Lista completa de Questões de Comunicação Social da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
No jornalismo, o editorial tem como principal característica:
a veiculação exclusiva na internet e em revistas e diários impressos, devido à essência textual de seu formato, incompatível com os meios eletrônicos;
a covardia de distorcer os fatos para apenas veicular os interesses pessoais e políticos do dono da mídia noticiosa na qual é publicado;
ser sinônimo de ombudsman, já que questiona a linha editorial do veículo, aponta os erros cometidos por seus profissionais e dá espaço para a reclamação dos consumidores;
isentar-se de opiniões que possam comprometer a imparcialidade do jornal, fazendo uso apenas de informações factuais para não expressar seu ponto de vista editorial;
possuir traços estilísticos que, além de acompanhar o perfil do veículo, tentam produzir um conceito de opinião digno de credibilidade.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Ao "conjunto de diretrizes que definem as linhas editoriais de um determinado veículo de comunicação dá-se o nome de:
fechamento da edição;
divisão em editorias;
política editorial;
editoração eletrônica;
índice da edição.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Ao colocar, no corpo da matéria jornalística impressa, um entretítulo com tipologia e entrelinhamento diferentes dos usados no texto, o jornalista está usando o que se chama:
manchete;
suelto;
retranca;
título interno;
chamada de capa.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa na qual a possibilidade textual ou técnica de edição está definida de forma correta.
Olho- Pequeno trecho destacado da matéria, diagramado em corpo maior e colocado em uma janela.
Selo- rede de pontos regulares que formam um padrão de cores para reproduções em ofsete.
Tarja- conjugação de recursos visuais e textos curtos para apresentar informações de maneira atraente e sucinta.
Retícula-cercadura de fios grossos usada para destacar um texto na página.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
As duas informações essenciais à mensuração de resultados por meio da clipagem eletrônica de informações na internet são:
identificação do veículo e quantidade de caracteres da matéria na página;
centimetragem e editoria (ou seção) em que a reportagem foi veiculada;
dia e hora exatos da publicação e centimetragem;
quantidade de caracteres da matéria na página e centimetragem;
editoria (ou seção) em que a reportagem foi veiculada e identificação do veículo.
Comunicação Social - Fontes - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A entrevista é um processo clássico utilizado pelo jornalismo para a apuração de informações. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo.
I - Executivos que têm como atribuição profissional conceder entrevistas são treinados por suas assessorias de imprensa para acentuar o registro de suas visões pessoais acerca dos temas abordados.
II Algumas fontes de informação conhecem as técnicas de edição em rádio e televisão e articulam suas falas para dificultar o momento do corte e tentar aumentar o tempo de exposição das entrevistas nas reportagens.
III O repórter deve evitar reações apaixonadas e adotar um comportamento equilibrado, mesmo quando for alvo de uma eventual provocação ofensiva do entrevistado.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta;
se apenas a afirmativa III estiver correta;
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Comunicação Social - Fontes - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A organização de almoços entre jornalistas e suas fontes e as visitas de grupos de profissionais da imprensa à linha de produção de uma fábrica são exemplos de ações que:
contribuem apenas para desgastar a imagem do assessor de imprensa diante dos jornalistas que não constarem na lista de convidados para os eventos;
representam desperdício de verba da assessoria de imprensa e de seus clientes, em comparação com o que é publicado após os eventos;
podem não render retorno sob a forma de notícia publicada, mas aprimoram o relacionamento dos jornalistas com as organizações e suas fontes;
sempre possuem um excelente retorno de mídia, especialmente porque os jornalistas fazem a cobertura dos acontecimentos em tempo real;
funcionam exclusivamente para revistas semanais de informação, rádios do segmento all-news e programas de televisão com formato distinto de um telejornal.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em um organismo empresarial, as atividades voltadas para os empregados integram um movimento estratégico que ajuda a construir a sua reputação no mercado. Neste sentido, as ações comunicacionais direcionadas ao público interno devem adotar como diretriz:
a disseminação do conhecimento exclusivamente para os funcionários que ocupam cargos de iniciantes;
a publicidade dos casos de sucesso e das iniciativas exemplares ocorridas na organização;
o estímulo à competição desmedida entre os gerentes, que gere ou otimize os resultados financeiros;
a restrição à expressão dos empregados, evitando prejuízos à imagem e à produtividade da empresa;
a exclusão de informações sobre remuneração e benefícios, porque elas só interessam aos Recursos Humanos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa correta para a relação entre a prática jornalística, os processos de significação e os paradigmas e modelos ligados às teorias da comunicação.
Qualquer jornalista sabe que a produção de sentido prova que toda comunicação é uma troca de mensagens na qual o que é dito pelo emissor é idêntico ao que é compreendido pelo receptor.
É consenso entre os teóricos que comunicação é sinônimo de comunicabilidade e que o jornalista, ao produzir o senso comum através de sua expressividade individual, evita as simplificações sobre os fatos.
Como a comunicação é um fenômeno da natureza e não uma característica exclusivamente humana, é importante que o jornalista estude a teoria e os processos de significação para nunca se desviar da verdade do mundo real.
Apoiada em índices de audiência, uma visão pragmática da comunicação pode fazer com que o jornalista acredite ser possível prever a reação do público, privilegiando o sucesso da matéria e não o conteúdo da informação.
Nos Estados Unidos, a semiologia linguística originou a teoria crítica da Escola de Frankfurt, para a qual o jornalismo dos meios de comunicação massivos é a única forma de significação que permite a reflexão crítica do povo.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
O paradigma culturológico da comunicação trabalha com modelos que apontam para uma prática jornalística na qual as significações estão relacionadas à:
relevância dada ao contexto histórico dos meios noticiosos e ao imaginário social do público;
diferenciação que o público e os jornais fazem entre o vivido e o simbólico, sem nunca misturá-los;
ausência de ideologias no noticiamento factual que abrange a vida cotidiana dos indivíduos;
preponderância do realismo factual como fonte exclusiva de reportagens, entrevistas e perfis;
ruptura com a mitologia diante da rapidez dos acontecimentos históricos transmitidos pelos noticiários.
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