Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em julho de 2010, a agência África fez veicular a pergunta: Por que a lata da cerveja X é branca? Um filme de 30 segundos antecipou a mudança da cor da lata, que se tornou predominantemente vermelha. Esse tipo de propaganda é chamado de

  • A.

    follow up.

  • B.

    approach.

  • C.

    case history.

  • D.

    teaser.

  • E.

    gimmick.

Uma cliente não aprovou uma peça publicitária para televisão alegando que o fade-in foi muito rápido para introduzir a imagem do produto no contexto visual dominante. Por fade-in entende-se

  • A.

    a percepção completa da imagem.

  • B.

    o surgimento gradual da imagem.

  • C.

    a fusão da imagem com o fundo cenográfico.

  • D.

    a sobreposição de duas imagens estáticas.

  • E.

    o crescimento desproporcional da imagem em relação ao cenário.

Uma marca norte-americana de cerveja, com baixo teor alcoólico, tem ampliado suas vendas com um comercial que a compara com as concorrentes com teor normal de álcool. A propaganda lembra que a cerveja pode ser consumida à vontade porque não deixa o consumidor com ressaca. Em propaganda diz-se que a mensagem favoreceu

  • A.

    a relação do produto com o consumo.

  • B.

    o posicionamento da marca.

  • C.

    o conhecimento de pontos de venda.

  • D.

    o reconhecimento das vantagens de um produto sobre o outro.

  • E.

    o recall pelo atributo.

O plano de mídia tem três fundamentos: objetivo de mídia, estratégia de mídia e tática de mídia. Sobre isso, é correto afirmar:

  • A.

    Estratégia de mídia corresponde as formas de ação e os recursos necessários para implementar a tática.

  • B.

    O objetivo de mídia e a estratégia de mídia não dependem do meio de veiculação da mensagem.

  • C.

    Tática de mídia refere-se ao caminho traçado para atingir o objetivo, utilizando os meios escolhidos e o cronograma de veiculação planejado.

  • D.

    A determinação do objetivo de mídia é a última etapa da execução do plano de mídia.

  • E.

    Objetivo de mídia refere-se à quantidade de pessoas que se quer atingir com a campanha, com intensidade de veiculação e período determinados.

A medida da soma dos índices de audiência domiciliares de TV, correspondente ao número de inserções do comercial, ou ao produto do número de inserções pela audiência do programa, é chamada de

  • A.

    CPP.

  • B.

    GRP.

  • C.

    CNN.

  • D.

    TARGET.

  • E.

    DTP.

A leitura do conjunto de chamadas feitas no início de um radiojornal, anunciando as notícias mais importantes, é chamada de

  • A.

    escalada.

  • B.

    cabeça.

  • C.

    espelho.

  • D.

    piloto.

  • E.

    vinheta.

Um âncora de rádio, ao entrar em contato com um repórter, solicitou que a técnica providenciasse a equalização da linha. Isso significa que o contato com o repórter se dava por linha telefônica e era necessário

  • A.

    compensar os sons agudos.

  • B.

    reduzir a interferência do som ambiente.

  • C.

    ampliar o volume da transmissão.

  • D.

    retirar as distorções produzidas pelo delay.

  • E.

    evitar os ecos da transmissão.

Um telejornal nas grandes emissoras de televisão brasileiras começa, em geral, com a leitura de textos curtos com as manchetes das principais notícias que serão apresentadas. Esse processo tem o nome de

  • A.

    notas ao vivo.

  • B.

    espelho.

  • C.

    chamadas de bloco.

  • D.

    escalada.

  • E.

    Stand ups.

Ocorre todas as vezes que uma informação passa de um ponto a outro e tem como propósito organizar a passagem da informação certa − das pessoas certas para as pessoas certas − na hora certa, da maneira certa e ao custo certo. Essa descrição, adaptada do texto de Rafael Sampaio, refere-se ao

  • A.

    briefing.

  • B.

    telemarketing.

  • C.

    merchandising.

  • D.

    target.

  • E.

    mailing.

A redação de notícias para o rádio e para a TV possui características semelhantes, por exemplo, no que diz respeito ao uso de frases curtas e palavras de fácil compreensão. Contudo, a ausência de imagens e suportes gráficos na informação radiofônica obriga o redator a outros cuidados, que são específicos da linguagem radiofônica, dentre os quais,

  • A.

    usar linguagem coloquial.

  • B.

    evitar os vícios de linguagem, como a cacofonia.

  • C.

    evitar, ou ler com entonação diferenciada, números e listas.

  • D.

    apresentar ao público todos os entrevistados e participantes.

  • E.

    evitar o uso de jargões, frases feitas e lugares-comuns na redação de notícias.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...