Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A decisão de incluir determinada notícia em um programa jornalístico de emissora de rádio ou TV passa menos por decisões individuais daqueles que têm o poder de fazer essa seleção do que em relação a um conjunto de critérios como a eficiência, a rapidez, a viabilidade da produção de notícias, enfim, critérios operacionais e organizativos da emissora, em geral decorrentes da estrutura e espaços limitados para a transmissão.
Esse processo de critérios de seleção e decisão de incluir determinada notícia nos veículos de comunicação, desenvolvido por autores como Donohue, Tichenor e Olien (1972), denomina-se
feedback.
mediação simbólica.
agenda setting.
time frame.
gatekeeping.
Os fotógrafos que fazem imagens para revistas de surf e skate preferem fotografar com uma lente que permite angulação maior que a grande angular. Algumas imagens chegam a 180 graus e, não raro, com distorções. Essas lentes são chamadas de
teleobjetiva.
macro.
zoom.
autofocus.
olho de Peixe.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Essa afirmação resume o conceito da Teoria
do Newsmaking.
instrumentalista.
dos definidores primários.
organizacional.
econômica do jornalismo.
Em fotografia digital, a distorção de cor que pode interferir em uma imagem JPEG com alta taxa de compressão é chamada de
artifact.
aberração cromática.
cropping.
moire.
shadow.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Essa tese foi desenvolvida
pela Escola de Chicago.
por Lasswel e Dovifat com paradigmas funcionalistas.
pela Escola de Frankfurt.
por Bakhtin e Schaff com paradigas materialistas.
pela Escola de Toronto.
O livro Fotografia Digital − Uma Arte Sem Mistérios (p. 34/35) afirma que diferente das câmaras automáticas, as digitais semiprofissionais e profissionais permitem a utilização de objetivas cambiáveis. Ao referir-se a um tipo de objetiva informa que sua área de visão é mais ampla. É utilizada em fotos aéreas, paisagens e em ambientes, mas também pode ser usada em ambientes pequenos, como apartamentos. O truque é aumentar a profundidade de campo, o que dá a impressão de uma ambiente maior. Essa objetiva é do tipo
zoom.
macro.
50 mm.
grande angular.
teleobjetiva.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
A linguagem jornalística, segundo os estudiosos, caracteriza- se por apresentar textos com
objetividade, precisão e adjetivação.
clareza, nexo e subjetividade.
concisão, opinião e precisão.
concisão, clareza e precisão.
nexo, opinião e objetividade.
Considere as colunas abaixo.
I. Grande Plano Geral (GPG)
II. Plano Geral (PG)
III. Plano Médio (PM)
IV. Primeiro Plano (PP)
V. Plano de Detalhe (PD)
a. É o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro − os pés sobre a linha inferior, a cabeça encostando na superior do quadro, até o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura.
b. Isola uma parte do rosto do sujeito. Evidentemente, é um plano de grande impacto pela ampliação que dá a um pormenor que, geralmente, não percebemos com minúcia.
c. O ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.
d. Enquadra o sujeito dando destaque ao seu semblante, gesto, à emoção, à fisionomia. Caracterizase por isolar o sujeito do ambiente, portanto, dirige a atenção do espectador.
e. Nesse enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro: divide, assim, o espaço com o sujeito. Existe aqui uma integração entre eles. Ele é usado para localizar o espaço da ação.
A correspondência correta entre o plano e o respectivo conceito é
I-e - II-c - III-a - IV-b - V-d.
I-b - II-a - III-e - IV-d - V-c.
I-a - II-d - III-c - IV-e - V-b.
I-c - II-e - III-a - IV-d - V-b.
I-d - II-b - III-c - IV-a - V-e.
Uma foto opaca ou sem brilho, comum nas imagens capturadas com grande quantidade de cinza, poderá ter esse excesso (de cinza) eliminado utilizando-se o comando Brightness and Contrast, que fica no menu Image do editor de imagens
Access.
Safari.
Photoshop.
Firefox.
Excel.
O e-mail marketing é usado como canal de comunicação e relacionamento de instituições públicas ou privadas com seus públicos e tem gerado bons negócios quando usadas com criatividade. Os três tipos de campanhas do e-mail marketing são:
clipping, newsletter e mala direta digital.
newsletter, mala direta digital e pesquisa online.
boletim informativo, newsletter e mailing.
mala direta digital, boletim informativo e clipping.
mailing, newsletter e pesquisa online.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...