Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um membro da Defensoria Pública reclama a um dos Agentes de Comunicação Social que o seu blog tem pouca visibilidade. O Agente disse ao Defensor Público que é necessário fazer uma análise das tags para saber se elas favorecem o SEO. O responsável pelo blog deve entender que tags

  • A.

    são temas e SEO uma técnica de redação usada para artigos especialmente redigidos para a Internet.

  • B.

    ou etiquetas são termos finitos e obrigatórios de indexação e SEO uma técnica de indexação de sites do Yahoo.

  • C.

    ou marcadores pertencem a um conjunto de palavras denominadas SEO, usadas para indexar artigos da Internet.

  • D.

    são espécies de palavras-chave e SEO são as estratégias para melhorar a visibilidade de um blog na busca natural dos sites de busca.

  • E.

    são indexadores extraídos automaticamente pelo softwear e SEO a adaptação desses indexadores para serem usados no google.

Um dos mais influentes jornalistas brasileiros contemporâneos, comentando o papel do jornalista, afirmou: "sou jornalista, mas gosto mesmo é de marcenaria. Gosto de fazer móveis, cadeiras, e minha ética como marceneiro é igual à ética como jornalista − não tenho duas. Não existe ética específica do jornalista. Sua ética é a mesma do cidadão". O nome desse jornalista, que faleceu em 1987, é

  • A.

    Cláudio Abramo.

  • B.

    Wladimir Herzog.

  • C.

    José Freitas Nobre.

  • D.

    Tim Lopes.

  • E.

    Rui Mesquita.

Acerca da comunicação visual, considere:

I. Um programa de identidade visual possui consistência flutuante e pode ser tratado pela alta direção como um bem valioso para a empresa ou entidade.

II. O sistema de comunicação da marca de uma orga- nização deve ser normatizado e terá definições claras em relação ao uso da identidade visual, sendo de suma importância na consolidação da imagem institucional.

III. A comunicação visual estuda a individualidade de cada projeto e os aspectos particulares de cada um.

IV. Um fenômeno corporativo cada vez mais frequente é a apropriação das organizações por funcionários, fornecedores, clientes, entidades de classe e pela comunidade, os quais assumem muitas vezes uma postura de quase sócios do negócio.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II e III.

Marcelo Pimenta e Silva publicou, no Observatório da Imprensa (1/9/2009), um artigo sobre o Príncipe Eletrônico de Octávio Ianni. Para o autor, o príncipe de Ianni se desenvolve em decorrência dos outros dois exemplos: o de Maquiavel e o de Gramsci. Para o primeiro, há o sentido de que o príncipe é uma pessoa como metáfora do Estado. Figura política que se sobressai com destaque pelo poder de liderança frente aos demais de seu círculo social. O "poder" dele vem do atributo de conciliar a capacidade de situação e liderança (virtù) com as condições sociopolíticas (fortuna) que o rodeiam... Já o moderno príncipe de Gramsci se diferencia do modelo teorizado por Maquiavel no século 16. O moderno não é representado por uma figura política de uma pessoa – um líder visto como personificação e síntese da própria política –, mas uma organização composta por figuras que de maior ou menor espaço político influem um estado de participação, o que faz com que o partido tenha o poder." O "príncipe eletrônico, não é nem a pessoa política definida por Maquiavel, nem o partido ressaltado por Gramsci."

O príncipe de Ianni, segundo o autor é representado

  • A.

    pela Defensoria Pública.

  • B.

    pelas redes de computadores.

  • C.

    pelo Ministério Público.

  • D.

    pelos sindicatos patronais.

  • E.

    pelos meios de comunicação.

Ao explicar as concepções teóricas de Maffesoli lembra que o filósofo defende que, "para além de uma concepção progressista, destacam-se três arcaísmos na pós-modernidade: o retorno de Dioniso (dimensão hedonista da existência), a ideia de tribo (modo de estar-junto a partir do gosto compartilhado) e a de nomadismo (sedentarização da existência, retorno da animalidade, do bárbaro e do selvagem)".

A palavra que completa o trecho do texto de Maffesoli, é

  • A.

    historicidade.

  • B.

    religiosidade.

  • C.

    conectividade.

  • D.

    modernidade.

  • E.

    sociabilidade.

Segundo Manuel Castells, as transformações que nos levam à sociedade da informação, estão em estágio avançado nos países industrializados e definirão um paradigma, o da tecnologia da informação, que interfere nas relações sociais e na economia. Para o autor, as características fundamentais desse paradigma são:

  • A.

    a informação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade; predomínio da lógica de redes; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.

  • B.

    a educação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm baixa penetrabilidade; predomínio da lógica de redes; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.

  • C.

    a comunicação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade; predomínio da relação pessoal face-a-face; inflexibilidade tecnológica; crescente convergência de tecnologias.

  • D.

    a informação é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm alta penetrabilidade política; predomínio da lógica de redes na economia; flexibilidade das relações políticas; crescente convergência de tecnologias.

  • E.

    a comunicação interativa é sua matéria-prima; os efeitos das novas tecnologias têm média penetrabilidade; predomínio da lógica de redes comunitárias; flexibilidade; crescente convergência de tecnologias.

Em 1996, uma revista americana, defensora de uma moderna linha teórica da área de Comunicação, publicou um artigo do físico Alan Sokal denominado Transgredindo as fronteiras: Em direção a uma hermenêutica transformativa da gravitação quântica. Tempos depois, o autor revelou que seu artigo era uma farsa e que ele pretendia mostrar as incongruências cometidas pelos defensores da moderna teoria. Com Jean Bricmont escreveu depois "Imposturas Intelectuais" (livro) onde analisam textos de Lacan, Kristeva, Baudrillard, Deleuze, Virilio, entre outros. As criticas de Sokal são dirigidas, principalmente, aos defensores

  • A.

    da Escola de Sorbonne.

  • B.

    dos estudos culturais.

  • C.

    da Escola de Grenoble.

  • D.

    do funcionalismo estrutural.

  • E.

    da entropia negativa.

Esse trecho é de um texto de Machado de Assis, de 15/08/1876. Como gênero jornalístico, constitui-se em:

  • A.

    artigo.

  • B.

    crônica.

  • C.

    conto.

  • D.

    crítica.

  • E.

    relato.

No dia 26 de maio, os órgãos de imprensa destacaram a participação do consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, no II Fórum Nacional de TVs Públicas. Na ocasião Bechara revelou a importância do Canal da Cidadania, que será implementado pelo Ministério:

A ideia do Canal da Cidadania é ser o canal da cidade. Os municípios precisam se mostrar. O canal será um espaço para as comunidades. Também vamos permitir a programação dos poderes locais, o que vai dar mais transparência ao cidadão. Além disso, será o canal da governança eletrônica. Isso vai permitir que serviços públicos possam ser prestados utilizando a interatividade.

O consultor jurídico destacou que o cidadão poderá

  • A.

    acompanhar ao vivo o seu filho em sala de aula.

  • B.

    valer-se do serviço de GPS para localizar o seu carro.

  • C.

    marcar consultas médicas pelo Sistema Único de Saúde.

  • D.

    importar programas de emissoras de TV por assinatura.

  • E.

    fazer transações financeiras com o banco em que mantém conta-corrente.

Em jornalismo essa forma de veicular informação é chamada de

  • A.

    off the record.

  • B.

    oculta.

  • C.

    secreta.

  • D.

    indeterminada.

  • E.

    inside information.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...