Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere:
I. Quem é capaz de surpreender o consumidor é o funcionário. Para isso ele precisa ser bem preparado, bem informado e feliz. (Analisa de Medeiros Brum)
II. A falta de interesse em realizar um bom serviço e atitudes e comportamentos negativos e antipáticos por parte dos empregados têm um impacto bastante negativo no aspecto funcional da qualidade percebida do serviço. (Christian Grönroos)
III. É um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar, a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa ação-para-o-mercado. (Saul Faingaus Bekin)
IV. Exige conhecimento profundo dos públicos de interesse, dos stakeholders, e, convenhamos, a maioria das nossas organizações não anda fazendo direito a lição de casa. (Wilson da Costa Bueno)
Referem-se ao endomarketing as afirmações
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
A lauda para telejornalismo segue, em praticamente todas as emissoras, um modelo no qual são colocadas as indicações de áudio e vídeo e todas as informações sobre a estrutura do telejornal, que permitem a sintonia de toda a equipe técnica e de jornalismo. Sobre a lauda, é INCORRETO afirmar que
a cabeça da matéria em telejornalismo é o texto que vai ser lido pelo apresentador em estúdio, introduzindo a matéria gravada.
as informações relativas ao vídeo são colocadas na coluna esquerda e os textos a serem lidos na coluna direita.
as palavras que os apresentadores introduzem, de forma improvisada e espontânea no texto, são chamados cacos.
a lauda para televisão é denominada script.
as partes, ou segmentos, que dividem o telejornal e ficam entre dois intervalos comerciais são chamados de breaks.
Um tipo de pesquisa de mercado, usado para coletar dados sobre uma empresa e seus concorrentes, permite uma análise comparativa com o objetivo de propor ações de melhoria para um negócio. Um pesquisador se faz passar por um cliente e analisa diversos fatores, como atendimento, disposição dos produtos nas lojas, preços e formas de pagamento, serviços oferecidos, entre outros aspectos. Para isso, ele dispõe de um formulário de orientação com os tópicos que terá de avaliar. Essa pesquisa é chamada de
teste clínico.
qualitativa.
teste cego.
quantitativa.
cliente oculto.
No trabalho jornalístico em uma ilha de edição não linear, é correto utilizar o insert de vídeo para
inserir caracteres para informar o nome e a função do entrevistado.
cobrir um off com imagem.
corrigir eletronicamente as cores de uma imagem.
aplicar efeitos digitais sobre a imagem.
inserir efeitos de transição entre sequências de imagens.
Esse tipo de ação é chamado de marketing
direto.
pessoal.
espontâneo
cultural.
viral.
Um instituto de pesquisa apresentou os resultados de uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de um cliente. Nesse caso, o contratante participa ativamente na estrutura do trabalho, definindo prioridades ou enfoques em conjunto com a coordenação de análise do instituto (www.ibope.com.br − adaptado).
Esse tipo de pesquisa é chamado de pesquisa
comportamental.
mercadológica.
Ad Hoc.
de análises e índices.
pro bono.
Para uma emissora de TV local fazer um stand up ao vivo para um telejornal, a partir de uma grande avenida distante poucos quilômetros da emissora, ela utiliza para a transmissão
uma antena parabólica.
um híbrido.
uma câmera wireless.
um link de microondas.
um roteador.
Para ganhar da concorrência e manter a fidelidade de seus consumidores as organizações devem projetar e lançar ações voltadas aos clientes, buscando sempre que estes tornem-se cada vez mais próximos de seus produtos e/ou serviços, de forma a utilizá-los e recomendá-los a inúmeras pessoas, pois indireta e imperceptivelmente, reconhecem o valor e o esforço a eles disponibilizados por aquela empresa, que a todo momento se preocupa com seu bem estar e atende prontamente suas solicitações. (www.portaldomarketing.com.br).
Essa atividade é chamada de
marketing de Relacionamento.
clientelismo.
programa de pontos.
propaganda boca a boca.
marketing de Reconhecimento.
Pesquisadores do processo de Opinião Pública acreditam que os fatores mais importantes do controle social (Sarah Chucid Da Viá Opinião Pública, p. 49) são os seguintes:
opinião pública - crença religiosa - educação - poder de compra.
opinião da mídia - crença religiosa - partidos políticos - sociedade.
opinião pública - crenças religiosas - educação - personalidade.
opinião pública - crença religiosa - sociedade - partidos políticos.
opinião da mídia - poder de compra - educação - personalidade.
Numa pesquisa quantitativa utilizam-se apenas perguntas fechadas, nas quais as alternativas de resposta estão prédeterminadas no questionário. Em uma pesquisa eleitoral sobre intenção de voto, as alternativas de resposta devem ser apresentadas ao entrevistado, sem induzi-lo, em
entrevista participante, na qual o entrevistador aleatoriamente nomeia os candidatos.
questionário, aparecendo os nomes dos candidatos em ordem alfabética.
questionário, contendo os nomes dos candidatos em uma ordem determinada por sorteio.
disco de pesquisa colocado nas mãos do entrevistado.
material que contenha apenas as fotos dos candidatos.
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