusam essa perspectiva muitas vezes sentem-se marginalizadas e, frequentemente, retiram-se ou calam-se. Esta inibição faz com que a opinião que recebe apoio explícito pareça mais forte do que é realmente, e a outra, mais débil. O exame deste fenômeno por Elisabeth Noelle-Neumann ficou consolidado
na Teoria hipodérmica.
nos Estudos de recepção.
na Teoria funcionalista da comunicação.
na Teoria culturológica.
na Hipótese da espiral do silêncio.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O norte-americano Rob Kling, diretor do Center for Social Informatics da Universidade de Indiana, ao falar sobre o uso da tecnologia para a promoção e desenvolvimento social, afirmou que os computadores e as telecomunicações, sem o apoio de recursos complementares e intervenções complexas nos quais os instrumentos da tecnologia da informação podem ser elementos de capacitação, são insuficientes quando simplesmente adicionados ao mix do status quo relativo aos recursos e aos relacionamentos. No contexto da universalização das tecnologias de informação e comunicação, o autor referia-se
aos conceitos de inclusão e exclusão digital, apenas.
aos conceitos de inclusão digital e inclusão social.
ao uso da tecnologia como elemento primordial e suficiente para a superação da exclusão social.
à necessidade de distribuição apenas de equipamentos de informática e telecomunicações aos setores carentes da sociedade.
à ausência de políticas públicas que consideram as tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...