Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A decisão de incluir determinada notícia em um programa jornalístico de emissora de rádio ou TV passa menos por decisões individuais daqueles que têm o poder de fazer essa seleção do que em relação a um conjunto de critérios como a eficiência, a rapidez, a viabilidade da produção de notícias, enfim, critérios operacionais e organizativos da emissora, em geral decorrentes da estrutura e espaços limitados para a transmissão.

Esse processo de critérios de seleção e decisão de incluir determinada notícia nos veículos de comunicação, desenvolvido por autores como Donohue, Tichenor e Olien (1972), denomina-se

  • A.

    feedback.

  • B.

    mediação simbólica.

  • C.

    agenda setting.

  • D.

    time frame.

  • E.

    gatekeeping.

Os fotógrafos que fazem imagens para revistas de surf e skate preferem fotografar com uma lente que permite angulação maior que a grande angular. Algumas imagens chegam a 180 graus e, não raro, com distorções. Essas lentes são chamadas de

  • A.

    teleobjetiva.

  • B.

    macro.

  • C.

    zoom.

  • D.

    autofocus.

  • E.

    olho de Peixe.

Essa afirmação resume o conceito da Teoria

  • A.

    do Newsmaking.

  • B.

    instrumentalista.

  • C.

    dos definidores primários.

  • D.

    organizacional.

  • E.

    econômica do jornalismo.

Em fotografia digital, a distorção de cor que pode interferir em uma imagem JPEG com alta taxa de compressão é chamada de

  • A.

    artifact.

  • B.

    aberração cromática.

  • C.

    cropping.

  • D.

    moire.

  • E.

    shadow.

Essa tese foi desenvolvida

  • A.

    pela Escola de Chicago.

  • B.

    por Lasswel e Dovifat com paradigmas funcionalistas.

  • C.

    pela Escola de Frankfurt.

  • D.

    por Bakhtin e Schaff com paradigas materialistas.

  • E.

    pela Escola de Toronto.

O livro Fotografia Digital − Uma Arte Sem Mistérios (p. 34/35) afirma que diferente das câmaras automáticas, as digitais semiprofissionais e profissionais permitem a utilização de objetivas cambiáveis. Ao referir-se a um tipo de objetiva informa que sua área de visão é mais ampla. É utilizada em fotos aéreas, paisagens e em ambientes, mas também pode ser usada em ambientes pequenos, como apartamentos. O truque é aumentar a profundidade de campo, o que dá a impressão de uma ambiente maior. Essa objetiva é do tipo

  • A.

    zoom.

  • B.

    macro.

  • C.

    50 mm.

  • D.

    grande angular.

  • E.

    teleobjetiva.

A linguagem jornalística, segundo os estudiosos, caracteriza- se por apresentar textos com

  • A.

    objetividade, precisão e adjetivação.

  • B.

    clareza, nexo e subjetividade.

  • C.

    concisão, opinião e precisão.

  • D.

    concisão, clareza e precisão.

  • E.

    nexo, opinião e objetividade.

Considere as colunas abaixo.

I. Grande Plano Geral (GPG)

II. Plano Geral (PG)

III. Plano Médio (PM)

IV. Primeiro Plano (PP)

V. Plano de Detalhe (PD)

a. É o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro − os pés sobre a linha inferior, a cabeça encostando na superior do quadro, até o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura.

b. Isola uma parte do rosto do sujeito. Evidentemente, é um plano de grande impacto pela ampliação que dá a um pormenor que, geralmente, não percebemos com minúcia.

c. O ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.

d. Enquadra o sujeito dando destaque ao seu semblante, gesto, à emoção, à fisionomia. Caracterizase por isolar o sujeito do ambiente, portanto, dirige a atenção do espectador.

e. Nesse enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro: divide, assim, o espaço com o sujeito. Existe aqui uma integração entre eles. Ele é usado para localizar o espaço da ação.

A correspondência correta entre o plano e o respectivo conceito é

  • A.

    I-e - II-c - III-a - IV-b - V-d.

  • B.

    I-b - II-a - III-e - IV-d - V-c.

  • C.

    I-a - II-d - III-c - IV-e - V-b.

  • D.

    I-c - II-e - III-a - IV-d - V-b.

  • E.

    I-d - II-b - III-c - IV-a - V-e.

Uma foto opaca ou sem brilho, comum nas imagens capturadas com grande quantidade de cinza, poderá ter esse excesso (de cinza) eliminado utilizando-se o comando Brightness and Contrast, que fica no menu Image do editor de imagens

  • A.

    Access.

  • B.

    Safari.

  • C.

    Photoshop.

  • D.

    Firefox.

  • E.

    Excel.

O e-mail marketing é usado como canal de comunicação e relacionamento de instituições públicas ou privadas com seus públicos e tem gerado bons negócios quando usadas com criatividade. Os três tipos de campanhas do e-mail marketing são:

  • A.

    clipping, newsletter e mala direta digital.

  • B.

    newsletter, mala direta digital e pesquisa online.

  • C.

    boletim informativo, newsletter e mailing.

  • D.

    mala direta digital, boletim informativo e clipping.

  • E.

    mailing, newsletter e pesquisa online.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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