Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em julho de 2010, a agência África fez veicular a pergunta: Por que a lata da cerveja X é branca? Um filme de 30 segundos antecipou a mudança da cor da lata, que se tornou predominantemente vermelha. Esse tipo de propaganda é chamado de
follow up.
approach.
case history.
teaser.
gimmick.
Uma cliente não aprovou uma peça publicitária para televisão alegando que o fade-in foi muito rápido para introduzir a imagem do produto no contexto visual dominante. Por fade-in entende-se
a percepção completa da imagem.
o surgimento gradual da imagem.
a fusão da imagem com o fundo cenográfico.
a sobreposição de duas imagens estáticas.
o crescimento desproporcional da imagem em relação ao cenário.
Uma marca norte-americana de cerveja, com baixo teor alcoólico, tem ampliado suas vendas com um comercial que a compara com as concorrentes com teor normal de álcool. A propaganda lembra que a cerveja pode ser consumida à vontade porque não deixa o consumidor com ressaca. Em propaganda diz-se que a mensagem favoreceu
a relação do produto com o consumo.
o posicionamento da marca.
o conhecimento de pontos de venda.
o reconhecimento das vantagens de um produto sobre o outro.
o recall pelo atributo.
O plano de mídia tem três fundamentos: objetivo de mídia, estratégia de mídia e tática de mídia. Sobre isso, é correto afirmar:
Estratégia de mídia corresponde as formas de ação e os recursos necessários para implementar a tática.
O objetivo de mídia e a estratégia de mídia não dependem do meio de veiculação da mensagem.
Tática de mídia refere-se ao caminho traçado para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e o cronograma de veiculação planejado.
A determinação do objetivo de mídia é a última etapa da execução do plano de mídia.
Objetivo de mídia refere-se à quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com intensidade de veiculação e período determinados.
A medida da soma dos índices de audiência domiciliares de TV, correspondente ao número de inserções do comercial, ou ao produto do número de inserções pela audiência do programa, é chamada de
CPP.
GRP.
CNN.
TARGET.
DTP.
A leitura do conjunto de chamadas feitas no início de um radiojornal, anunciando as notícias mais importantes, é chamada de
escalada.
cabeça.
espelho.
piloto.
vinheta.
Um âncora de rádio, ao entrar em contato com um repórter, solicitou que a técnica providenciasse a equalização da linha. Isso significa que o contato com o repórter se dava por linha telefônica e era necessário
compensar os sons agudos.
reduzir a interferência do som ambiente.
ampliar o volume da transmissão.
retirar as distorções produzidas pelo delay.
evitar os ecos da transmissão.
Um telejornal nas grandes emissoras de televisão brasileiras começa, em geral, com a leitura de textos curtos com as manchetes das principais notícias que serão apresentadas. Esse processo tem o nome de
notas ao vivo.
espelho.
chamadas de bloco.
escalada.
Stand ups.
Ocorre todas as vezes que uma informação passa de um ponto a outro e tem como propósito organizar a passagem da informação certa − das pessoas certas para as pessoas certas − na hora certa, da maneira certa e ao custo certo. Essa descrição, adaptada do texto de Rafael Sampaio, refere-se ao
briefing.
telemarketing.
merchandising.
target.
mailing.
A redação de notícias para o rádio e para a TV possui características semelhantes, por exemplo, no que diz respeito ao uso de frases curtas e palavras de fácil compreensão. Contudo, a ausência de imagens e suportes gráficos na informação radiofônica obriga o redator a outros cuidados, que são específicos da linguagem radiofônica, dentre os quais,
usar linguagem coloquial.
evitar os vícios de linguagem, como a cacofonia.
evitar, ou ler com entonação diferenciada, números e listas.
apresentar ao público todos os entrevistados e participantes.
evitar o uso de jargões, frases feitas e lugares-comuns na redação de notícias.
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